A ração de gato é o alimento mais importante na dieta do seu pet. Ela contém todos nutrientes que os bichanos precisam para terem uma saúde forte e resistente, como proteínas, gorduras, carboidratos, aminoácidos essenciais, vitaminas e vários minerais.
O problema é que às vezes se torna necessário trocar a ração para gato por algum motivo. Nessas horas, a substituição do alimento precisa de uma atenção especial e não pode ser feita de qualquer jeito. Veja abaixo dicas de como trocar a ração de gato, e os riscos de fazer isso de forma repentina.
Tem problema trocar a ração de gato de uma hora para outra?
Sim. Não se pode trocar a ração de gato muito bruscamente ou de maneira repentina, pois dificilmente o novo alimento será aceito pelo pet. Os felinos são animais bastante apegados com a rotina e resistentes à mudanças (inclusive quando o assunto é a alimentação), por isso o manejo deve ser feito com cautela e gradualmente.
Geralmente, recomenda-se trocar a ração de gato filhote para adulto; e depois de adulto para idoso. Caso tenha passado pela cirurgia de castração, você também pode substituir o alimento antigo por uma ração para gatos castrados. O mesmo vale para condições específicas de saúde, como doenças renais ou dermatológicas, por exemplo.
No entanto, tirando essas situações, não é indicado trocar a ração de gato com uma frequência muito alta. O ideal é apostar em uma marca boa e reconhecida no mercado, além de dar preferência sempre para alimentos premium ou super premium, que contêm ingredientes de melhor qualidade e saciam o gatinho mais facilmente.
Entenda os riscos de substituir a ração para gato de forma repentina
Se você trocar a ração para filhote de gato repentinamente por uma ração para gatos adultos, é bem provável que o animal estranhe essa mudança e não encare a troca muito bem. Como consequência, isso pode gerar:
- Gato não quer comer
- Déficit nutricional
- Vômitos e diarreia
- Sistema imunológico enfraquecido
- Maior propensão a doenças
Tudo isso, muitas vezes, decorre de um gato estressado e que deixa de se alimentar adequadamente. Porém, sem receber os nutrientes que ele precisa, são maiores as chances de ele ficar com a saúde enfraquecida e acabar adoecendo. Os sintomas gastrointestinais — ou seja, o gato vomitando e com diarreia — costumam ser os primeiros a aparecer. Portanto, fique atento!
Como trocar a ração de gato sem prejudicar seu pet?
Se o dono trocou a ração e o gato não quer comer, é porque provavelmente o processo foi feito do jeito errado. Para acostumar o paladar felino com o novo alimento, recomenda-se que todo o processo seja feito de forma gradativa. Em caso de dúvidas, siga o passo a passo abaixo:
- Em uma tigela, ofereça 75% da ração de gato antiga. Em uma outra tigela, coloque 25% da ração nova.
- Coloque as tigelas lado a lado na hora das refeições e repita essa proporção por, aproximadamente, 2 dias.
- No terceiro dia, diminua a proporção da ração antiga para 50% e aumente a da ração nova para 50%. Repita as medidas também no quarto dia.
- No quinto e sexto dias, ofereça 25% da ração de gato antiga; e 75% da nova.
- No sétimo dia, ofereça apenas a ração para gato nova.
Fazendo isso, é mais fácil ter a aceitação do pet pelo novo alimento. No entanto, é importante que todo o processo de transição seja acompanhado de perto por um médico veterinário especialista em gatos! Assim, se o gatinho tiver qualquer problema ou apresentar alguma sensibilidade gastrointestinal, você vai ter todas as orientações necessárias passadas por um profissional.