Talvez você já tenha ouvido por aí que não pode tosar Chow Chow. Realmente a tosa tradicional, aquela que deixa o pelo bem curtinho, não é recomendada para a raça, mas isso não quer dizer que o cãozinho não pode ter os pelos aparados. Por outro lado, as tosas de Poodle são muito famosas pelos diversos modelos e tipos: tem tosa curtinha, média, com os pelos maiores e até alguns cortes meio exóticos. Mas você sabia que existe um tipo de corte que pode ser feito nessas duas raças que são bem diferentes fisicamente e até no temperamento?
A tosa leão foi criada no século 17 com intuito de facilitar o trabalho dos cães na água. Hoje o corte é meramente estético e pode deixar o pet com um ar imponente e muito charmoso. Apesar de não ser tão conhecida, é muito comum em raças como o Chow Chow e o Poodle. O Patas da Casa reuniu algumas informações e curiosidades sobre a tosa leão em cachorro. Dá só uma olhada!
Por que tosar cachorro é importante?
A tosa em cachorro faz parte dos cuidados importantes para cães de pelos longos, principalmente. Muita gente acha que os cortes servem apenas para a estética, mas na verdade, o banho e tosa também servem para manter o bem-estar do animal, principalmente nos períodos de muito calor. No entanto, em algumas raças não é recomendado deixar os pelos muito curtos. O Chow Chow é uma raça de cachorro braquicefálico e sua pelagem cumpre o papel de uma espécie de manta térmica e ajuda a controlar a temperatura do animal de acordo com o clima. Ou seja, os pelos do Chow Chow ajudam a aquecê-lo no inverno e a refrescar no verão.
A tosa em cachorro também é importante para manter a higiene do pet, já que os fios longos acumulam mais sujeira. No caso de outros cachorros de pelo longo, como Poodle e Shih Tzu, é preciso aparar os fios com frequência seguindo as tosas específicas da raça em questão.
Como é feita a tosa em cachorro do tipo leão?
Afinal de contas, como é feita a tosa leão? Diferente da tosa de cachorro para o calor, esse tipo de corte é feito removendo todos os pelos da face, barriga, rabo e parte superior das pernas. A única pelagem que é deixada é aquela que fica em volta da cabeça, que quando escovada, tende a ficar mais volumosa e deixa o animal com a aparência de um leão. Esse tipo de corte também pode ser chamado de tosa de pelúcia. No caso da tosa leão no Poodle, alguns tutores optam por deixar alguns pompons de pelo no tornozelo, na ponta da cauda e nos quadris.
Spitz, Poodle e Chow Chow: tosa leão pode ser feita em quais raças?
Muito se fala sobre a “tosa leão Chow Chow”, mas apesar do corte ser muito conhecido para essa raça, ele também pode ser usado em outros pets. A tosa leão combina com diversas raças e pode ser uma ótima ideia para mudar um pouco a aparência do pet. Confira quais as principais raças que podem fazer a tosa leão:
- Chow Chow;
- Pequinês;
- Poodle;
- Shih Tzu;
- Spitz Alemão.
Redação: Hyago Bandeira