Gatos são carnívoros obrigatórios e predadores por natureza. Faz parte da essência felina. Não é à toa que, mesmo com a domesticação da espécie, vários instintos selvagens permaneceram no comportamento animal, como a caça (mesmo que de brincadeira). O que nem todo mundo sabe é que, além de serem predadores, os felinos são considerados os animais que mais extinguiram outras espécies no mundo. Para entender melhor o porquê disso, continue lendo!
Na natureza selvagem, os gatos precisam caçar para sobreviver
O instinto caçador dos felinos vai muito além de um comportamento engraçadinho dos pets. Ele é, na verdade, um recurso de sobrevivência. Antes da domesticação, esses animais precisavam caçar para se alimentar, e, assim, sobreviver. Mesmo com a pequena estatura da espécie, os gatos são caçadores natos e têm inúmeras habilidades que os ajudam nisso, como a visão noturna e as garras retráteis.
Gatos são predadores que já extinguiram várias espécies de animais
De acordo com um artigo publicado no The Converse, os gatos são os maiores predadores de vertebrados que já existiram. Nesse artigo, fala-se sobre a extinção de uma ave noturna chamada cotovia-da-ilha-stephen, que foi rapidamente extinta por um gato antes mesmo de ser descrita cientificamente.
Ainda segundo o artigo, estima-se que os gatos são capazes de atacar mais de 1 milhão de aves por ano, principalmente nas terras do extremo sul do Oceano Índico. Também foi mencionado o caso das Ilhas Canárias, onde há registros de que, desde a chegada dos felinos na região, várias espécies de aves, roedores e lagartos deixaram de existir.
Dieta felina, originalmente, era bastante diversificada
A alimentação do gato é pautada principalmente em proteínas. No meio selvagem, algumas proteínas que costumam fazer parte da dieta felina são aves, répteis, mamíferos, insetos e anfíbios. No entanto, as presas mais comuns desses pets normalmente são ratos, camundongos e pardais. O gato caçador gosta de perseguir animais pequenos.
De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Austrália e Nova Zelândia, os gatos preferem alimentos semelhantes às suas presas naturais. Os estudos duraram dois anos e foi descoberto que os felinos têm uma meta diária de ingestão de calorias que equivale a aproximadamente 52% proveniente de proteínas, 36% de gordura e 12% de carboidrato.
Para isso, hoje a ração de gato conta com todos os nutrientes que esses animais precisam de forma balanceada. Portanto, não se preocupe: mesmo que os gatinhos sejam carnívoros, a ração para gatos costuma ter proporção adequada de proteínas, gorduras e carboidratos para atender às necessidades nutricionais dos bichanos.
Gatos são predadores e podem presentear os donos com algumas presas
Já se perguntou por que os gatos levam presentes para os donos? Pois isso acontece porque também faz parte do instinto natural da espécie felina. Como os gatos são predadores, eles caçam e podem querer presentear os humanos com as presas caçadas. Na visão dos pets, essa é uma forma de dizer que te ama e que você é especial para ele, já que normalmente esses animais só compartilham esse “prêmio” com aquelas pessoas que realmente gostam.
A intenção é reproduzir o mesmo gesto que os felinos tinham com seus filhotes na selva: te alimentar ou te ensinar a caçar. Por mais estranho que pareça, o ideal é só aceitar o presentinho de bom grado — mas, claro, ter muito cuidado se for algo que representa algum perigo para a saúde do pet ou à sua.