Encontrar sangue nas fezes do gato é sempre um sinal de alerta para os tutores. O sintoma pode estar associado com problemas mais simples, como alterações na alimentação, mas também pode representar situações mais graves, como tumores. Para entender de uma vez por todas o que significa muco e sangue nas fezes do gato, quais problemas isso indica e como tratar, conversamos com a médica veterinária Andresa Esteves. Confira o que ela revelou abaixo!
Sangue nas fezes do gato: quais as causas do problema?
Muita gente pensa que sangue nas fezes do gato pode ser verme, mas além desse problema, existem outros quadros associados com o sintoma. De acordo com a profissional, as principais causas de sangue nas fezes são:
- Problemas gastrointestinais: inflamações, como colite (inflamação do cólon), doenças inflamatórias intestinais (DII), parasitas intestinais (vermes, giárdia) e infecções bacterianas ou virais;
- Alimentação inadequada: mudança repentina na dieta, intolerâncias ou alergias alimentares e ingestão de corpos estranhos (ossos, brinquedos, fios);
- Estresse e constipação: gatos estressados podem desenvolver problemas gastrointestinais e fezes muito duras podem causar fissuras anais e sangramento;
- Pólipos ou tumores: crescimentos anormais no intestino podem causar sangramentos.
- Traumas ou lesões anais: arranhões ou machucados na região do ânus.
A dra. Andresa ainda destaca que uma das formas de identificar a origem do problema é pela cor do sangue. No caso de um sangue vermelho vivo, a médica veterinária explica que indica sangramento no final do trato digestivo (reto, ânus) e pode estar relacionado a fezes de gato duras, traumas ou colite. Já no caso de um sangue escuro ou com aspecto de borra de café, a especialista revela: “Pode vir do estômago ou do intestino delgado, sugerindo úlceras, sangramentos internos ou doenças mais graves”.

Quando a presença de sangue nas fezes do gato indica uma emergência veterinária?
Conforme a médica veterinária orienta, quando há presença de sangue nas fezes do gato, é recomendada uma avaliação veterinária, especialmente se o problema for recorrente ou acompanhado de outros sintomas, como letargia, dor, vômitos ou perda de apetite. “Mesmo que o sangramento pareça ser de pequena quantidade, ele pode ser um sinal de algo mais sério, como infecção, trauma, doença inflamatória ou até câncer, exigindo atenção imediata”, explica.
A especialista ainda acrescenta que alguns fatores podem ajudar a indicar a gravidade da situação, como a quantidade de sangue, cor, sintomas associados e duração do problema. “O sangue escuro ou borra de café, geralmente vem do estômago ou intestino delgado, o que é mais preocupante e sugere um problema grave”.
Sangue nas fezes do gato: como tratar e diagnosticar o paciente?
Ao identificar sangue nas fezes do gato filhote, adulto ou idoso, é fundamental buscar orientação profissional. De acordo com a médica veterinária, alguns exames necessários para diagnosticar a raiz do problema são:
- Exame de sangue
- Ultrassonografia abdominal
- Endoscopia
- Raio-X
- Teste de alergia alimentar
Após o diagnóstico, o médico veterinário vai indicar o tratamento mais adequado que, segundo Andresa, pode incluir: “Tratamento para parasitas, uso de antibióticos ou anti-inflamatórios, mudanças dietéticas, tratamentos de úlceras e doenças do trato intestinal superior, suporte nutricional e cuidados gerais e cirurgias nos casos mais graves.”