Você já teve a sensação de, em determinados momentos, ver seu gato bravo com você? Às vezes o seu bichano está apenas mal humorado com outra coisa, mas é bom ficar atento. Muitos fatores podem acabar deixando o gato bravo com o dono. Consequentemente, isso traz comportamentos mais agressivos – até mesmo nos felinos mais dóceis. Falta de socialização com outros pets e pessoas, mudança de ambiente, traumas, proteção de território, situação de fragilidade e até predisposição genética são alguns desses fatores de influência.
Certos sinais ajudam a reconhecer o gato estressado, pois revelam o sentimento de frustração do bichano. Entender a linguagem corporal felina e saber identificar esses sinais é muito importante para melhorar a convivência com o pet. Veja 5 atitudes que podem significar que o seu gato está bravo com você!
1) Gato bravo faz necessidades no local errado
Fazer xixi e cocô no lugar errado é um dos indícios de que o gato pode estar bravo e frustrado com você. Além disso, é um comportamento que indica que talvez o felino esteja se sentindo ansioso, ameaçado, inseguro, assustado ou estressado. Tenha paciência com o bichano e procure entender quais são os motivos que estão fazendo ele se sentir dessa forma. Junto a isso, faça o possível para que o pet se sinta muito amado e acolhido.
2) Arranhar e morder o tutor são sinais de gato estressado
É comum que os gatos tenham comportamentos agressivos quando estão irritados. Um desses sinais é quando o felino começa a arranhar e morder seu dono. Caso essa situação seja atípica no dia a dia, é mais um alerta claro de que o bichano não está em um bom momento e prefere ficar sozinho. Os gatos são temperamentais, mas também são muito sentimentais.
O ideal nessa situação é se afastar e esperar o gato ter vontade de ir até você. Se o comportamento agressivo não passar com o tempo, pode ser necessário a ajuda de um médico veterinário especialista em gatos para ajudar a resolver a situação de forma não traumática e eficiente para o animal.
3) Grunhidos e rosnados em direção ao tutor: reconheça o som de gato bravo
Grunhidos e rosnados são sons característicos de um gato bravo. Essa é uma das formas que o felino encontra de demonstrar raiva em determinadas situações. Normalmente, os grunhidos e rosnados são mais longos e agudos do que o normal e podem vir acompanhados de um gato miando bravo. Essa reação costuma ser defensiva para proteger o seu território e se defender de outros animais. Dessa forma, é essencial analisar também a postura corporal do bichano para prever possíveis ataques.
4) Gato bravo se irrita quando recebe carinho ou durante brincadeiras
Assim como os humanos, os gatos não gostam de carinho e brincadeiras quando estão bravos. Se você tem um pet que gosta de interagir, brincar e ser acariciado, é preciso ficar atento caso ele mude de comportamento abruptamente. Fique de olho em mudanças sutis e rápidas na linguagem corporal do gato.
Quando os felinos ficam tensos, é comum que façam movimentos em forma de chicote com o rabo, mudem o corpo de posição, girem e achatem as orelhas. Sendo assim, analise se o bichano está gostando do carinho e das brincadeiras antes de continuar, para não se tornar desconfortável e negativo para ambos.
5) Ignorar o tutor é sinal clássico de gato bravo
Se você chama o seu gato pela casa e ele tem o costume de sempre atender o seu chamado mas, de repente, começa a ignorá-lo, pode ser um indício de que você tem um gato estressado com você. Ignorar o tutor é um sinal comportamental claro de irritação do bichano. Seja qual for o motivo, sempre respeite o espaço do felino. Para melhorar a situação, comece a se aproximar do pet aos poucos. Com paciência, amor e respeito, o mau humor e chateação do gato não devem demorar a passar.