Quando o assunto é alimentos que cachorro pode comer, sempre bate aquela dúvida sobre o que é permitido ou não na dieta do animal. Frutas, vegetais e legumes podem entrar no cardápio, mas é preciso ficar atento para evitar intoxicações. Entre os questionamentos está se o cachorro pode comer quiabo. Além disso, esse vegetal faz parte de várias receitas caseiras para diferentes problemas de saúde - mas lembre-se que não há comprovação científica de nada! O Patas da Casa foi atrás de respostas para saber se quiabo para cachorro é liberado ou pode fazer mal para a saúde do cachorro.
Afinal, pode dar quiabo para cachorro?
Sim, o quiabo para cachorro está liberado. Segundo Gabriela Tosin, veterinária especialista em nutrição animal, o quiabo é um bom petisco para cachorros obesos e diabéticos. “Cães e gatos podem comer quiabo. Faz cardioproteção, ajuda no intestino, dá mais saciedade e reduz a glicemia”, explica. Ou seja, o suco de quiabo para cachorro e outros alimentos naturais vão fazer bem. No entanto, qualquer mudança na dieta do seu pet, como passar a dar frutas para cachorro, deve ser acompanhada por um veterinário especialista em nutrição.
O mesmo cuidado se repete quando são verduras e legumes para cachorro. “Quando a pessoa decide trocar a ração por qualquer dieta natural, ela deve sim entrar em contato com um nutricionistas e veterinários, ou zootecnistas que realizem uma dieta individualizada e balanceada para o animal”, detalha.
Os benefícios do quiabo para cachorro
Além de ajudar a manter o intestino e o coração do cachorro mais saudável, oferecer quiabo para o pet pode trazer algumas outras vantagens, pois a alimentação interfere na saúde do cachorro. Por exemplo, o quiabo para cachorro com doença do carrapato pode ser super benéfica para a recuperação do animal que durante essa enfermidade sofre de anemia e de queda das plaquetas sanguíneas. Mas não pense que só o quiabo cura doença do carrapato! Outros cuidados, como o uso de antibióticos prescritos, devem ser mantidos.
Quiabo para cachorro deve ser oferecido cru ou cozido?
O cachorro pode comer quiabo pet pode comer quiabo cru ou cozido. Talvez cru não seja a melhor opção, já que a textura do vegetal pode ser desagradável ao paladar canino. O quiabo cozido para cachorro, sem temperos e gorduras, é a melhor forma de ser oferecido.
Outro ponto de atenção é com a quantidade do alimento. O quiabo para cachorro deve ser apenas um petisco, ou seja, oferecido ocasionalmente. O mesmo vale para qualquer item que não seja a ração de cachorro.
Quiabo para tratar cinomose: mito ou verdade?
E é possível usar quiabo para tratar cinomose? A resposta é: não. Essa é uma receita caseira comumente indicada para tratamento da doença, mas usar água de quiabo para cachorro com cinomose é um mito e não vai ajudar na recuperação dele. A cinomose canina é uma doença muito grave que pode comprometer a vida do seu pet, portanto, procure um médico veterinário imediatamente se perceber qualquer coisa fora do normal.
Cuidado com receitas caseiras para o cachorro
Por mais que a intenção seja boa, os tutores devem ter cuidado ao oferecer receitas caseiras aos seus companheiros de quatro patas. Existem muitos mitos e verdades rodeiam a alimentação e o paladar do cachorro, por isso, muita atenção.
A veterinária Gabriela Tosin conta sobre os perigos de oferecer uma dieta inadequada para o pet. “Os animais têm necessidades de nutrientes mínimas e máximas. Então quando a gente faz uma dieta baseada na internet que não é individualizada para o peso do seu animal, corre o risco de gerar deficiências nutricionais. Logicamente, gerar uma anemia, problemas de pele e obesidade. Tudo isso com dietas que não foram feitas para esses animais”, esclarece. Ou seja, busque consultar um profissional caso tenha interesse em oferecer outros alimentos como petiscos para o seu cachorro.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes