Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que geralmente combina um traço de personalidade mais protetor com uma grande força. Como resultado, você acaba tendo um cachorro "perigoso" — mas que não necessariamente é agressivo e impulsivo. Na verdade, muitas vezes o ataque de cachorro só acontece pela forma como o cão é criado e pelos estímulos que ele recebe no dia a dia.
Ficou curioso para descobrir qual é o cachorro mais perigoso do mundo? A seguir, o Patas da Casa preparou uma lista com os cães que podem ser assim — mas que não é regra, hein?! — e explicou exatamente o porquê de todo esse perigo.
Quais são os cães mais bravos do mundo?
Por incrível que pareça, raças como o Pitbull e Rottweiler não estão no topo dos cães mais perigosos do mundo. Na verdade, os cachorros mais bravos da lista podem ser mais desconfiados do que essas duas raças. São eles:
- Cão-Lobo
- Dogo Argentino
- Kangal
- Fila Brasileiro
- Presa Canário
- Doberman
- American Bandogge
- Chow Chow
- Pastor Alemão
Qual é a raça de cachorro mais perigoso?
O cachorro mais perigoso do mundo é o Cão-Lobo. Ele é um cachorro que parece lobo e híbrido, e por isso tem muitos comportamentos típicos de um animal selvagem. É importante ter cuidado com esse tipo de pet!
Qual a raça de cachorro que mais ataca?
Os cachorros mais perigosos do mundo não costumam atacar ninguém gratuitamente. Na verdade, os cães que mais “atacam” são os cachorros pequenos que são pura coragem, como Chihuahua, Pinscher, Jack Russell Terrier e Dachshund.
Os 9 cachorros mais perigosos do mundo
1) Cão-Lobo
De porte grande que pode alcançar até 65 cm de altura, o Cão-Lobo lidera a lista de cachorros mais perigosos do mundo. Como o próprio nome sugere, essa é uma raça híbrida e que deriva justamente do cruzamento de um cachorro com um lobo. Ele é nativo da República Tcheca e costuma ter um comportamento naturalmente mais agressivo e selvagem do que outras raças domesticadas.
Por esse motivo, esse tipo de cão requer tutores mais experientes. Ele até pode ser adestrado por meio de técnicas de reforço positivo, mas exige cautela e pulso firme. Sem esses cuidados, o Cão-Lobo pode acabar se tornando violento e é um cachorro perigoso.
2) Dogo Argentino
O Dogo Argentino é um cachorro mais perigoso que muitos outros dessa lista. Não é à toa que, por muito tempo, o cãozinho do nosso país vizinho chegou a ser uma das raças proibidas no Brasil e ainda é proibido em outros países, como Austrália e Dinamarca. Isso se deve ao comportamento desse pet, que é marcado por um instinto de proteção bem aguçado.
Além disso, o porte grande é outro ponto que contribui para esse “medo” e para o Dogo ser considerado um cachorro perigoso. Só para se ter uma noção da força do pet, a mordida do Dogo Argentino pode atingir 500 PSI. Ou seja, uma mordida da raça pode fazer um grande estrago — e por isso ele também é um dos cães mais temidos.
3) Kangal
Considerado o cachorro mais forte do mundo, o Kangal é outra raça que acaba deixando as pessoas com medo. A mordida dele é a mais potente que existe, alcançando 746 PSI. Como nenhum outro cão chega sequer aos pés do Kangal no quesito força, é natural que ele esteja incluído na lista de cachorros mais perigosos do mundo, né?!
Mas, apesar de toda essa força, esse cãozinho não é considerado exatamente agressivo. Ele é, de fato, bastante territorialista e protetor, mas é muito difícil que o cachorro Kangal parta para cima de alguém. O adestramento e a socialização, ainda assim, são super indicados para amenizar esse lado territorial da raça.
4) Fila Brasileiro
Um dos poucos cachorros brasileiros também está na lista. O Fila Brasileiro é um cachorro grande, forte e muito musculoso que, de cara, já intimida qualquer pessoa. Toda essa força também se desdobra em um comportamento mais agressivo se o cão não for treinado do jeito certo desde cedo. Como é bem protetor, ele sempre fica atento às ameaças.
Mas vamos combinar: a fama de Fila Brasileiro como um dos cachorros mais perigosos do mundo não é totalmente justa. Mesmo forte e bastante protetor, é totalmente possível adestrar e socializar cães da raça — mas, claro, sempre com reforços positivos para não deixar o animal reativo.
5) Dogo Canário
Chamado também de Presa Canário, esse é um cachorro perigoso que combina o porte grande com muita força. Ele é um exímio cão de guarda, que está sempre a postos para cuidar da família ou até mesmo de propriedades. O Dogo Canário até tem um temperamento equilibrado, mas é importante ter um cuidado especial com o pet e nunca invadir o espaço dele. Ele tem força de até 540 PSI e, se atacar, pode ser um grande risco.
6) Doberman
O Doberman é um dos cachorros mais inteligentes do mundo e, por isso, também um dos principais candidatos ao adestramento canino. O que poucas pessoas sabem é que o treinamento de cães dessa raça é realmente muito importante, principalmente porque ele pode ser considerado um cachorro perigoso se não for adestrado adequadamente.
É uma raça que costuma ser usada principalmente como cão de guarda e cão policial. Isso porque, além da alta treinabilidade, o cachorro Doberman tem uma força imensa para encarar qualquer desafio — e é aí que mora o perigo.
7) American Bandogge
A raça American Bandogge não é encontrada com facilidade no Brasil, mas está entre os cachorros mais perigosos do mundo. Isso porque esses cães geralmente passam por treinamentos bastante cruéis, com reforços negativos que estimulam a reatividade da raça. É um tipo de adestramento que não é indicado para nenhum cachorro, mas que costuma ser reproduzido também em outras raças como Pitbull e Rottweiler, fortalecendo essa imagem de “cachorro agressivo” que vem de uma criação inadequada.
8) Chow Chow
Há muitas pessoas que, quando pensam sobre qual é o cachorro mais traiçoeiro do mundo, acham que é o Chow Chow. Mas acredite: não é bem assim. Esse é um cãozinho que, de fato, não é o mais sociável de todos e muitas vezes só se relaciona bem com a família. O problema é que a aparência fofa e felpuda faz com que, quem não conhece, pense que esse é um cão que pode apertar, abraçar e fazer carinho — e não é assim que funciona.
Na verdade, não é que o cachorro Chow Chow é perigoso, mas ele tem uma personalidade forte. Ele é independente, um tanto desconfiado com quem não conhece e não é qualquer um que pode chegar tocando nele. Respeitando o espaço do pet, fica tudo certo.
9) Pastor Alemão
O Pastor Alemão é um excelente cão de guarda e cão policial. Ele é obediente e gosta de agradar. Mas, se não for bem treinado, é importante ter cuidado, pois ele pode ser um dos cachorros mais perigosos do mundo. A raça já tem, naturalmente, um forte instinto protetor. Então sem um adestramento adequado, o Pastor Alemão acaba se tornando uma verdadeira “arma”.
Também é importante lembrar que essa é uma das raças mais fortes do mundo. Para se ter uma ideia, a força da mordida de cachorro Pastor Alemão pode alcançar incríveis 238 PSI, ficando na frente de raças como o Pitbull.