A gestação de gato demanda atenção redobrada com a saúde. Visitas ao veterinário, exames e cuidados no dia a dia devem fazer parte da rotina. Entre as mudanças durante a gravidez, a dieta é uma das principais. A gata grávida precisa de uma alimentação diferenciada que seja capaz de manter a sua saúde e a dos filhotes que estão em na barriga. A vitamina para gato tem um papel fundamental na dieta da gata prenha. Existem muitas vitaminas que são encontradas nas próprias rações, mas, em alguns casos, a suplementação é necessária. O Patas da Casa explica quais são os tipos de vitamina para gato mais indicadas durante a gestação e quais são os benefícios. Confira!
Quanto tempo dura a gestação de um gato?
A gestação de gato dura entre 63 e 67 dias. É importante prestar atenção à alimentação e saúde do bichano por todo esse período. O normal é que nas primeiras semanas ela sinta mais fome e ganhe peso, o que é fundamental para garantir a reserva energética. Depois, a gata prenha continua ganhando peso proporcionalmente à quantidade de filhotes. Ao final da gestação de gato, ela vai perdendo a fome e, após parir, leva cerca de 3 a 4 semanas para voltar ao tamanho de antes. Caso o processo de ganho de peso não ocorra da maneira ideal, a vitamina para gatos pode ser indicada.
Alimentação da gata grávida impacta diretamente no desenvolvimento dos filhotes
Uma gata grávida não come só por ela, mas por vários! Por isso, é normal que aumente a quantidade de comida ingerida. O cuidado com a alimentação durante a gestação de gato deve ser redobrado, pois uma boa dieta é a principal forma de garantir uma gravidez saudável para a mãe e para os filhotes. A gata grávida precisa de energia para carregar os filhos e é a alimentação de qualidade que vai garantir uma reserva energética capaz de aguentar até a hora do parto da gata - já que nesse momento a mãe vai precisar de bastante força. Portanto, uma dieta pobre em nutrientes e vitaminas pode trazer complicações para mãe e filhotes.
Durante a gestação de gato, opte pela ração para filhotes
A dieta que o pet estava acostumado não vai dar conta na gestação de gato. A ração de gato adulto tem menos calorias, componente que garante a reserva energética e maior qualidade do leite que será a alimentação dos recém nascidos. A melhor alternativa para a gata grávida é a ração para gato filhote, pois tem maior teor calórico. Além disso, a ração sólida traz melhores resultados pois tem mais calorias que a ração úmida. É preciso ter cuidado, porém, com o excesso de peso. A gata grávida já ganha peso naturalmente (fundamental para que haja espaço para os filhotinhos), mas o exagero traz problemas de saúde.
Vitamina para gato: saiba em que casos a suplementação é indicada
A nutrição da gata grávida é fundamental para que ela e os filhotes fiquem saudáveis. Porém, alguns pets não se dão bem com a nova dieta. Seja por ter estômago sensível ou se recusar a comer, a bichana pode desenvolver um déficit nutricional. A falta de nutrientes é perigosa para a mãe (que tem dificuldade para manter a gestação) e para os filhotes (que nascem com menos nutrientes e mais frágeis). Aliás, o número de filhotes que sobrevivem ao parto pode até diminuir. Nos casos de déficit nutricional, a vitamina para gato costuma ser indicada. Ela ajuda na suplementação alimentar do que estiver em falta.
Além disso, pode ser indicada vitamina para gato engordar na gravidez. O gato acima do peso é ruim, mas falta de nutrientes pode significar que não há reserva energética suficiente, além de ser perigoso por não permitir um bom espaço para os filhotes. A própria mãe passa a ter problemas, já que fica difícil carregar tantos bebês em um espaço tão pequeno. Nesse caso de gatinha que não ganha peso, o veterinário pode indicar a suplementação. A vitamina para gato engordar deve ser prescrita apenas pelo especialista, que saberá formular os nutrientes necessários para garantir um ganho de peso saudável.
Conheça os tipos de vitamina para gatos mais essenciais durante a gravidez
Existem muitos tipos de vitamina para gatos com diferentes funções no corpo. Dentre as mais indicadas durante a gestação de gato, podemos citar:
Vitamina B1 (tiamina): todas as vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento de diferentes sistemas do corpo. A tiamina é a vitamina para gato responsável por regular funções do sistema nervoso, sendo fundamental no desenvolvimento do filhote.
Vitamina B9 (ácido fólico): trata-se da vitamina para gato responsável por prevenir malformações do filhote e formar células. Também está relacionada à síntese dos componentes do DNA. Ou seja, não pode faltar durante a gestação do gato para garantir um nascimento saudável.
Vitamina B12: Essa vitamina para gato tem papel fundamental na formação de células sanguíneas.
Vitamina C: A vitamina C para gatos tem forte relação com a imunidade felina. Ela é capaz de fortalecer bastante o sistema imunológico do pet. Não é à toa que muitos veterinários indicam vitamina C para gato gripado. No caso da gata grávida, os benefícios também são muitos. Com a vitamina C para gatos, a bichana fica mais forte para passar todo esse período de gestação.
O excesso de vitamina para gato pode fazer mal à mãe e filhote
A vitamina para gatos é uma grande ajuda para gatas com déficit nutricional ou que não conseguem engordar. Mas é preciso ter atenção. Qualquer vitamina para gato em excesso pode ser perigosa. A hipervitaminose causa um desequilíbrio que pode trazer o efeito contrário do esperado e, ao invés de melhorar a saúde, a prejudica. Por isso, a automedicação do gato não é indicada. Apenas o veterinário pode recomendar vitamina para gato tomar, pois fará exames que dirão exatamente o que precisa ou não. Isso não vale apenas durante a gestação de gato. Até mesmo vitamina C para gato gripado deve ser indicada e não oferecida a qualquer momento.
Redação: Maria Luísa Pimenta