Assegurar uma vida longa e de qualidade para o seu amigo de quatro patas exige um aliado poderoso: a tabela de vacinas para gatos. Segui-la à risca é fundamental para afastar do bichano várias doenças que podem - e devem- ser evitadas. Dentre os imunizantes que não devem ser deixados de lado está a vacina V5 para gatos, uma das mais importantes para o animal e que faz parte do cronograma obrigatório de vacinação.
A V5 é uma das três vacinas polivalentes disponíveis para a imunização dos gatos, assim como a V3 e a V4. Mas você sabe o que significa uma vacina polivalente? Esse é um tipo de vacina para gatos que oferece proteção contra múltiplas doenças. Ou seja, ao invés de aplicar uma vacina para cada tipo de enfermidade, a vacina polivalente estimula uma resposta imunológica contra mais de um agente patogênico.
Se você quer saber mais sobre esse poderoso escudo de proteção felino, o Patas da Casa trouxe tudo que você precisa saber sobre a vacina V5, gatos e a sua importância. Confira!
Vacina para gatos: qual a importância do imunizante?
Se você está pensando em adotar um gatinho para fazer companhia, tenha em mente que não é só de carinho e chamego que os bichanos precisam. A vacinação é uma das várias maneiras de dizer eu te amo para o seu gato e é fundamental na vida do animal. Além de protegê-los de doenças graves que podem ser fatais, as vacinas para gatos também são importantes para prevenir doenças que atingem os humanos (as zoonoses). É o caso do gato com raiva, uma doença que leva o animal à morte e que pode ser transmitida para os seres humanos por meio de mordidas e arranhões.
A vacina V5 para gatos protege contra quais doenças?
O nome “V5” não é por acaso: a vacina felina V5 protege contra cinco tipos de doenças de uma vez só, por isso é considerada a mais importante e mais completa do ciclo de vacinação de gatos. Veja quais são as cinco enfermidades que podem ser prevenidas com a V5:
- Rinotraqueíte felina: causada pelo herpesvírus tipo 1, essa é uma doença que atinge o complexo respiratório felino e pode provocar sintomas semelhantes a de um gato resfriado, como espirros, corrimento nasal e tosse. Além disso, ela também pode provocar febre, anorexia, conjuntivite, apatia e estomatite.
- Calicivirose felina: altamente contagiosa e perigosa, essa doença é causada pelo vírus da calicivirose que também afeta o sistema respiratório do animal. Os sintomas mais comuns são febre, espirros, tosse e feridas na boca e no focinho do gato.
- Panleucopenia felina: doença muito grave e contagiosa que afeta o sistema gastrointestinal do animal e que costuma ser mais comum em gatos jovens, com baixa imunidade. Os sintomas da doença envolvem febre alta, vômitos, diarreia, desidratação.
- Clamidiose felina: é causada por uma bactéria que provoca uma infecção ocular que pode facilmente ser confundida com a conjuntivite felina.
- Leucemia felina: conhecida também como FeLV, essa é uma das doenças mais temidas pelos tutores. A leucemia felina não tem cura, é altamente transmissível e é provocada por um vírus que atinge gravemente o sistema imunológico do animal, deixando ele suscetível a outras doenças.
Vacinas para gatos: qual a diferença entre a V3, V4 e V5?
As três vacinas para gatos são polivalentes e protegem o animal contra mais de uma doença, mas a vacina V5 para gatos é considerada o imunizante mais completo. A V3, chamada também de tríplice, protege contra a rinotraqueíte, calicivirose e a panleucopenia. Já a V4 (quádrupla), protege contra as mesmas três doenças, mais a clamidiose felina. A vacina de gato V5 é considerada justamente a mais completa pois ela também protege contra a leucemia felina (FeLV), doença super agressiva que pode ser fatal para os bichanos.
Vale dizer que, por mais que a vacina V5 para gatos seja a mais indicada para completar a tabela de vacina do animal, os gatos que já possuem o vírus da leucemia no organismo não podem receber esse imunizante. Por isso, realizar o teste de FIV e FeLV em gatos resgatados é fundamental.
Vacina V5 para gatos: preço é mais elevado, mas garante maior proteção
Se você está se perguntando quanto custa a vacina V5 para gatos, saiba que ela é um pouco mais cara que os outros imunizantes polivalentes, e seu preço pode variar entre R$100 e R$150 reais. Por outro lado, ela oferece aos bichanos uma maior proteção. Então na hora de pesquisar sobre a vacina V5 para gatos, preço e informações, lembre-se que esse é um investimento na saúde do bichano, e vale a pena gastar um pouco mais se for para deixar o gatinho protegido e longe dos perigos da leucemia felina.
Além disso, vale lembrar que a vacinação deve ser realizada por veterinários. Portanto, se você está pensando “vacina v5 para gatos onde comprar”, saiba que ela não pode ser comprada por qualquer um, apenas por clínicas veterinárias e profissionais da saúde. Afinal, o médico veterinário é o único que vai poder avaliar e decidir se a vacina é realmente necessária para o seu bichano.
Vacina V5 para gatos: quantas doses são necessárias e onde encontrar?
É natural surgir uma série de dúvidas sobre vacinas para gatos, principalmente entre os tutores de primeira viagem. Por exemplo, para que o bichano esteja totalmente imunizado contra essas 5 doenças que podem ser prevenidas com a vacina V5 para gatos, quantas doses são necessárias? Quando devo vacinar o meu gatinho? A vacina V5 deve ser aplicada ainda no gato filhote, seguindo a seguinte lógica:
- 1ª dose: realizada a partir dos 60 dias de vida do gatinho. Antes desse período, é possível que o filhote ainda tenha os anticorpos que adquiriu da mãe pelo leite materno, o que pode influenciar na eficácia da dose.
- 2ª dose: é preciso esperar um curto intervalo de tempo de 21 a 31 dias após a primeira dose.
- 3ª dose: da mesma forma que a 2° dose, é fundamental respeitar o intervalo de 21 a 31 dias após a última aplicação.
Depois de tomar todas as doses da vacina em seu primeiro ano de vida, o gato adulto só precisa tomar uma dose de reforço anualmente.
Vacina felina V5 pode dar reação no animal?
Assim como acontece com qualquer outra vacina, gatos (V5) podem apresentar reações adversas aos componentes do imunizante após a vacinação, mesmo que não seja tão comum. Normalmente, esses sintomas podem durar 24 horas, e as reações mais comuns são dores no local da injeção, febre, perda de apetite e sonolência. Caso o animal apresente qualquer reação após tomar a vacina felina V5, é importante entrar em contato com o médico veterinário para que ele indique um medicamento que ajude nos sintomas do bichano.