Os gatos são animais que ainda têm heranças genéticas da época que eram selvagens. Mesmo domesticados, eles ainda têm vários comportamentos que remetem a essa época. Esconder as fezes é um deles. Muitos acham que isso acontece porque eles são animais com senso de higiene muito aguçado, mas isso pode não ser verdade absoluta. Apesar de ainda não existir uma resposta definitiva do por quê gato esconde as fezes , acredita-se que esse comportamento é para se camuflar de predadores. Mas, se o seu gato não faz isso, não se preocupe, o contrário também pode acontecer. Os gatos também podem deixar as fezes expostas, mas, nesse caso, é para marcar o território.
Gatos de apartamento podem ter o comportamento diferente dos gatos com quintal
O ambiente em que vivem também pode influenciar esse comportamento nos animais. Gatos de apartamento e que usam a caixa de areia como sanitário costumam enterrar as fezes e raramente deixam expostas (quando acontece, geralmente há um outro motivo comportamental envolvido). Por isso, se o seu gato tem esse hábito e, passa a deixar as fezes expostas, observe os demais comportamentos e, caso perceba algo diferente, procure o veterinário responsável.
Já os gatos que possuem um quintal ou têm acesso à rua costumam enterrar as fezes quando fazem em um local próximo de onde comem ou dormem para se proteger. Já os que deixam as fezes expostas é porque querem marcar território, normalmente em locais de "fronteira" como portões, por exemplo.
Cada gato tem um comportamento único
O mais comum é que eles usem a própria areia da caixa sanitária para cobrir as fezes, mas a dona da Mia, Ana Heloísa Costa, reparou que, quando tem algum tapete perto da caixa, além da areia, ela usa o tecido para cobrir as fezes. Já o Aslam, gatinho da Jamille Ribeiro, cobre o cocô até não sentir mais o cheiro. Cada animal tem uma mania que, caso não interfira na saúde ou segurança do animal e humanos, não tem problema nenhum e nem precisa ser modificado. Caso o seu gato goste de deitar na caixa de areia, leia essa matéria para descobrir quais podem ser os motivos.
Cada gato tem um comportamento particular que não é motivo de alerta. O que deve preocupar os “pais de pet” é quando esses comportamentos mudam repentinamente e sem motivos aparentes. Por isso, conhecer os hábitos e manias dos seus animais é essencial. Caso o seu gato apresente comportamentos estranhos, aliados ou não a perda de peso, falta de apetite, apatia, etc, procure o veterinário responsável. Também tenha o hábito de observar a textura, quantidade e coloração das fezes do seu animal. Muitas vezes, a mudança nessas características é o primeiro sinal de alguma desordem na saúde deles.
Redação: Mariana Almeida