Na manhã do último domingo (26), um filhote de gato foi resgatado de dentro da tubulação de água pluvial de uma residência no bairro Santa Maria, em Brasília (DF). A operação foi feita pelo Corpo de Bombeiros, que foi acionado por volta de 10h. Durante o percurso do resgate, o gatinho passou por uma área de alagamento e estava em parada cardiorrespiratória no momento do resgate. Ele, então, precisou ser reanimado pela equipe de socorristas.
O registro em vídeo foi feito por um dos militares e acabou chamando a atenção na internet. Ele mostra um dos bombeiros fazendo massagem cardíaca no filhote e até respiração boca a boca. Após dois minutos de manobras de reanimação cardiopulmonar, é possível ver o gato se mexendo e recuperando os sinais vitais. Os profissionais conseguiram reverter a situação do pet com sucesso, comovendo internautas e toda a equipe de bombeiros.
Assista ao vídeo na íntegra:
Para fazer o resgate do gato foi necessária muita destreza. O cano onde o filhote estava preso passava pelo interior de uma coluna de concreto que dificultava a retirada do animal de lá. Com a previsão de chuvas na região, se o gato não fosse resgatado urgentemente, corria o risco de se afogar. Para isso, a equipe utilizou um guia de passagem de fio, que foi introduzido dentro da tubulação para direcionar o animal até a saída. Nesse pequeno trajeto, ele acabou passando por uma área alagada e por isso sofreu a parada cardiorrespiratória.
Nessa hora, foi necessário prestar primeiros socorros para o gato e, felizmente, deu tudo certo. O filhotinho não apenas se recuperou do incidente, como também foi adotado pelo dono da casa e ganhou um lar. Você pode conferir os stories sobre a adoção do gato no perfil do instagram do Corpo de Bombeiros Militar/DF (@cbmdf) .
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes