Para quem é tutor de um animal de estimação, os meses mais quentes do ano trazem uma preocupação recorrente: a infestação de parasitas nos pets. Por mais que esse tipo de problema seja mais frequente nos cães, os gatinhos também podem sofrer com as pulgas e os carrapatos - e é por isso que certas medidas, como o uso de um antipulgas para gatos, se tornam necessárias.
“A proliferação de pulgas e carrapatos são maiores no verão porque a alta umidade e a temperatura são condições ideais para isso”, explica a médica veterinária Tatiana De Vita. Para entender melhor como proteger seu bichano do problema, veja algumas dicas passadas pela especialista abaixo!
Antipulgas para gatos é uma ótima forma de prevenir parasitas
Se você é dono de um felino, provavelmente já ouviu falar do antipulgas para gatos. Esse produto é fundamental para eliminar e afastar parasitas indesejados do corpo do animal e, segundo Tatiana, o uso do antipulgas é recomendado durante todo o ano - mas principalmente no verão, que é uma época de proliferação e maior incidência dos parasitas. “Isso não significa que as pulgas não possam aparecer em outras épocas do ano, o que torna importante o controle regular”, reforça a especialista.
Como funciona o antipulgas para gatos?
Para eliminar a pulga de gato durante infestações, o antipulgas é uma medida ágil e eficaz. Mas como ele funciona? A dra. Tatiana explica: “Geralmente, após a ingestão ou aplicação do antipulgas, dependendo da administração do fabricante, o produto vai para a corrente sanguínea, e quando o parasita entra em contato com essa pele ou com o sangue, ele morre.”
Quais são os tipos de antipulgas para gatos?
De acordo com a médica veterinária, existem antipulgas que são administrados via oral, outros são de uso tópico (aplicados diretamente na pele) e ainda tem alguns em formato de coleira. “Seus tempos de proteção podem variar de 24 horas até alguns meses, dependendo do uso e fabricante”, complementa.

Qual melhor antipulgas para gatos?
Como foi explicado, existem diferentes tipos de antipulgas para gatos: comprimido, pipeta, spray, tópico e até coleira. Porém, é importante ter atenção com essa escolha. Conforme a profissional alerta, alguns animais podem apresentar sensibilidade a componentes de um determinado produto. Por isso, é necessário o acompanhamento com um veterinário para escolher o tipo ideal de antipulgas de acordo com as características individuais do seu pet.
Como o tempo de proteção de cada método pode variar, Tatiana ainda reforça: “Cada antipulga tem um tempo de ação e repetição do uso, sendo importante utilizar conforme a indicação e duração relatada do fabricante.”
Limpeza do ambiente também é importante para eliminar as pulgas
Independentemente do tipo de produto que o tutor escolher, é importante fazer faxinas regulares em casa. Limpar o lugar que seu pet vive é uma das melhores maneiras de prevenir novas infestações, principalmente se o gatinho pegou pulga recentemente.
“É comum o tutor pensar que, ao encontrar uma pulga no seu pet, apenas o antipulgas pode resolver o problema. Na verdade, o ambiente provavelmente já está com proliferação de pulgas também. Portanto, além de utilizar produtos no seu pet, é importante fazer a limpeza do ambiente pois é no ambiente que a pulga completa seu ciclo de vida”, ressalta a médica veterinária.
Portanto, além de apostar em medicamentos ou em uma coleira antipulgas para gatos, não esqueça também de higienizar todos os espaços que o seu bichano frequenta, além de lavar os acessórios dele, como a caminha e os brinquedos. “Com a administração do antipulgas ideal para seu gato e com a limpeza correta do ambiente (com produtos específicos para essa finalidade), pode-se fazer um controle eficaz dessa infestação.”