Gato

Probiótico para gatos: como e quando usar? Veterinária explica tudo sobre o suplemento indicado para diarreia

Publicado - 09 Agosto 2024 - 14h56

Atualizado - 15 Agosto 2024 - 15h42

Foto da Carolina Sant’Anna - Médica Veterinária

Carolina Sant’Anna / Médica Veterinária

CRMV-RJ 8920

Médica Veterinária especializada em nutrição. Graduada em Pedagogia e Medicina Veterinária pela UNIFESO ; Pós graduada em Clinica e Cirurgia de Pequenos Animais pelo QUALLITAS e Mestranda do curso Internacional em Nutrição e Dietética da FUNIBER Espanha.
Médica Veterinária Nutricionista e Idealizadora da VET GOURMET®
Participou como Docente no Curso de Pós Graduação em Nutrologia Veterinária do IMAN
Docente de Curso de Petiscos Saudáveis da VET GOURMET®
Docente de Curso de Capacitação em Nutrologia da VET GOURMET®
Autora dos e-books de Receitas de Petiscos Saudáveis para Pets, e-book de Páscoa e de Festas de Final de Ano. 
Desenvolvedora do Software Nutricional Vet Gourmet Diets.
Desenvolvedora de suplementos e linha de alimentos para a indústria. 
Atua com atendimento nutricional por Telemedicina ao redor do mundo.
Embaixadora CRMV-RJ gestão 2023-2026

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Você já ouviu falar em probiótico para gato? Se a resposta for não, você não está sozinho nessa. Apesar do probiótico ser um tema que tem sido cada vez mais comentado, ainda há muita dúvida sobre como esses suplementos podem beneficiar a saúde dos bichanos. Será que ele é só mais uma tendência do mercado pet ou realmente faz a diferença na vida do animal? Para desvendar esses mistérios, conversamos com a especialista em nutrição animal Carolina Sant’Anna, que nos contou tudo o que você precisa saber sobre o uso de probiótico para gatos.

Como funciona o probiótico para gatos?

O probiótico para gatos é um suplemento alimentar que contém microrganismos vivos capazes de restabelecer e manter o equilíbrio saudável da microbiota intestinal do animal. Esses microrganismos são bactérias que desempenham um papel importante no sistema digestivo do gato, pois ajudam na digestão e absorção de nutrientes, além de fortalecer o sistema imunológico. É por isso que são conhecidas como ‘bactérias do bem’.

A veterinária Carolina Sant’Anna, especialista em nutrição felina, citou quais são os principais benefícios em oferecer o probiótico para gato: 

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Reduzir problemas intestinais
  • Repovoar a flora intestinal 
  • Prevenir doenças por conta do fortalecimento do sistema imunológico 
  • Diminuir a predisposição à obesidade
  • Aumentar a absorção de nutrientes 
  • Melhorar qualidade de vida
  • Melhorar pele e pelagem

Como o probiótico para gatos age no organismo?

O probiótico para gatos atua diretamente no sistema gastrointestinal do bichano, colonizando o intestino com bactérias benéficas. Essas bactérias 'competem' por espaço e nutrientes com os micro-organismos prejudiciais que ficam no intestino, e também reduzem o pH intestinal. Isso acaba inibindo o crescimento dessas bactérias, já que elas preferem um pH mais ácido do que alcalino, promovendo uma microbiota intestinal mais saudável.

medica veterinária e gato filhote em consultório
Antes de oferecer o probiótico para gatos, é importante levá-lo ao veterinário 

A veterinária Carolina Sant’Anna explica que existem diferentes tipos de probióticos para gatos, com cepas bacterianas específicas indicadas de acordo com a doença que o animal apresenta : "Hoje temos cepas específicas de probióticos que auxiliam em determinadas doenças. Por exemplo, se o gato está com doença respiratória, existem cepas específicas para utilizarmos no tratamento dela." Nesse caso, a ideia é que, ao melhorar a microbiota intestinal, os mecanismos de defesa das vias respiratórias também são fortalecidos, contribuindo para uma resposta do organismo contra infecções respiratórias.

Quando usar o probiótico para gatos?

O uso do probiótico para gatos é indicado para diversas situações, especialmente quando o bichano apresenta sintomas de desconforto gastrointestinal. O gato com diarreia constante é um dos casos mais indicados para o uso do probiótico, já que os micro-organismos são capazes de repovoar a flora intestinal no mesmo dia, mas também existem outras situações.

Uma das situações é após o uso de antibiótico para gatos. Como esse medicamento pode eliminar tanto as bactérias ruins quanto as boas do intestino do animal, o probiótico para gatos ajuda a restabelecer a microbiota. Esse suplemento também é recomendado para  gato estressado, para doenças crônicas e após cirurgias.

Carolina Sant’Anna recomenda o uso de probiótico para gatos nas seguintes situações: “Em situações como compra ou adoção de um gato filhote, durante a vacinação, antes de cirurgias, em animais debilitados e animais idosos.” Ela ressalta ainda que não há contraindicação para uso deste suplemento, mas ressaltou a importância de consultar um médico veterinário. É ele que vai analisar o quadro do pet e indicar o melhor probiótico para gatos.

Como usar o probiótico para gatos?

Agora que você conheceu todos os benefícios do probiótico para gatos, é hora de entender como usá-lo. A dosagem e a forma de administrar esse medicamento variam conforme o tipo de probiótico e necessidade do animal. Existem probióticos em formato de cápsula, pó e pastas que podem ser administradas na comida ou boca do gato. 

A dosagem e posologia devem ser indicados por um médico veterinário, que levará em consideração o peso, a idade e condição de saúde do animal. Vale dizer que o mecanismo de ação dos probióticos é o mesmo em cães e gatos, alterando somente a dosagem para cada espécie.

O que fazer com um gato com diarreia?

Em caso de um gato com diarreia, várias situações podem causar o sintoma, como mudanças na alimentação, ingestão de alimentos estragados e doenças gastrointestinais.  Se ele estiver com uma doença perigosa que provoca diarreia, como a giárdia, ele vai precisar ser tratado de acordo com a origem do sintoma. 

No caso de um gato filhote com diarreia, a situação é ainda mais complicada, pois a saúde dele é mais frágil e um simples desequilíbrio intestinal pode se tornar um problema muito maior  Por isso é importante que você leve o pet a um veterinário e não tente resolver sozinho a situação com nenhum remédio caseiro para gato com diarreia. 

Cuidados

7 perguntas que nunca foram respondidas sobre o banho em gato até agora - a última vai mudar a sua opinião sobre o assunto

O banho em gato é um assunto que desperta muitas dúvidas e divide opiniões. Tem quem ache que pode dar banho em gato de vez em quand...

Cuidados

Como escolher o cat sitter ideal? Tutores contam o que consideram mais importante na hora de contratar alguém

Cat sitter é um termo que se refere ao profissional especializado em cuidar de gatinhos, que são contratados normalmente quando os t...

Cuidados

Qual a melhor cama para gatos? Gatinhos reais elegem suas opções favoritas

Você pode até pensar que uma cama para gato é um acessório totalmente desnecessário na lista de ‘enxoval’ do pet. Afinal, os gatinho...

Cachorro

Tempo seco e pets: veterinário dá dicas de como aliviar os sintomas da baixa umidade do ar no seu gato ou cachorro

Quem convive com um cachorro ou gato precisa ter alguns cuidados especiais com os pets quando o tempo fica mais seco ou quando ocorr...

Cuidados

7 perguntas que nunca foram respondidas sobre o banho em gato até agora - a última vai mudar a sua opinião sobre o assunto

O banho em gato é um assunto que desperta muitas dúvidas e divide opiniões. Tem quem ache que pode dar banho em gato de vez em quand...

Cuidados

Como escolher o cat sitter ideal? Tutores contam o que consideram mais importante na hora de contratar alguém

Cat sitter é um termo que se refere ao profissional especializado em cuidar de gatinhos, que são contratados normalmente quando os t...

Cachorro

8 alimentos humanos que podem ser servidos para o seu cachorro como complemento da ração

As frutas, vegetais e os legumes para cachorro são alimentos que podem ser incluídos na dieta canina com moderação. Embora não sejam...

Cuidados

Qual a melhor cama para gatos? Gatinhos reais elegem suas opções favoritas

Você pode até pensar que uma cama para gato é um acessório totalmente desnecessário na lista de ‘enxoval’ do pet. Afinal, os gatinho...

Ver todas