O cachorro Border Collie é, sem dúvidas, uma das raças que mais chamam a atenção por onde passa. A pelagem longa e sedosa certamente é um dos motivos para isso, mas ninguém pode negar que um outro fator que se destaca é o nível de inteligência desse cãozinho. Além de inteligentes, existem várias outras curiosidades sobre o Border Collie que poucas pessoas sabem. Por isso, separamos uma lista com as principais delas. Dá só uma olhada e prepare-se para se apaixonar ainda mais pela raça!
1) Cachorro mais inteligente: Border Collie é o número 1 da lista
Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren e autor do livro “A Inteligência dos Cães” (The Intelligence of Dogs), a raça de cachorro Border Collie é a mais inteligente do mundo. Isso é possível graças à grande facilidade de aprender comandos que o cãozinho apresenta, sendo super obediente.
2) A raça de cachorro Border Collie cuidava do pastoreio de ovelhas
Algumas raças de cachorro são bastante utilizadas para exercer trabalhos. No caso do Border Collie, a tarefa principal era pastorear os rebanhos de ovelhas, e ele sempre fez isso muito bem. Não é à toa que a raça chegou a ganhar um campeonato de pastoreio, em que um cachorro Border Collie chamado Hemp conseguiu conduzir um rebanho sem latidos nem mordidas, apenas intimidando os animais.
3) O Border Collie tem outras cores além do preto e branco
Sempre que paramos para pensar no cachorro Border Collie a primeira imagem que passa pela nossa cabeça é a de um clássico cãozinho preto e branco. No entanto, a raça também tem outras variações de cores, podendo ser bicolor ou monocolor. As cores de pelos aceitas são: cinza, castanho, bege, prata, azul, tigrado e outras misturas.
4) O significado do nome “Border Collie” faz muito sentido
Para entender o que significa Border Collie, precisamos separar cada uma dessas palavras. “Border” vem do inglês que, traduzindo, quer dizer “fronteira”, já que a raça teve origem na fronteira da Escócia com a Inglaterra. Já “Collie” é uma palavra de origem gaélica escocesa que significa “útil”. A explicação para isso é que o Border Collie sempre foi utilizado para realizar diferentes tipos de trabalho e funções, fazendo jus ao termo “útil”.
5) O Border Collie filhote pode desenvolver maus hábitos se não for adestrado
Mesmo que seja muito inteligente, o cachorro Border Collie tem que passar pelo adestramento como qualquer outra raça. Caso contrário, ele pode acabar desenvolvendo comportamentos indesejados, como latidos frequentes ou fazer xixi no lugar errado. É preciso entender que, assim como qualquer animal, o Border Collie também vai seguir seus instintos se não for educado corretamente - mesmo com a inteligência, ele precisa ser estimulado da maneira certa. Por isso, não deixe os treinamentos de lado!
6) Border Collie: cachorro pode ter um olho de cada cor
A heterocromia em cães é caracterizada pela alteração na coloração da íris que pode ocorrer em um ou nos dois olhos do cachorro. Essa é uma condição genética, e que não tem cura. No caso do Border Collie, o cãozinho pode apresentar dois olhos com cores completamente distintas - um olho castanho e outro azul, por exemplo - ou apenas manchas isoladas em um dos olhos.
7) O agility canino é super recomendado para raças como o Border Collie
A raça de cachorro Border Collie se dá super bem com esportes, especialmente aqueles que exigem habilidade e inteligência, como o agility canino. Trata-se de um circuito feito para cães com obstáculos e diferentes equipamentos, de forma que o animal deve completar todo o percurso obedecendo a gestos e comandos verbais do treinador. O Border Collie se destaca bastante nessa modalidade esportiva.
8) O cachorro Border Collie já foi xodó da realeza britânica
Com toda a elegância e esperteza do Border Collie, ele sempre conseguiu conquistar a todos (inclusive a realeza). Foi exatamente isso que aconteceu no Reino Unido no século XIX: a Rainha Vitória se apaixonou pela raça, e por isso tinha um Border Collie chamado Sharp, que era o seu favorito. Quando faleceu, o cãozinho foi homenageado em Windsor, na Inglaterra, com uma estátua.
9) O Border Collie é uma das raças mais indicadas para quem tem crianças
Com um temperamento muito amável e apegado com a família, o Border Collie está na lista de raças de cachorro ideais para quem tem crianças em casa. Como esses cães têm um espírito bastante brincalhão e divertido, a relação certamente será de muita amizade, especialmente com crianças mais velhas.
10) Border Collie: cadela da raça conseguiu identificar mais de 1000 objetos
Uma cachorrinha Border Collie chamada Chaser era tão inteligente que participou de alguns estudos dirigidos por John Pilley e Alliston Reid, psicólogos da Universidade de Wofford, nos Estados Unidos. A pesquisa buscava entender a extensão do vocabulário canino e, para isso, Chaser passou por um treinamento de três anos em que vários brinquedos foram apresentados a ela. Segundo o estudo, a cadela Border Collie foi capaz de aprender o nome de 1022 objetos, identificando-os em seguida, um número bastante impressionante.
11) Outro cachorro da raça Border Collie virou recordista mundial
Além da Chaser, outro nome que ganhou destaque foi o Striker, um cachorro Border Collie da Hungria. O cãozinho entrou para o Guinness Book, livro dos recordes, depois de conseguir abrir a janela de um carro em apenas 11,34 segundos. Detalhe: a janela era manual, o que demandou certo esforço por parte do animal.
Redação: Juliana Melo