O Yorkshire é um dos cachorros pequenos mais queridos entre os brasileiros por vários motivos. Mas, por ter uma pelagem bem abundante, muitos tutores têm dúvidas de como cuidar do pelo de um Yorkshire do jeito certo. Os banhos, por exemplo, são super indicados, mas não devem ser dados com uma frequência muito grande para não gerar problemas de pele no pet. Já a tosa de Yorkshire é uma outra forma de garantir a saúde dos pelos do cãozinho.
Se você quer saber tudo sobre o banho em Yorkshire (filhote e adulto) e outros cuidados necessários com essa raça de cachorro, é só continuar acompanhando! O Patas da Casa preparou um guia com tudo sobre o banho e tosa para Yorkshire.
Como cuidar do pelo de um Yorkshire? Veja os cuidados mais importantes!
Os cachorros pequenos peludos exigem ainda mais atenção no dia a dia do que aqueles animais que não têm uma pelagem tão densa e comprida. Por isso, alguns cuidados, como o banho e tosa, são super necessários para garantir que os pelos do Yorkshire estejam sempre bonitos e saudáveis. Além disso, a rotina de escovação também deve ser mais frequente para evitar os temidos pelos embaraçados.
Ah, e lembre-se: sempre que o cachorrinho se molhar, seja por causa do banho em Yorkshire - filhote e adulto - ou porque ele simplesmente pegou uma chuva inesperada durante o passeio, é fundamental secá-lo muito bem. Caso contrário, a pelagem úmida por muito tempo pode abrir portas para alguma alergia em Yorkshire.
Qual deve ser a frequência do banho em Yorkshire filhote e adulto?
Se você estiver pensando em dar um banho em Yorkshire filhote, é bom ter muito cuidado! Logo nos primeiros meses de vida isso não é recomendado porque a pele do cãozinho ainda é muito frágil. Para cuidar da higiene de filhotes até os 3 meses de idade, o ideal é limpá-los apenas com um lencinho umedecido. Somente após esse período é que os banhos são liberados para os filhotes de cachorro.
Já a frequência do banho em Yorkshire filhote e adulto deve ser pelo menos duas vezes por mês com um intervalo de 15 dias entre um e outro. Os banhos em excesso podem prejudicar o animal e gerar alguma alergia em cachorro Yorkshire, como dermatites ou feridas na pele. Dois banhos mensais são suficientes para mantê-lo limpo e saudável, sendo muito importante secar o cãozinho no final para evitar a proliferação de fungos.
Tosa Yorkshire: existem diferentes tipos de cortes para a raça
O Yorkshire tosado é sempre um charme, e, muito além disso, é uma forma de cuidar da pelagem do seu amiguinho de quatro patas. Mas você sabia que é possível optar por diferentes cortes? Quando o assunto é tosa, Yorkshire é uma das raças que conta com algumas opções de tosas específicas! Veja abaixo quais são elas:
Tosa bebê: é um corte que diminui a pelagem do cachorro até atingir o tamanho de um filhote, deixando o comprimento em torno de 3 cm. Essa também é uma boa forma de como deixar o pelo do Yorkshire liso - inclusive aqueles que tem a pelagem mais ondulada -, já que o corte fica bem rente ao corpo.
Tosa higiênica: consiste em realizar a limpeza das principais regiões, como as genitálias, patas e barriga. A tosa higiênica, inclusive, é indicada para todos os cachorros, pois é uma questão de cuidado com o bem-estar dos pets.
Tosa padrão: é um tipo de tosa que é muito utilizado por cães que participam de concursos de beleza. O objetivo é deixar a pelagem bem longa, apenas aparando as pontinhas dos pelos. No entanto, requer uma manutenção bem mais frequente e não é muito prático.
Tosa westie: é um corte feito com máquina que reduz bastante a quantidade de pelos do Yorkshire, sendo super indicado para épocas mais quentes como o verão. Além disso, a maneira como essa tosa é feita deixa o cão com os pelos um pouco mais ondulados.
Tosa de outras raças: também existe a opção de uma tosa de Yorkshire inspirada em outras raças de cachorro. Nesse caso, é comum que as maiores inspirações para o corte sejam o Schnauzer e o Pequinês.
Quanto tempo leva para crescer o pelo do Yorkshire?
No caso dos filhotinhos, é possível observar o crescimento dos pelos principalmente por volta do 5º mês de vida do Yorkshire. É nessa fase que a franja fica maior e o cão fica com o corpo bem mais peludo, então a tosa já começa a ser uma opção para aparar os fios e aumentar a qualidade de vida do seu doguinho.
Já quando se trata de um Yorkshire tosado, o crescimento dos pelos vai depender muito do tipo de tosa que foi realizado no animal. A tosa higiênica, por exemplo, não remove tanto os pelos do corpo do pet, apenas de regiões específicas. Por outro lado, a tosa bebê deixa os pelos do cachorro bem curtinhos e, nesse caso, demora cerca de quatro meses para que o Yorkshire tenha o seu comprimento de volta.
Redação: Juliana Melo