Todo gateiro queria magicamente conseguir entender o significado do miado de gato e, assim, poder interpretar tudo que o pet quer dizer. Seja para pedir comida, expressar descontentamentos, chamar para brincadeiras ou até mesmo dizer que está com dor, a possibilidade de conversar com o próprio gato seria um sonho. Afinal, o pet é o seu melhor amigo e seria muito divertido bater altos papos com ele. Apesar de isso não ser possível, existem algumas maneira de entender exatamente o que o seu gato está querendo dizer com a ajuda da tecnologia: um aplicativo que usa Inteligência Artificial promete traduzir o som do miado de gato, fazendo com que você descubra tudo que o pet está tentando comunicar quando mia. Mas será que ele realmente funciona?
Aplicativo de IA traduz miado de gato
O aplicativo que promete revolucionar a comunicação entre gatos e tutores é o MeowTalk. Criado pelos cientistas da computação Sergei Dreizin e Mark Boyes, o app usa IA para interpretar o som do miado de gato. Tudo que o tutor precisa fazer é gravar os sons emitidos pelos bichanos diretamente pelo aplicativo. Então, a tecnologia consegue traduzir os miados em frases como “me alimente” e “estou irritado”, indicando para o tutor o que o pet está tentando comunicar. O MeowTalk está disponível para download no Google Play e na Apple Store.
Como o aplicativo consegue identificar o significado do miado de gato?
Os criadores do MeowTalk criaram um programa de computador para analisar gravações de 21 gatos miando em três situações diferentes: quando eram escovados, quando esperavam por comida e quando estavam sozinhos em um lugar desconhecido. A partir disso, chegaram à conclusão de que existia um miado de gato específico para cada momento (coisa que a Ciência já tinha descoberto há muito tempo). Essas gravações foram usadas para desenvolver a funcionalidade do aplicativo com auxílio da inteligência artificial.
O trabalho deu certo e, atualmente, o MeowTalk pode identificar até 9 frases diferentes com uma taxa de precisão de 90%. O aplicativo continua sendo aprimorado o tempo inteiro, já que os usuários podem avaliar as precisões das traduções. Com isso, a inteligência vai ficando mais refinada e precisa com o tempo.
Mesmo sem aplicativo, é possível entender o significado do miado de um gato
O aplicativo MeowTalk facilita bastante a comunicação entre gato e tutor, mas você sabia que só de ouvir pessoalmente o miado de gato já dá para ter noção do que ele está dizendo? Para isso, você deve ficar atento a alguns fatores, como volume, frequência e duração do som.
Miado de gato é diferente em cada situação e, sabendo identificar suas particularidades, o tutor consegue distinguir suas necessidades rapidamente mesmo que esteja sem acesso ao app. Confira alguns significados do miado de gato:
Miado de gato com fome: quando temos um gato miando de fome, o som é bem alto, agudo e desesperado. O pet mia bastante e o som pode ficar ainda mais intenso quando ele finalmente vê alguma comida, já que está ansioso para se alimentar.
Miado de gato bravo: no caso do gato estressado, o miado costuma ser longo, agudo e acompanhado de outros sons, como grunhidos e rosnados.
Miado de gata no cio: quando está no cio, a gata solta um miado bastante estridente, melancólico e constante. O gato macho mia de volta em um som parecido.
Miado de gato com dor: em casos de dor, temos um gato miando alto e de forma repetitiva. Ao ouvir esses miados demorados e frequentes, leve-o ao veterinário pois o pet pode estar sentindo algum desconforto.
Miado de gato chorando: o gato miando quando chora tem um som bastante melancólico. É um barulho alto e que não cessa por nada.
Além do som do miado de gato, existem outras formas de entender seu pet
O miado de um gato é a forma de comunicação mais conhecida pelos tutores, mas existem outros fatores da linguagem corporal felina que ajudam a identificar os sentimento do pet. A posição da cauda, a postura do animal e até mesmo a direção das orelhas ajudam a entender o que está passando pela cabeça do felino. Veja alguns exemplos:
Orelhas do gato: quando o gato mantém suas orelhas em pé, é um sinal de que ele está alerta e atento a alguma coisa ao seu redor. Se elas estiverem para baixo, é um indicativo de tristeza. Já as orelhas do gato levemente curvadas para a frente aparecem quando o pet está relaxado.
Olhos do gato: quando o bichano mantém o olhar fixo com algumas piscadelas, é um sinal de parceria e confiança. Já se ele mantém os olhos estagnados, indica uma postura defensiva do animal.
Rabo do gato: a cauda do gato apontada para cima é um sinal de que o pet está se sentindo feliz. Por outro lado, o rabo de gato para baixo é indicativo de alerta, pois o animal pode estar desconfiado ou com medo.
Postura do gato: o gato deitado de barriga para cima ou com as patas esticadas está relaxado e confortável, já que é uma posição em que ele fica mais “exposto”. O bichano retraído e encolhido, por sua vez, pode estar sentindo medo. Já o gato com pelos eriçados e postura agachada está prestes a atacar.