Muitos tutores se perguntam qual o melhor veneno para acabar com carrapatos no quintal, mas a verdade é que não basta apostar em apenas uma única técnica para afastar esses parasitas da sua casa. Na realidade, o que vai eliminar de vez esses monstrinhos é um conjunto de atitudes do tutor. Quer saber como acabar com carrapato no quintal? Veja abaixo 5 dicas valiosas para não sofrer mais com esse problema e deixar seu peludo protegido!
1) Fazer uma dedetização completa do espaço
Quem tem jardins e quintais já deve saber que os carrapatos amam estar em ambientes como esses. Por isso, para evitar infestações — principalmente se seu cãozinho pegou carrapato recentemente —, uma das primeiras atitudes a serem tomadas é dedetizar completamente o ambiente. Você pode fazer isso usando produtos apropriados para isso e, caso você não saiba como acabar com carrapato no quintal, outra opção é contratar uma empresa especializada em dedetização.
2) Ter uma atenção especial com plantas e folhas secas
O carrapato em cachorro não é difícil de ser identificado, mas quando esse parasita fica no ambiente, muitas vezes ele fica camuflado próximo de plantas e folhas secas. Por esse motivo, além de saber como matar carrapato, o tutor também deve ficar atento ao espaço no geral. É fundamental remover folhas secas do chão e observar se os locais próximos às plantas não foram infestados.
Além disso, vale a pena apostar em plantas que são seguras para os pets e que, ao mesmo tempo, repelem insetos e parasitas, como citronela e alecrim. São cuidados simples, mas que são ótimos para afastar problemas indesejados.
3) Usar remédio caseiro para eliminar carrapatos do ambiente
Não sabe como eliminar carrapatos do ambiente? Uma das melhores maneiras de fazer isso é com alguns remédios caseiros. Eles podem ser associados a outras práticas, como a dedetização e uso de produtos carrapaticidas. Algumas misturas que são ótimas para isso são:
- Vinagre puro — Misturar vinagre com água, colocar em um borrifador e aplicar na área.
- Vinagre com bicarbonato — Misturar 2 xícaras de vinagre de maçã com 1 xícara de água morna e ½ colher de bicarbonato de sódio, colocar em um borrifador e aplicar na área.
- Frutas cítricas — Esquentar 2 xícaras de água, adicionar 2 limões cortados (ou qualquer fruta cítrica) e aguardar 1 hora. Depois, retirar os limões, colocar a mistura em um borrifador e aplicar na área.
Além dessas soluções, matar carrapato com sal e detergente é outra prática comum que costuma funcionar. Para isso, basta misturar 1 xícara de sal com 1 xícara de detergente, adicionar água quente e dissolver bem. Depois é só despejar o líquido na área desejada, aguardar aproximadamente 2 horas e em seguida enxaguar com água.
4) Desparasitar completamente o cachorro com produtos específicos
Depois de aprender como acabar com carrapatos no quintal, o tutor também deve ter uma atenção especial com o cãozinho. Se o animal já pegou carrapato, um cuidado que deve ser tomado é remover e eliminar completamente todos os carrapatos do corpo do cachorro. Você pode fazer isso de forma manual, com o auxílio de uma pinça, como também pode — e deve — usar produtos adequados para matar os carrapatos.
Shampoos e sabonetes anti parasitas são alguns produtos que podem ser usados para auxiliar no banho do cachorro com carrapato. Outras opções são investir em sprays, medicamentos orais e pipetas para exterminar esses monstrinhos do organismo do pet. Isso vai prevenir que novos carrapatos se alojem no quintal e causem novas infestações no animal futuramente.
5) Fazer faxinas frequentes é a melhor forma de como acabar com carrapato no quintal
Se a ideia é não sofrer nunca mais com esse problema, é importante dizer que o tutor não deve saber apenas como eliminar carrapatos do ambiente, mas também como evitar que essas pragas retornem. Para auxiliar nesse momento, as faxinas contam muito! O tutor deve saber como limpar o ambiente em que o pet vive, e, em casas com quintais, isso inclui também as áreas externas. Por isso, sempre que for limpar a casa, não esqueça também de verificar quintais e jardins, limpando esses espaços muito bem para não ter nenhuma surpresa depois.