O vira-lata caramelo, um dos rostinhos mais populares e queridinhos do Brasil, está ocupando cada vez mais espaço na sociedade, inclusive dentro órgãos públicos. Um vira-lata caramelo resgatado por agentes do 17º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro fez tanto sucesso na corporação que subiu de patente na última semana. Devido ao excelente trabalho na polícia, o cãozinho, que até então era conhecido como cabo Oliveira, foi promovido a sargento, e teve até direito até a uma cerimônia para celebrar a ‘promoção’. Veja os detalhes da história desse cachorro adotado por policiais.
Vira-lata caramelo resgatado integra equipe da Polícia Militar carioca
Você se lembra da história do Cabo Oliveira, vira-lata caramelo que virou mascote da Polícia do Rio? Antes de virar cabo no 17º Batalhão da Polícia Militar da Ilha do Governador, Oliveira era um cachorro de rua. Ele apareceu na porta do batalhão em 2018, mas demonstrava ser um cãozinho bem agressivo e desconfiado. Os agentes tentavam oferecer comida e água para ele, mas o vira-lata recusava tudo. Quando começou a sentir mais confiança nas pessoas do local, o animal começou a seguir um dos policiais do Batalhão, o Cristiano Oliveira, que acabou adotando o cãozinho um tempo depois. A partir disso, o vira-lata caramelo se tornou o mascote oficial do 17º Batalhão, que fica na Ilha do Governador, e foi até nomeado como cabo, a primeira promoção dentro do quadro de praças da Polícia Militar.
Cabo Oliveira, vira-lata caramelo famoso na corporação da Polícia Militar, é nomeado a sargento
Após alguns anos de muito trabalho e dedicação, o cabo Oliveira recebeu o reconhecimento que merecia e subiu de patente na corporação. Na última quarta-feira (03/07), ele foi nomeado sargento da polícia, e teve até uma cerimônia para celebrar a mudança de patente. No evento, o vira-lata caramelo é anunciado e vai para frente dos convidados na companhia do tutor, onde recebe mais uma insígnia em seu uniforme. A insígnia é um símbolo que identifica uma instituição e na Polícia Militar, quanto maior o número de insígnias costuradas na farda, maior a patente e responsabilidade do cargo. Durante a promoção, o vira-lata caramelo é aplaudido e fotografado pela equipe da polícia. Confira o vídeo desse momento único especial do agora Sargento Oliveira:
A rotina do Sargento Oliveira como mascote da corporação
Desde que se tornou cabo da polícia, o vira-lata caramelo Oliveira tem feito o maior sucesso na corporação e também na internet. Ele virou celebridade nas redes sociais com seu perfil no Instagram, que já conta com mais de 272 mil seguidores. No perfil, ele é um verdadeiro pet influencer, e compartilha vários registros da sua rotina.
Quando está "em serviço", o sargento Oliveira sempre usa uma farda feita especialmente para ele, com direito a um colete personalizado. Ele adora dar passeios na viatura da polícia e usa até óculos para cachorro de sol durante as rondas. Para garantir a segurança dele, Oliveira ainda usa uma coleira com identificação para cães. Além disso, para apoiar a castração de cachorro e todos os benefícios que ela envolve, o sargento Oliveira sempre faz questão de aparecer nos pontos do Castramóvel oferecidos gratuitamente pelo poder público.
Mas apesar de toda a pompa, Oliveira cumpre apenas a função de mascote da Polícia Militar e não é um cachorro policial. Ele não foi treinado para desempenhar essa função e não participa de nenhum tipo de operação policial. Oliveira apenas atua como um "vigilante" da delegacia e produz conteúdos no Batalhão para o perfil nas redes sociais.
Confira quais são as raças mais indicadas para se tornar um cachorro policial
Os cachorros são animais inteligentes e cheios de habilidades incríveis que podem ser muito úteis em diversas situações. O faro do cachorro, por exemplo, é um dos sentidos mais poderosos dos peludos, e ele é muito útil na polícia. Com esse sentido, os cães podem ajudar os policiais a encontrar substâncias ilícitas, pessoas desaparecidas e até detectar bombas. Contudo, como esse trabalho exige muita responsabilidade e dedicação, algumas raças mais obedientes e inteligentes são as preferidas para realizar a função. As raças de cachorro mais recomendadas para trabalhar na polícia são:
- Pastor Alemão
- Rottweiler
- Doberman
- Bloodhound
- Pastor Belga
Embora essas raças sejam as mais usadas para trabalhos na polícia, nada impede que um vira-lata como o sargento Oliveira possa exercer essa função. O filme “O Resgate de Ruby” é a prova viva disso. Exibido na Netflix, o filme é inspirado em uma história real entre um policial e um cachorro vira-lata resgatado. O policial sonhava em se tornar um oficial da polícia canina, mas precisava de um cão para treinar e fazer a prova. Sem dinheiro para investir em um cão de raça, ele decidiu adotar a vira-lata Ruby para essa função. Mesmo não sendo de raça, a cadela se saiu muito bem e trabalhou durante 11 anos na corporação, ajudando a equipe de polícia a salvar a vida de muitas pessoas.