Existem cachorros que amam nadar e brincar na água, então qualquer passeio em trilhas com cachoeiras, praias ou mesmo uma piscina vira uma grande festa. Mas você sabia que existe cachorro que surfa? Os esportes com cachorro são uma ótima forma de estreitar laços entre o tutor e o animal e o surf é uma modalidade que pode fazer muito bem ao animal. Sem falar que os cachorros surfistas chamam atenção pela fofura e habilidade na prancha.
Para um cachorro praticar surf, alguns cuidados devem ser tomados e certos acessórios são necessários para garantir a segurança dele. O Patas da Casa produziu uma matéria para você saber como iniciar seu cachorro no surf! Para essas dicas ficarem ainda melhores, conversamos com Ivan Moreira, que é tutor do Bono (@bonosurfdog), um Labrador chocolate que é cachorro surfista e pentacampeão mundial de surf!
Como iniciar meu cachorro no surf?
Você deve estar tão animado sabendo que cães podem surfar que já deve estar pensando em inscrevê-lo nos campeonatos para competir assim como o Bono. Mas muita calma nessa hora porque é preciso muita prática antes de um cachorro surfista virar competidor. O próprio Bono praticou por dois anos de forma recreativa antes de começar a participar dos campeonatos.
Antes de mais nada, você precisa introduzir os passeios que envolvem as brincadeiras na água para seu cachorro. Se o seu cão nunca foi a uma praia, não é certo você querer que ele surfe em sua primeira experiência. Leve ele a esses passeios e vá progredindo com as brincadeiras na água aos poucos. Só tente iniciar o surf quando você observar seu cachorro nadando com facilidade. “Não pode forçar em hipótese nenhuma. A dica é iniciar o contato com a prancha em águas calmas, como piscina, lagos ou praias sem ondas, e aos poucos progredir até entrar em um mar com ondas”, aconselhou Ivan Moreira sobre como iniciar um cachorro no surf.
O adestramento com treinamento positivo também pode ajudar o cachorro surfando. “É importante sempre premiar seu cão quando ele conseguir realizar o que você está pedindo. Ele precisa ligar a prancha a uma coisa legal”, contou o tutor do pet influencer. Em paralelo aos dias de surf, faça os treinos de obediência em casa para que o cão tenha um bom comportamento durante a atividade.
Quais os principais cuidados que devem ser tomados com um cachorro surfista?
A segurança do pet deve vir em primeiro lugar. Por isso, leve sempre em consideração que o cachorro precisa ser introduzido ao surf de forma gradual. O animal de estimação jamais pode sentir medo ou ficar assustado. O cãozinho precisa se sentir seguro e, principalmente, se divertir. Assim será mais fácil para ele se equilibrar na prancha e conduzi-la pelas ondas. Essas são as principais habilidades que o cachorrinho deve aprender e aprimorar com o tempo. Se liga na dica do Ivan: “Tem que ser feita uma progressão para não traumatizar o seu pet. Subiu na prancha, deve ser premiado com petisco para o animal fazer a ligação que aquela ação foi algo legal. Muita calma com o animal. Comece antes com remadas em cima da prancha para o animal se sentir confortável e seguro.”
Além disso, não se esqueça de manter as vacinas, vermifugação e antiparasitários sempre em dia e sempre checar como está a saúde do animal. Algumas doenças de cachorro são mais comuns em regiões litorâneas e precisam de atenção.
Cachorro surfando: quais acessórios são indispensáveis na hora de praticar?
Alguns acessórios são super importantes para a segurança do pet na água. Como qualquer outro passeio que envolve sol e muito calor, é necessário proteger o animal do sol. Por isso, o uso do filtro solar para pets será muito importante para o cachorro que surfa. Além disso, evidentemente ele irá precisar de uma prancha que deve ser de acordo com o seu peso e altura. O colete salva vidas é também indispensável, principalmente para cachorrinhos iniciantes.
Como funcionam os campeonatos de surf com cães?
Os campeonatos são organizados com estrutura e regras bem parecidas com as competições de surf para os humanos. Todos os cães usam coletes e são monitorados por salva vidas o tempo todo. Os cães são divididos em categorias que levam em consideração porte e peso. Como os doguinhos não possuem habilidade para remar até a onda, um humano empurra a prancha com o cão em cima até o lugar ideal para ele surfar. Além da modalidade onde o cão surfa sozinho, existem outras categorias em que o animal surfa com seu condutor e até mesmo com outros cães.
Redação: Hyago Bandeira