Os cachorros de pequeno porte têm conquistado cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Por serem compactos, esses cães se adaptam bem a ambientes menores e são ideais para quem mora em apartamentos ou casas pequenas. No entanto, o que nem todo tutor sabe é que um cachorro de porte pequeno exige cuidados específicos para garantir sua saúde e bem-estar. A seguir, veja algumas dicas de cuidados importantes com esses pets!
Cachorro de porte pequeno precisa de uma alimentação adequada
A alimentação balanceada é essencial para qualquer pet e deve ser oferecida de acordo com a idade e o porte do animal. Os cachorros de pequeno porte, por exemplo, possuem necessidades nutricionais específicas e diferentes das de um cachorro grande. As raças menores tendem a gastar mais energia, por isso elas precisam de uma ração de cachorro formulada especialmente para suprir essa demanda.
O mais recomendado é investir em uma ração para cachorro de alta qualidade, como as versões premium e super premium. Elas têm todos os nutrientes que os animais precisam, são feitas com ingredientes selecionados criteriosamente e ainda por cima oferecem maior saciedade ao animal.
Cuidados com a saúde são indispensáveis com cachorros de pequeno porte
O cachorro de porte pequeno precisa de acompanhamento veterinário frequente. Isso porque existem algumas doenças que são mais frequentes em raças de cachorro pequeno porte, como a luxação de patela e doenças cardíacas. Por esse motivo, realizar consultas periódicas com um médico veterinário de confiança é bastante importante!
Além disso, o tutor deve manter a carteirinha de vacina para cachorro de porte pequeno sempre atualizada, assim como vermífugos e remédios antiparasitários. Outra dica é ficar atento ao comportamento do animal e, ao sinal de qualquer dor ou desconforto, procurar auxílio de um profissional.

Higiene de cachorros de pequeno porte precisa de atenção
Cuidar da higiene canina é dever de todo tutor para manter o pet saudável. Por isso, dar banho em cachorros de porte pequeno é algo que deve fazer parte da rotina, tanto para manter a pelagem do animal mais bonita e saudável, quanto para evitar mau cheiro e problemas de pele. A frequência do banho varia de acordo com a raça, mas, no geral, um banho a cada 15 dias é suficiente.
A tosa também é necessária para algumas raças de cachorro pequeno porte, como Shih Tzu, Lhasa Apso e Poodle. Além de dar ao pet uma aparência mais charmosa, a tosa evita o embaraço dos pelos e o acúmulo de sujeira.
Além do banho e tosa, outros cuidados importantes com a higiene de um cachorro de porte pequeno são em relação à escovação de dentes, limpeza dos ouvidos e corte de unhas. É necessário escovar os dentes do cachorro pelo menos três vezes por semana para evitar o tártaro, limpar os ouvidos semanalmente e cortar as unhas pelo menos uma ou duas vezes por mês.
Atividade física é essencial na rotina do cachorro de porte pequeno
Mesmo sendo pequenos, esses cães precisam de exercícios diários para evitar problemas como obesidade e estresse. Uma boa ideia é apostar em passeios curtos e brinquedos interativos, pois eles ajudam a manter o cachorro de pequeno porte mentalmente e fisicamente ativo.
Também é recomendado investir no enriquecimento ambiental para cães. Ou seja, o tutor deve proporcionar um ambiente seguro e enriquecido com brinquedos e atividades que estimulem o pet, como caça ao tesouro, quebra-cabeças e brinquedos com garrafa pet. Isso é ainda mais importante para um cachorro de porte pequeno que vive em apartamentos.
Cachorros de porte pequeno precisam de socialização e treinamento
A socialização do cachorro de pequeno porte desde filhote é essencial para que ele cresça com um temperamento equilibrado e amigável. O tutor deve realizar treinamentos básicos com o pet e usar sempre reforços positivos na interação com outras pessoas e animais. Caso contrário, o cachorro de porte pequeno pode desenvolver ansiedade e medo, que provocam problemas comportamentais no futuro, como desconfiança e agressividade.