Assim que recebemos um filhotinho em casa, logo pensamos nos principais cuidados que o pet vai demandar - e a aplicação da vacina para cachorro não fica de fora da lista. Mesmo animais já adultos precisam desse cuidado especial com a vacinação para se manterem protegidos contra doenças, por isso a tabela de vacina para cachorro deve ser seguida à risca. Os reforços precisam acontecer anualmente e dentro do período indicado na carteirinha de vacinação.
Mas o que acontece se a vacina de cachorro não estiver em dia? Qual é a importância de seguir o calendário vacinal certinho? A seguir, te contamos tudo que você precisa saber sobre o assunto.
Por quanto tempo posso atrasar a vacina do cachorro?
O ideal é nunca atrasar a vacina de cachorro, pois isso deixa o organismo do animal sem a proteção adequada contra doenças perigosas. No entanto, às vezes imprevistos acontecem e, por causa disso, os tutores acabam atrasando a vacinação. Se for o caso, o ideal é não esperar passar muito tempo para atualizar as doses de reforço. Alguns dias, ou até mesmo uma semana, é um atraso “aceitável”, mas esperar passar meses ou anos é um risco enorme para a saúde do animal.
Vale lembrar que as três primeiras doses de vacina para cachorro são fundamentais para completar o ciclo vacinal canino. Nesse caso, se houver qualquer tipo de atraso, é necessário recomeçar todo o ciclo para garantir a imunização do animal. Apenas as doses de reforço, que devem ser aplicadas anualmente, podem sofrer pequenos atrasos, mas o ideal é que isso não aconteça.
“Meu cachorro não tomou nenhuma vacina, e agora?”
Se o seu cãozinho ainda não foi vacinado, é importante levá-lo o quanto antes para fazer um check-up completo. Assim, o veterinário poderá verificar como anda a saúde do animal e se certificar de que ele não foi contaminado por nenhuma doença. Em seguida, o animal deve começar o processo de vacinação, que segue um calendário de três doses iniciais da vacina V8 ou V10, além da vacina antirrábica. É muito importante vacinar o seu doguinho, caso contrário ele fica vulnerável a vários problemas de saúde que podem ser facilmente prevenidos, como a cinomose canina e parvovirose.
Tabela de vacina para cachorro: saiba como fazer a imunização completa do seu pet
A vacina de cachorro cumpre um papel muito importante na proteção do organismo canino. As primeiras doses podem ser aplicadas a partir dos 45 dias de vida do animal, e seguem um “calendário” de vacinação. Veja abaixo como é a tabela de vacina para cachorro:
1ª dose de vacina óctupla (V8) ou déctupla (V10): realizada a partir dos 45 dias de vida.
2ª dose de vacina óctupla (V8) ou déctupla (V10): realizada entre 21 a 30 dias após a primeira dose.
3ª dose de vacina óctupla (V8) ou déctupla (V10): realizada entre 21 a 30 dias após a segunda dose. Depois, as doses de reforço devem ser anuais.
1ª dose de vacina contra raiva: realizada entre 90 e 120 dias de vida. Depois, as doses de reforço devem ser anuais.
Lembre-se: a vacina de cachorro é importante para prevenir várias doenças
Os benefícios da vacina de cachorro são inúmeros. Além de aumentar a expectativa de vida do animal e ser uma forma de prevenir quadros graves, a imunização dos pets também ajuda no controle de zoonoses. Para completar, é muito melhor - e mais barato - cuidar de um cachorro saudável do que de um cãozinho doente. Se o animal pega uma doença para a qual tem vacina, são gastos que poderiam ser facilmente evitados. Além disso, ninguém gosta de ver o próprio bichinho debilitado, certo? Então não deixe a vacina de cachorro de lado!
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes