Flagrar o seu bichano tomando o famoso ‘banho de gato’ - ou seja, se lambendo - é algo super comum na rotina dos gateiros. Mas será que você sabe diferenciar uma situação normal de um gato se lambendo muito? O excesso de limpeza pode representar um problema na vida do seu amigo de quatro patas, e por isso é importante ter muita atenção.
Que tal entender melhor por que gatos se lambem e quando esses ‘banhos’ devem virar um alerta? Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre o assunto para ajudar seu pet!
Por que gato se lambe?
O motivo porque os gatos se lambem tem tudo a ver com a higiene felina. Esses animais são limpinhos por natureza, e nem precisam de banho para isso. Na verdade, eles mesmos são responsáveis por cuidar dessa parte: a língua do gato é formada por papilas filiformes que têm uma textura áspera e um formato pontiagudo, auxiliando na ‘auto limpeza’ dos pets.
Graças a essas estruturas, os gatinhos conseguem remover com muita facilidade as impurezas e sujeirinhas que grudam nos pelos durante o dia. Além disso, o hábito também mantém a pelagem bonita e saudável. O problema surge quando você tem um gato se lambendo muito o tempo todo, quase como se fosse um comportamento compulsivo - e a gente já já vai te explicar o porquê!
Gato se lambendo muito nem sempre é normal
O ato de se lamber é comum no dia a dia dos gatos, mas é importante ficar atento com o excesso desse cuidado. Às vezes os bichanos começam a agir compulsivamente, e é nessas horas que as lambidas precisam de atenção. A lambedura excessiva pode ser indicativo de uma porção de problemas como:
- Alergias
- Machucados
- Presença de parasitas
- Falta de estímulos
- Estresse
Todas essas situações podem deixar o gato se lambendo muito mais do que ele deveria. No entanto, elas costumam vir acompanhadas de outros sinais que podem - e devem - ser observados, como queda de pelos, coceira, feridas, falta de apetite, apatia, agressividade, febre, entre outros.
O que fazer quando você tem um gato se lambendo muito?
O primeiro passo é tentar identificar a causa. Será que o gato está se lambendo simplesmente por uma questão de limpeza, ou tem algo incomodando o seu amigo felino?
No caso de alergias e machucados, é fácil perceber isso: manchas vermelhas e lesões podem ser percebidas no corpo do pet. Portanto, é bom consultar um médico veterinário dermatologista para entender qual deve ser o tratamento mais adequado para o bichano.
Por outro lado, se for uma infestação de pulgas ou carrapatos, a administração de remédios antiparasitários é a solução. Mas não se esqueça que, além de dar um comprimido para gatos, você também deve cuidar da limpeza da casa para eliminar as pulgas e carrapatos do ambiente — ou então uma nova infestação pode acontecer quando você menos esperar.
Questões psicológicas também não devem ser descartadas. Mudanças drásticas na rotina, como mudar de casa, reformas e até a chegada de um novo membro da família, costumam deixar um gato estressado e com comportamentos compulsivos — por isso ele pode se lamber muito.
A falta de estímulos é outro problema que acarreta isso. A boa notícia é que a gatificação da casa é a melhor maneira de prevenir o problema, com instalação de nichos, prateleiras, tocas e arranhadores. Passar um tempinho de qualidade com o seu pet também pode ajudar bastante!