Bastante higiênicos, os felinos se acostumam desde cedo a usar a caixa de areia para gatos. Para eles, é algo totalmente natural e que faz parte do instinto. Mas você já se deparou com um gato correndo logo depois de usar a caixa de areia? Esse é um comportamento mais comum do que se imagina e que pode ter diferentes explicações. Para entender melhor o que causa isso, o Patas da Casa reuniu as principais explicações por trás desse hábito. Confira!
Ataques de euforia podem deixar os gatinhos correndo
Uma das possíveis razões para um gato correndo logo depois de ‘se aliviar’ é um ataque de euforia. Isso acontece por causa do nervo vago, que controla funções involuntárias do corpo e que acaba sendo estimulado quando o gato evacua. Como resultado, o animal passa por Períodos de Atividade Aleatória Frenética e fica super agitado, correndo de um lado para o outro. O comportamento também é conhecido como zoomies, palavra usada para designar esses ataques de euforias em cães e gatos — que são super comuns.
Em alguns casos, o bichano corre por estar feliz após a evacuação
Por incrível que pareça, os gatinhos correndo também podem ser um simples sinal de felicidade. Poucas pessoas sabem disso, mas é muito comum ver um gato com prisão de ventre — seja por causa de uma dieta pobre em fibras, pela baixa ingestão de água ou até mesmo pela presença de bolas de pelos. Sendo assim, quando finalmente consegue usar a caixa de areia, gato fica muito feliz de tirar esse ‘peso’ de si e acaba refletindo isso com algumas corridinhas pela casa.
Gato correndo depois de usar a caixa de areia às vezes é instintivo
Na natureza selvagem, os felinos fazem as suas necessidades enquanto estão em alerta constante para escapar de possíveis predadores. É por isso que os gatos escondem as fezes, e é também por isso que o animal sai correndo depois de usar a caixinha. Por ser um momento de bastante vulnerabilidade, ele, instintivamente, enterra os dejetos e sai correndo em seguida para ‘despistar’ os predadores.
Comportamento também pode ter relação com problemas de saúde
Se, além de correr, você perceber que existem outros problemas associados com o uso da caixa de areia para gato, talvez seja bom consultar um médico veterinário. Para isso, é bom examinar a consistência e conteúdo das fezes de gato. Um cocô muito duro, por exemplo, pode ser sinal de que o animal teve certa dificuldade em evacuar, e a experiência pode ter sido dolorosa — o que explicaria o gato correndo logo depois.
Um gato com diarreia, com sangue nas fezes ou com verme saindo dos dejetos também são sinais de alerta. É bom ficar atento a outros possíveis sintomas que possam indicar se seu gato está doente ou não e reunir o máximo de informações antes de levá-lo para uma consulta médica.
Caixa de areia para gatos: outros comportamentos relacionados
Além de ver um gato correndo depois de fazer xixi ou cocô, alguns tutores relatam outras atitudes inusitadas dos bichanos nessas horas. O gato miando alto enquanto faz as necessidades fisiológicas, por exemplo, pode ser sinal de que ele está com algum incômodo ou dor — ou pode ser que ele só seja um tremendo tagarela mesmo.
Já quem flagrou um gato dormindo ou se esfregando na caixa de areia, significa que o animal está marcando o território dele. Por outro lado, um comportamento que merece atenção especial é quando o animal cava excessivamente, fica de pé na caixa para fazer as necessidades ou até mesmo evita usar o acessório. Nesses casos, é provável que a caixa de areia de gato tenha um tamanho inadequado, esteja suja ou a própria areia não seja do gosto do animal.