O gato miando muito durante a noite é uma situação que muitos tutores já estão acostumados. Parece que quando anoitece, os gatinhos ficam cheios de energia e prontos para aprontar bastante. Mas você já se perguntou por que isso acontece? Você pode não ter ideia, mas os miados à noite revelam muito sobre a própria natureza e instinto da espécie. O Patas da Casa vai te contar o que há por trás dessa vocalização noturna e se existe uma maneira de driblar esse comportamento do gato para uma noite mais tranquila de sono. Vem conferir!
O gato miando muito durante a noite é algo normal
O gato miando muito à noite é algo comum na rotina de um gateiro, e esse hábito tem tudo a ver com os instintos selvagens dos felinos. Acontece que os gatos são animais crepusculares, o que significa que eles são mais ativos durante o anoitecer e o amanhecer. Essa é uma característica evolutiva que acompanha os bichanos há séculos.
Quando viviam soltos na natureza, eles caçavam as presas nesses horários porque era o momento em que a caça se encontrava mais vulnerável. Hoje, os miados noturnos são vistos como uma forma do felino se comunicar, seja com outros bichanos ou com o tutor. Então é por meio do miado de gato que eles expressam necessidades, como fome ou desejo de brincar - e como à noite eles estão mais ativos, é nesse momento que eles vão miar mais.
Mudanças na rotina podem deixar o gato miando muito
O gato miando muito durante a noite também pode estar relacionado com mudanças na rotina do pet. A chegada de um novo animal no ambiente, mudanças na alimentação do gato ou até na rotina do tutor podem impactar o comportamento do felino. Isso porque os gatos são animais que prezam por uma rotina bem estabelecida, então quando algo foge do esperado, eles podem ficar ansiosos ou inseguros. Como consequência, o tutor pode se deparar com um gato miando muito durante a noite para expressar esse descontentamento.
Saúde é outro motivo para um gato miando muito
O gato miando muito alto também pode indicar algum problema sério com a saúde dele. Ele pode estar sentindo dor ou algum tipo de desconforto. Geralmente, o animal tende a ficar mais agitado e miando com mais frequência do que o normal - e você pode até observar a ocorrência de alguns sintomas, como apatia e perda de apetite. Nesses casos, é fundamental levar o bichano até o veterinário para averiguar o que pode estar acontecendo com ele e o que fazer para ajudá-lo.
No espiritismo, o gato miando muito tem a ver com um 'sexto sentido' da espécie
Algumas pessoas acreditam que existe uma relação entre o espiritualismo e o gato miando muito. Espiritismo considera os felinos animais muito sensíveis e observadores, então o gato miando muito é visto como um indicativo de energias negativas no ambiente. No entanto, essa é uma teoria que não existe nenhuma comprovação científica.
Veja como evitar o gato miando muito de noite
O gato miando durante a noite é uma situação que pode ser bastante incômoda para os tutores, já que o barulho dos miados pode atrapalhar o sono. Porém, a boa notícia é que existem algumas maneiras de driblar esse comportamento - desde que o miado não esteja sendo causado devido a algum problema de saúde.
Veja como evitar o gato miando muito de noite:
- Antes de dormir, garanta que o bichano esteja bem alimentado com uma ração para gato de qualidade, pois elas deixam eles saciados por mais tempo
- Aposte no uso de blecautes para tentar convencer o gato a dormir por mais tempo
- Invista no enriquecimento ambiental para gatos para deixá-lo entretido
- Proporcione um cantinho bem confortável para ele descansar
- Use floral para gatos para manter o bichano mais calmo
- Aposte em uma música para gato dormir
Vale dizer que o gato filhote miando muito durante a noite é uma situação ainda mais comum, pois é normal que eles se sintam mais carentes de atenção. Nesse caso, é importante que o tutor não ceda às vontades do gatinho para não deixá-lo mal acostumado. Então, por mais cruel que pareça, é importante não atender os chamados do felino nessas situações. Acostumar o gato filhote a dormir fora do quarto é uma dica bacana para evitar que esse tipo de situação aconteça.