O Shar Pei é um cachorro com dobrinhas e língua azul que se destaca em qualquer lugar! Além da sua aparência diferenciada, ele é um perfeito companheiro em muitos sentidos e tende a ser muito tranquilo. Mesmo com a fama de dominante e personalidade forte, a raça Shar Pei tem suas qualidades e está entre as raças de cachorro mais antigas do mundo. O cão é apaixonado pelos donos, brincalhão, dócil, cheio de energia e, ao mesmo tempo, calmo. Por outro lado, você deve se acostumar com algumas características do cachorro Shar Pei, como as feições emburradas, territorialismo e jeitinho mais reservado.
Se tem uma coisa que não falta no Shar Pei é personalidade! Estes cães são únicos e com certeza vão te surpreender no dia a dia, mas mesmo assim é bom se antecipar e pesquisar tudo sobre Shar Pei antes de abrir as portas para a raça. Para conhecer melhor o cachorro cheio de dobrinhas, temperamento e características da raça, é só continuar lendo!
O que influencia a personalidade canina?
A personalidade dos cães é moldada por vários fatores. A genética é um deles: algumas raças de cachorro herdam comportamentos instintivos dos seus antepassados. Um cão de pastoreio tem uma habilidade natural para cuidar de rebanhos, enquanto um cão de guarda é naturalmente mais protetor e costuma estar alerta o tempo todo. Ou seja, parte da personalidade e do padrão de comportamento canino vem da origem e função que o animal exercia no passado.
Além dessa questão, o tutor deve entender que o modo de criação também impacta na maneira como os cães reagem e se relacionam. Se um cão de temperamento forte for criado com brutalidade, provavelmente se tornará igualmente bruto. Já se ele for educado com amor e estímulos positivos, terá tudo para ser uma excelente companhia, como o cachorro Shar Pei. Isso quer dizer que a socialização e o adestramento corretos influenciam - e muito - na personalidade de um cachorro (seja raça Shar Pei ou outras raças).
Personalidade do Shar Pei: tudo que você precisa saber sobre uma das raças mais raras do mundo
O Shar Pei é um dos cachorros mais caros (e raros) do mundo! Mas sabia que mesmo assim muita gente corre atrás de um cãozinho desse para chamar de seu? Não faltam motivos para isso, já que a raça Shar Pei tem um jeitinho meigo e encantador que é difícil não se apaixonar. Por um lado, o apego com os donos, a lealdade, o afeto e a parceria com o ciclo familiar falam alto no dia a dia com o cachorro enrugado. Por outro, a teimosia, dominância e temperamento forte do Shar Pei podem ser um pouco incômodos.
A convivência com a raça tem mais prós do que contras, porque mesmo sendo um cão bem determinado, é possível reverter o lado obstinado do pet. A raça de cachorro Shar Pei costuma responder bem às técnicas de reforço positivo e pode se tornar mais obediente. No entanto, também é importante entender que alguns traços fazem parte da personalidade do Shar Pei e não serão fáceis de serem mudados: você deve aceitar o seu cãozinho do jeitinho que ele é, mas impondo certos limites e regras. Com isso em mente, fica explicado porque o Shar Pei é uma das raças de cachorro mais populares!
Shar Pei é um cachorro de natureza dominante
Shar Pei, Pitbull, Chow Chow: o que todas essas raças têm em comum é a necessidade de dominância e territorialismo acentuado. São cães que precisam de uma liderança firme para ensinar o que é certo ou errado, porque tendem a seguir as próprias regras e não aceitam ordens com tanta facilidade. No caso do Shar Pei, muitos nem imaginam que por trás da carinha fofa do cachorro cheio de dobras existe um animal que gosta de assumir as rédeas da situação.
Mas o que exatamente define o comportamento do cachorro dominante? Nós explicamos: raças como o Shar Pei tem um instinto de proteção muito aflorado. São cães que partem em defesa do dono em qualquer situação (mesmo que ele não esteja correndo perigo). Além disso, a raça de cachorro Shar Pei tem baixa tolerância para comandos. Ou seja, é um cachorro teimoso e que precisa de muita paciência para ser treinado!
O Shar Pei é perigoso? Raça está entre os cachorro com a mordida mais forte
Por causa da dominância, as pessoas pensam que o Shar Pei é bravo e perigoso, mas não é verdade. A agressividade não faz parte da personalidade da raça e, apesar do forte instinto de proteção, ele não ataca ninguém do nada. O SharPei, cachorro conhecido pelo combo de dobrinhas e língua azul, é um dos animais mais tranquilos que você vai encontrar. Uma ótima companhia para os momentos de descanso e calmaria, ele também tem um lado protetor, que não vai ficar adormecido se achar que você corre perigo de alguma forma.
Na prática, isso significa que o cachorro cheio de dobrinhas assume uma postura mais defensiva quando acha que alguém da família foi ameaçado. É importante ter certo cuidado, porque o Shar Pei está entre os cachorros com a mordida mais forte (245 PSI) e pode causar danos se tentar morder alguém. A boa notícia é que com o treinamento certo, o cão dificilmente vai ter atitudes agressivas.
Com os donos, o SharPei é um cachorro dócil e brincalhão, sendo um ótimo cão de companhia, mas que, ao mesmo tempo, é um dos cachorros mais independentes. Ao contrário das raças que escolhem o dono preferido, ele se apega a todos os membros da família, é muito fiel e leal. É difícil não se encantar com o Shar Pei: personalidade amável no dia a dia e a dedicação que ele tem com os tutores é inexplicável.
O que esperar do comportamento do filhote de Shar Pei?
Ter um Shar Pei filhote em casa é sinônimo de muita alegria. Ao contrário de um Shar Pei adulto, os filhotes são muito mais receptivos com novas pessoas e novas situações. Ou seja, aquele ladinho protetor, reservado e até mesmo um pouco desconfiado não são tão presentes na vida dos pequenos. É por isso que se recomenda que nessa fase aconteça o adestramento e a socialização da raça, pois lidar com um Shar Pei “mini” (filhote, no caso), é muito melhor do que lidar com um cão já adulto.
No mais, a convivência é maravilhosa com esse cachorro! Raça Shar Pei, nos primeiros meses de vida, tende a ser muito curiosa e ativa. É um cachorro que vai querer conhecer e explorar tudo ao seu redor, e precisa ser estimulado das mais diversas formas. Para quem gosta de ter uma noção de preço, Shar Pei filhote pode ser encontrado por valores entre R$ 2500 e R$ 7500. Essa variação ocorre por causa das características físicas e genéticas do pet. O Shar Pei azul ou SharPei preto costumam ser mais caros do que um Shar Pei caramelo, por exemplo.
Shar Pei: cachorro da raça precisa de uma boa socialização na infância
A personalidade forte e dominante do Shar Pei deve ser amenizada com a socialização. Isso porque, mesmo que ele seja apaixonado pelos donos, o SharPei não tem a mesma facilidade de relacionamento com estranhos e crianças, já que é bem reservado. Com estranhos, o que entra em jogo é o lado protetor e territorialista da personalidade. Como são pessoas de fora da convivência do Shar Pei, cachorro tem uma dificuldade de confiar e se sentir confortável com quem ele não conhece.
Para evitar reações agressivas e explosivas, o ideal é que ele seja socializado e adestrado desde cedo. O mesmo vale para as crianças, como veremos mais adiante, já que com os pequenos, o problema costuma ser a agitação: o SharPei gosta de ficar no cantinho dele sem ser incomodado. A relação da raça com outros animais não é tão problemática: se for bem socializado após a aplicação das vacinas, o Shar Pei consegue conviver bem com outros cães.
Shar Pei e crianças: raça costuma ser bem paciente com os pequenos
Quando falamos do Shar Pei, língua azul e as dobrinhas são as principais características que chamam a atenção das pessoas, inclusive das crianças. Eles parecem fofos e apertáveis, e os menores acabam se deixando levar por isso. Para quem quer saber como é a relação da raça com os pequenos, não há muito com o que se preocupar. Desde que o Shar Pei esteja familiarizado com crianças desde filhote, a relação entre os dois costuma ser de muito carinho e parceria.
O Shar Pei é incrivelmente tolerante com quem é da família, e isso vale também para as crianças. Ele é paciente e um ótimo companheiro, mas para que o relacionamento seja construído de maneira positiva, os tutores devem educar as crianças e cachorros para conviverem em harmonia, sempre respeitando os limites uns dos outros.
Como é o adestramento do cachorro SharPei?
O cachorro com dobrinhas pode - e deve - ser adestrado o quanto antes para ter seu temperamento controlado. O SharPei é um cachorro muito inteligente, mas a teimosia e a independência podem fazer com que esse processo seja um tanto complicado. Por isso, o ideal é que os treinamentos aconteçam com o filhote de Shar Pei. Nessa fase inicial, o cão ainda não tem o comportamento totalmente definido e aprende o que é certo ou errado com mais facilidade, sem apresentar muita resistência às ordens.
Para adestrar o Shar Pei, o importante é não desistir: o tutor precisa ser paciente e ter persistência para ver os resultados do treinamento. Uma forma de ter ainda mais sucesso é oferecer recompensas é uma forma de estimular positivamente o animal para que ele se torne mais obediente. Lembramos que castigos e punições costumam ter o efeito contrário, podendo até deixar o animal mais reativo, por isso devem ser evitados.
Exercícios físicos evitam que o Shar Pei fique estressado
Mesmo sendo um dos cachorros mais preguiçosos,, o Shar Pei tem certa energia para gastar e, por isso, precisa de exercícios no dia a dia para não ficar entediado. Nesse caso, o tédio pode fazer com que ele fique agressivo e estressado, descontando não apenas nas pessoas, mas também nos objetos que estiverem ao seu alcance.
Por ser um cachorro braquicefálico, caminhadas e corridas leves são suficientes e também acabam sendo ótimas para evitar o sedentarismo e a obesidade canina no seu Shar Pei. Além disso, investir no enriquecimento ambiental com brinquedos e brincadeiras é uma outra maneira de deixar o cãozinho mais ativo e menos destrutivo, afastando questões como a ansiedade e o estresse.
5 perguntas e respostas sobre o cachorro Shar Pei
1) Qual é o valor de um Shar Pei?
O preço de um Shar Pei varia de R$ 2.500 a R$ 7.500. O valor vai depender das características físicas e genéticas do animal, e pode sofrer alterações de acordo com o canil de cachorro escolhido. No entanto, é importante que não fuja muito dessa estimativa e é importante garantir que os criadores em questão sejam responsáveis e cuidados com os pais e os filhotes.
2) Como é ter um Shar Pei?
Se o cachorro SharPei for bem socializado e adestrado, tende a ser carinhoso e de fácil convivência. No entanto, a raça também é conhecida por ser protetora e um pouco teimosa. Por isso, é importante ter paciência durante as sessões de adestramento, utilizando sempre reforços positivos para estimular o Shar Pei.
3) Porque Shar Pei ronca?
Alguns cachorros roncam, e o Shar-Pei é um deles. Isso acontece por causa da anatomia braquicefálica da raça, mas não é algo para se preocupar.
4) Qual o tempo de vida de um Shar Pei?
Se bem cuidado e saudável, a raça Shar Pei pode alcançar uma expectativa de vida de 9 a 11 anos. Durante todo esse tempo, o tutor deve estar preparado para atender às necessidades do animal. Oferecer estímulos, fazer consultas de check-up com o veterinário e apostar em uma boa ração para cachorro são alguns dos principais cuidados com o pet.
5) Pode tosar Shar Pei?
O Shar Pei é um cachorro com dobrinhas que nunca deve ser tosado. As ruguinhas atrapalham o processo da tosa, e ele pode se machucar com facilidade. O ideal é manter apenas uma escovação semanal dos pelos.
Dicas para conviver melhor com a raça Shar Pei
Agora que você já sabe como é o dia a dia com um Shar Pei, raça de cachorro pode ser uma companhia ainda mais incrível se o tutor souber lidar com suas manias. Por isso, separamos algumas dicas de convivência que vão fazer toda a diferença com o seu Shar Pei.
1) A socialização do cachorro Shar Pei é fundamental nos primeiros meses de vida. Quanto antes o cãozinho se acostumar com diferentes pessoas e animais, menos desconfiado ele ficará na vida adulta.
2) O adestramento de cães da raça Shar Pei deve ocorrer com reforços positivos. Mesmo sendo teimoso, o Shar Pei gosta de ser reconhecido quando faz algo certo. Isso também serve como um estímulo para ele repetir o comportamento mais vezes.
3) Castigos e punições devem ser evitados na criação do Shar Pei. Além de ser um cachorro forte e musculoso, a raça Shar Pei pode se tornar bastante reativa se for tratada com agressividade. O afeto é a melhor forma de criar o pet!
4) Os exercícios físicos tem uma importância enorme na rotina do Shar Pei. Cachorro precisa gastar energia, e os passeios não devem ser deixados de lado. O tutor também deve separar uma parte do seu tempo para se dedicar ao doguinho.
5) Impor regras é necessário, mas respeitar o seu amigo também é. Por isso, além de estabelecer limites na convivência com o Shar Pei, lembre-se que o cachorro também precisa do seu espaço de vez em quando e não gosta de ser incomodado.
Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo
Edição: Luana Lopes
Publicado originalmente em: 19/11/2019
Atualizado em: 16/06/2023