O cachorro comendo chinelo é um comportamento canino comum, mas que nunca deve ser normalizado pelos tutores. Além do prejuízo de ter o calçado danificado, o cachorro que come chinelo pode ficar com a saúde prejudicada por conta do costume. Por isso, o dever dos tutores é ficar em alerta com o hábito. Se você quer descobrir o que fazer com cachorro que come chinelo e como fazer o pet parar de fazer isso, veja as dicas que o Patas da Casa reuniu a seguir!
“Cachorro comeu chinelo”: faz mal deixar o pet comer o calçado?
Apesar de ser muito comum ouvir a frase “meu cachorro comeu meu chinelo” em conversas de pais de pets, é preciso ter em mente que o hábito pode prejudicar a saúde animal. O fato de engolir, mesmo que alguns pedaços de chinelo, pode fazer o animal engasgar e ficar sem respirar por conta disso. Além disso, o corpo estranho pode acabar obstruindo alguma parte do sistema digestivo do cachorro. Isso pode resultar na necessidade de fazer uma remoção cirúrgica com um médico veterinário.
Além disso, como os chinelos são usados em diversos locais fora de casa, o cachorrinho também pode acabar se contaminando com alguma doença por lamber a sujeira. Dessa forma, é muito importante não permitir que o cachorro coma seus calçados. Além do gasto com um sapato novo, você também pode precisar arcar com custos de uma emergência veterinária inesperada.
“Meu cachorro comeu meu chinelo”: o que fazer?
Mesmo estando sempre em alerta, muitas vezes não é possível evitar que o peludo acabe comendo chinelo em um momento de distração. Ao flagrar um cachorro comendo chinelo, é importante não se desesperar e achar um jeito de resolver a situação da melhor maneira. Confira abaixo, o que fazer quando o cachorro come chinelo:
Observe o comportamento animal: fique atento a sinais de desconforto, como agitação, vômitos, salivação excessiva, dificuldade para respirar ou engolir, entre outros. Esses podem ser indicadores de um cachorro engasgado.
Verifique se o chinelo está preso: se o calçado estiver preso na boca ou na garganta do cachorro e ele não conseguir soltar naturalmente, você deve tentar removê-lo com cuidado. No entanto, é necessário muito cuidado ao fazer isso, pois é possível que o cão fique agitado e morda ou arranhe você. Se não for possível remover o chinelo com segurança, procure ajuda veterinária imediatamente.
Entre em contato com um veterinário: os profissionais de saúde animal podem fornecer orientações específicas com base na raça, no tamanho e na condição do seu cão. Eles também poderão avaliar se há algum risco ou necessidade de intervenção cirúrgica. Dependendo da situação, o especialista pode solicitar exames adicionais, como radiografias e ultrassonografias, para avaliar a localização do chinelo no sistema digestivo do animal e determinar a melhor forma de resolver o problema.
Como ensinar o cachorro a não comer chinelo?
Identificar a causa do problema é o primeiro passo para entender como fazer o cachorro parar de comer chinelo. A motivação do ato pode ser a troca de dentição canina, tédio, ansiedade de separação e desobediência. De forma geral, o investimento em brinquedos para cachorro de acordo com a fase da vida do pet e o ensinamento de comandos de adestramento podem fazer com que o cachorro que comer chinelo perca o hábito.
Os brinquedos interativos e mordedores são interessantes para deixar o pet mais ativo, evitando que ele se sinta sozinho ou entediado em casa. O ideal é também não deixar de fazer brincadeiras com o animal quando estiver dentro de casa, utilizando acessórios próprios para cachorro para não confundir o cãozinho. A troca de dentes do cão também pode fazer com que ele queira morder tudo que veja pela frente, incluindo os chinelos. Por isso, é muito importante oferecer um mordedor para cachorro filhote macio e feito especialmente para a fase para aliviar o incômodo do animal de estimação.
As técnicas de adestramento, são boas para ensinar o "não" para o cachorro e outros comandos que fazem ele entender que o tutor é o “líder da matilha”. O adestramento de cães é uma ótima forma de melhorar a relação entre cachorro e dono. Caso o problema persista, cheque a possibilidade de contratar um profisional adestrador de cães.