Você sabe por quanto tempo um cachorro pode segurar a urina? Observar a frequência do xixi de cachorro é necessário para saber como anda a saúde do seu pet, mas em alguns casos o animal acaba prendendo a bexiga para se aliviar nos momentos “certos”. Isso é comum principalmente para tutores que passam por situações do tipo “meu cachorro só faz xixi na rua”. Então, se você quer saber descobrir por quanto tempo um cachorro consegue segurar a urina, preparamos uma matéria especial sobre o assunto. Dá só uma olhada!
Por quanto tempo um cachorro pode segurar a urina?
O tempo máximo varia de acordo com a idade, porte e características comportamentais do animal. Um filhote de cachorro não consegue segurar o xixi por muito tempo, porque a bexiga ainda é muito pequena. Já um cão adulto consegue prender a urina por até 12 horas. Os cachorros idosos, por outro lado, também não se seguram por muito tempo.
A incontinência urinária, por exemplo, é muito comum em cães mais velhos e acaba sendo uma das principais razões porque estes animais não conseguem prender o xixi por tantas horas. Geralmente, um cachorro idoso vai ao banheiro entre 5 e 6 vezes por dia. Dividindo por 24 horas, significa que eles conseguem segurar a urina por cerca de 4 horas, no máximo.
No caso dos filhotes de cachorro, é recomendado que o tutor leve o animal para urinar a cada hora durante os três primeiros meses de vida. Após esse período, vale acrescentar uma hora a cada mês. Ainda assim, destacamos que, embora alguns animais consigam permanecer até 12 horas sem urinar, o ideal é que o tempo máximo de um cachorro sem ir ao banheiro não ultrapasse 8 horas (mesmo que ele seja adulto).
Outros fatores que influenciam em quanto tempo um cachorro consegue segurar a urina
Quanto ao porte, a explicação é bem simples: quanto maior for o cão, maior será sua bexiga e, consequentemente, por mais tempo ele conseguirá reter a urina. Ou seja, um cachorro grande consegue segurar o xixi por mais tempo do que os cachorros pequenos, porque anatomicamente eles têm uma bexiga maior.
Na questão do comportamento, o que impacta realmente na frequência do xixi de cachorro é se ele consegue fazer xixi em casa ou se ele só consegue fazer xixi na rua, por exemplo. Para cães que conseguem usar o tapete higiênico, dificilmente o animal vai prender o xixi e ter algum problema. Já se for um cachorro que urina na rua, o tutor deve se atentar a quanto tempo um cachorro pode segurar a urina para não prejudicar o organismo do pet.
Cachorro prendendo urina pode ser prejudicial à saúde do pet
O cachorro sem fazer xixi muito tempo pode sofrer muita dor e incômodos na bexiga. Isso não é bom para ele, e pode abrir portas para vários problemas de saúde, como pedra nos rins ou infecções urinárias. Para evitar estas graves consequências, o tutor deve sempre observar os sinais de que o cachorro quer fazer xixi e cocô para levá-lo ao banheiro - seja o tapetinho higiênico, ou a rua.
Aliás, aqui vai uma dica importante: quem tem um cachorro que só faz as necessidades na rua também precisa educar o animal para que ele consiga se aliviar em casa de vez em quando. Não é sempre que o tutor consegue passear com o pet nos mesmos horários, e por isso o cãozinho precisa de uma alternativa “segura” dentro de casa para não prender a urina por muito tempo.
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes