A unha de cachorro é uma região que demanda certa atenção. Assim como nós, os pets devem ter as garras aparadas regularmente, não por uma questão meramente estética, e sim porque garras muito compridas podem gerar problemas e desconfortos no animal. Mas, além de saber como cortar unha de cachorro, o tutor também deve observar quando o pet precisa de ajuda de um profissional. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu 5 sinais que indicam que seu cachorro precisa ir ao veterinário.
1) Unha de cachorro inflamada pode evoluir para problemas piores
A unha de cachorro inflamada já é um problema bem chatinho por si só. Ela costuma causar muita dor e incômodo no paciente, fazendo com que o cão tenha dificuldade de andar se não for tratada corretamente. Além disso, a unha de cachorro inflamada pode ter relação ou até abrir portas para infecções bacterianas e fúngicas. Ou seja, um problema que parecia pequeno pode evoluir rapidamente para algo ainda mais grave - e, nesses casos, é indispensável passar por uma consulta veterinária.
2) Se o pet passa a andar mancando, você deve ficar de olho na unha de cachorro
Viu seu cachorro mancando? Redobre a atenção com ele! Embora várias outras causas possam ter relação com esse “sintoma”, a unha de cachorro inflamada, encravada ou comprida demais pode dificultar a locomoção do pet. O animal fica claramente desconfortável ao tentar caminhar, porque o impacto de colocar as patas no chão faz a dor piorar. Se for o caso, vale checar a unha de cachorro. Caso ela esteja com algum problema, pode ser necessário levá-lo ao médico.
3) Unha de cachorro inflamada pode fazer o animal lamber a pata com frequência
O cachorro lambendo a pata compulsivamente é um comportamento que sempre deve ser observado. Geralmente, os cães adotam essa postura quando estão ansiosos ou estressados, mas a reação também pode ser causada devido a inflamações e dores na região. Quando isso acontece, é normal ver o cachorro lambendo a pata sem parar para tentar minimizar o incômodo que ele sente. O problema é que o excesso de lambidas pode piorar a inflamação e propiciar infecções locais.
4) Cheiro ruim vindo da unha de cachorro não é um bom sinal
Quando a unha de cachorro cresce demais e penetra na pele, pode causar um cheiro bastante forte e desagradável. Mas atenção: isso não tem nada a ver com o cheiro de "salgadinho" na pata do cachorro, causado pela umidade nas almofadinhas e que é normal. Na verdade, o odor é diferente e muito mais marcante, por isso costuma chamar a atenção do tutor. É, basicamente, como se o cachorro tivesse chulé muito forte. Outros sinais de alerta são dor e inchaço. Ao reparar nisso, vale conferir se a região está infeccionada ou inflamada, além de procurar um veterinário.
5) Algumas doenças causam o crescimento anormal das unhas de cachorro
Além da preocupação com alterações na unha de cachorro, o tutor também deve estar atento a doenças que não necessariamente causam mau cheiro ou inflamação, mas que podem fazer com que as garras cresçam mais rápido do que o normal. A unha de cachorro com calazar - ou unhas de cachorro com leishmaniose - costuma ficar muito comprida em pouco tempo e também se torna mais frágil. Para completar, as almofadinhas do animal ficam mais ásperas e pode haver descamação da pele.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes