A pododermatite é um dos problemas de pata de cachorro mais comuns nas clínicas veterinárias. Mesmo não sendo rara, ela pode deixar os tutores preocupados ao perceberem a inflamação nas patas do doguinho. Ainda que não seja uma condição grave, é importante ter um diagnóstico cedo para poder tratar o problema e proporcionar conforto e bem-estar ao pet novamente. Para te guiar nesse processo, reunimos tudo que você precisa saber sobre pododermatite em cachorro. Confira!
O que é pododermatite em cães?
A pododermatite em cães é uma inflamação nas patas que pode se manifestar na almofada plantar ou entre os dedos, deixando um aspecto avermelhado e irritado. Pesquisando por imagens de pododermatite em cachorro, é fácil perceber também outros sintomas como perda de pelo na região lesionada, descamação, engrossamento da pele, inflamações nas unhas e até erosões e úlceras. Algumas mudanças também podem ser observadas no comportamento do pet, que pode começar a mancar e ficar mais apático. O cachorro lambendo as patas com frequência também é um sintoma da pododermatite.
Quais são as causas da pododermatite?
A pododermatite em cachorro é tão comum porque as patas estão constantemente em atrito com o solo, o que também pode provocar estresse entre os dedos. Esses traumas aumentam as chances de infecção por bactérias, especialmente nas patas da frente. A pata de cachorro também pode inflamar devido a reações alérgicas ou acúmulo de umidade, que leva à proliferação de micróbios e fungos. Cães com o sistema imunológico fragilizado são mais vulneráveis à pododermatite; por isso, manter as vacinas em dia e alimentá-lo bem são cuidados fundamentais para que o organismo possa combater qualquer enfermidade ou irritação mais rapidamente.
Qual o remédio para pododermatite em cães?
O melhor remédio para pododermatite em cachorro vai depender da causa exata do problema - se houve infecção por bactéria, fungos ou outros microrganismos, se é uma reação alérgica etc. Por isso, procurar a orientação de um veterinário é fundamental. Quando o profissional receitar o remédio para cachorro adequado, seja ele via oral ou de aplicação tópica, é importante seguir o tratamento por todo o período indicado. Mesmo que os sintomas melhorem antes do fim do período de medicação indicado pelo veterinário, o quadro pode voltar se o tratamento não for finalizado. Por isso, siga as recomendações à risca.
Como tratar pododermatite em cães?
Além do uso do remédio para pododermatite em cachorro, outros hábitos da rotina podem ajudar nos cuidados com as patinhas do cachorro. Limpar e secar bem a região ao voltar dos passeios é um cuidado simples mas muito eficaz para manter os pés higienizados e protegidos. Se preferir, invista em meias ou sapatos de cachorro que ofereçam proteção durante as caminhadas. Lembre-se também de hidratar regularmente as almofadas das patinhas para evitar ressecamento e rachaduras, que facilitam a infecção. Por fim, fique atento aos comportamentos do seu doguinho para buscar ajuda de um veterinário se reparar alguma mudança na forma como ele caminha, pisa ou corre.