Quem convive com crianças no dia a dia sabe que precisa de muita atenção na hora de decidir quais raças de cachorro adotar ou comprar. Muitos acreditam que cachorros pequenos são as melhores opções para conviver com as crianças, mas isso está longe de ser verdade. Embora muitos cães de grande porte passem uma imagem intimidadora à primeira vista, a verdade é que muitas dessas raças são extremamente gentis, carinhosas e pacientes. Por isso, se você sempre quis um cão grande para chamar de seu, confira quais são as raças de cachorro que melhor convivem com os pequenos!
1) Labrador
Se você está em busca de um cãopanheiro de grande porte que seja gentil, afetuoso e extremamente leal, o Labrador é, sem dúvidas, uma das melhores opções. Medindo aproximadamente 60 centímetros e pesando cerca de 36 quilos, o Labrador surpreende a todos pela natureza tranquila e extrema paciência com outras pessoas e animais. Ou seja, é bem difícil tirar esse cãozinho do sério. Além de tudo, eles são extremamente sociáveis, amigáveis e brincalhões, o que os torna uma das melhores raças de cachorro para famílias com crianças.
2) Golden Retriever
Só de olhar para o rostinho simpático do Golden Retriever já dá para perceber que ele faz parte das raças de cachorro mais carinhosas. Óbvio que nem sempre se pode julgar um livro pela capa, mas, nesse caso, o temperamento do Golden Retriever combina perfeitamente com o seu rostinho amigável.
Medindo cerca de 60 centímetros e pesando 35 quilos, esses cães são extremamente tolerantes, divertidos e amorosos no dia a dia. Estão sempre dispostos a brincar e, assim como o Labrador, não costumam se estressar com facilidade. O temperamento equilibrado e a facilidade desse peludo em aprender comandos os torna perfeito para quem busca um companheiro de quatro patas para entrar na família.
3) Pastor Alemão
O Pastor Alemão é uma das melhores raças de cachorro para quem está em busca de um cão de guarda. No entanto, você sabia que ele também se relaciona muito bem com as crianças? Apesar do forte instinto protetor, o cachorro Pastor Alemão não é nada agressivo com a família e com as pessoas que confia. Pelo contrário, essa é uma das raças de cachorro mais divertidas, carinhosas e fiéis que você vai conhecer. Mas é claro que eles precisam de um treinamento adequado para expressarem esse tipo de comportamento.
4) São Bernardo
Quem já assistiu os clássicos filmes de Beethoven, sabe que o cachorro São Bernardo é uma das raças de cachorro perfeita para famílias com crianças. Apesar de ser bem grande, podendo chegar a pesar 80 quilos, o São Bernardo é um cão extremamente paciente e devoto aos humanos. Ele é daqueles cães que valorizam cada momento ao lado de quem amam e dificilmente se estressam por algo. Em relação às crianças, o São Bernardo é uma excelente companhia, pois, apesar do tamanho, são cães extremamente gentis, pacientes e tranquilos, muitas vezes servindo até como uma espécie de 'cachorro-babá'.
5) Rottweiler
Quem olha para o rosto do Rottweiler, pode até achar que ele é o cachorro mais bravo do mundo, mas isso está bem longe da realidade. Donos de uma aparência forte e intimidadora, eles podem até causar medo no primeiro momento, porém, são donos de uma personalidade que não combina em nada com essa pose de cachorro bravo. Na verdade, ele é uma das raças de cachorro mais brincalhonas e divertidas que você vai conhecer, principalmente com pessoas que ele confia e ama. O cachorro Rottweiler, inclusive, se for bem socializado e educado, é uma das melhores companhias para os pequenos, com quem eles criam uma forte ligação.
6) Dogue Alemão
Considerado o maior cachorro do mundo, é impossível não se sentir intimidado na presença de um Dogue Alemão. Para se ter uma ideia, esse cãozinho pode chegar a medir mais de um metro de altura, tamanho que vai muito além das outras raças de cachorro. Contudo, apesar desse tamanho todo, o Dogue Alemão é incrivelmente calmo e paciente com as crianças. Eles são cães bem tranquilos no dia a dia e têm um temperamento super equilibrado, além de serem extremamente carinhosos, leais e amigáveis com a família.
7) Bull Terrier
Quem olha para a cara de bravo e corpo musculoso do Bull Terrier, com certeza deve interpretar mal a personalidade desse cão. Realmente, eles parecem ser cães bem bravos, mas por trás dessa pose toda, ele é bastante afetuoso e brincalhão. Não é à toa que essa é uma das raças de cachorro conhecida pela extrema lealdade a família e que costuma se relacionar muito bem com as crianças. Por serem cheios de energia, eles são ótimos companheiros para brincadeiras ao ar livre com os pequenos.
Mas lembre-se, apesar dessas raças de cachorro se relacionarem muito bem com os menores, é importante que os adultos sempre supervisione a interação entre eles. Afinal, tanto as crianças quanto os cães podem ter comportamentos imprevisíveis. Por isso, é importante ensinar aos pequenos a respeitar o espaço do pet.