O olfato felino é muito mais potente do que o dos humanos graças a grande variedade de receptores olfativos que permitem captar uma ampla variedade de odores espalhados pelo ambiente. Justamente devido a essa alta sensibilidade olfativa que os bichanos são excelentes caçadores. Mas você já se perguntou qual o cheiro que os gatos mais gostam? E o cheiro que gato não gosta? Para descobrir os aromas que despertam o interesse dos felinos, reunimos 12 cheiros que os gatos adoram.
1) Catnip está no topo da lista dos cheiros que os gatos adoram
Você sabe o que é catnip? Conhecido como erva de gato, o catnip é uma planta medicinal natural que traz vários benefícios para o bichano e não afeta a saúde do gato. Ele melhora o bem-estar do gatinho, alivia a tensão e o estresse, acalma os pets mais agitados e estimula a cognição felina. Devido ao efeito calmante da planta, o catnip é uma ótima dica para desestressar um gato. Além disso, como ele deixa o gato mais ativo, o catnip é muito utilizado no enriquecimento ambiental para gatos, pois potencializa e estimula os instintos do animal.
2) Os gatos gostam de azeitona?
Você já percebeu que os gatos gostam de azeitona? Essa preferência é explicada porque as azeitonas são produzidas a partir da oliveira, uma árvore da família das oleáceas que também produz azeites. As folhas e o tronco da oliveira possuem uma substância chamada oleuropeína, que exerce um efeito sobre o corpo do gato semelhante ao catnip.
3) Cheiros que os gatos adoram: hortelã e menta
Alguns gatinhos são atraídos pelo cheirinho da hortelã e menta devido ao aroma refrescante e agradável. Uma curiosidade é que a hortelã, a menta e até o manjericão fazem parte da família da erva de gato, o que explica o fascínio dos bichanos por esse cheiro. Pode reparar que seu gatinho vai ficar louco quando você escovar os dentes com uma pasta de dente com esses cheiros.
Ah, e pode ficar despreocupado se o bichano tentar ingerir esses temperos. O gato pode comer hortelã que não faz mal. Basta não exagerar, ok? Assim como a hortelã, o gato pode comer manjericão também.
4) Erva cidreira é um dos cheiros que os gatos adoram
A erva cidreira é uma planta com propriedades calmantes que atraem a atenção do bichano e que pode ser oferecida para o animal sem nenhum risco. Ela não é tóxica, pelo contrário, ela é uma das plantas que os gatos podem comer. Mas como dar erva cidreira para gatos? Você pode fazer uma infusão com a erva e servi-la para o gatinho como chá, sem adição de nenhum adoçante. Ela é ótima para acalmar um gato estressado.
5) Cheiros que os gatos adoram: lavanda está na lista
Você já deve ter reparado que um dos cheiros que os gatos mais gostam é o da lavanda, uma flor aromática muito utilizada em terapias devido ao seu efeito calmante. Mas será que a lavanda é tóxica para gatos? Fique tranquilo, pois a lavanda não está na lista de plantas venenosas para gatos. Mesmo assim, embora essa plantinha seja considerada segura para os felinos, é preciso bastante cuidado para não exagerar e causar problemas digestivos. Isso pode resultar em um gato vomitando.
6) Atum e peixe fresco são outros cheiros que os gatos adoram
É super comum ver em desenhos animados a clássica cena de um gatinho devorando um peixe inteiro, sobrando apenas as espinhas do animal. Mas você sabe por que seu gato ama atum e outros peixes? De acordo com o estudo “Percepção do sabor umami e preferências do gato doméstico”, publicado pela revista Chemical Senses, a língua dos gatos possui propriedades capazes de captar o sabor umami, presente em vários peixes e que desperta um aroma único.
7) As ervas aromáticas possuem cheiros que os gatos adoram
O tomilho, alecrim e o manjericão são ervas aromáticas muito apreciadas pelos humanos no preparo de alimentos, mas você sabia que os gatos também amam essas ervinhas? Além de possuírem um cheirinho super agradável para o olfato felino, o tomilho, por exemplo, oferece vários benefícios para a saúde de gato devido às propriedades anti sépticas e expectorantes. Inclusive, se você quer saber como aumentar a imunidade do gato, oferecer tomilho é uma ótima opção.
8) Cheiros que os gatos adoram: perfumes suaves
Muitos gatinhos se sentem atraídos pelo delicioso aroma das flores, mas é preciso ficar atento em quais plantas são seguras para gatos. Os lindos girassóis, por exemplo, são flores que não são tóxicas e podem enfeitar o ambiente sem risco de prejudicar a saúde animal. Por outro lado, os lírios são considerados uma das plantas mais perigosas para os gatinhos. Por isso muitos gatinhos adoram quando os tutores passam perfumes com aromas florais.
9) Terra fresca e madeira fazem parte dos cheiros que os gatos adoram
Terra molhada e madeira fresca são cheiros que os gatos adoram por remeter ao ambiente ao ar livre. Esses cheirinhos atraem os felinos, altera o comportamento do gato e os instintos selvagens da espécie. Os gatinhos domésticos sentem falta de viver na natureza, e esses aromas podem ser agradáveis para os sentidos dos gatos.
10) Cheiros que os gatos adoram: os aromas frutados fazem sucesso
Existem algumas frutas para gatos que exalam um cheirinho super atrativo para o olfato felino, com exceção das frutas cítricas. Pêssego, melão, maçã e melancia são alguns dos exemplos das frutas preferidas dos bichanos que podem ser ingeridas sem medo. A melancia, por exemplo, é um alimento super rico em água, uma excelente alternativa para bichanos que não bebem muita água.
11) Cheiros que os gatos adoram: proteínas animais
As proteínas na alimentação dos gatos são indispensáveis na dieta do felino, pois desempenham um papel fundamental na saúde do animal. A boa notícia é que os gatinhos adoram o cheirinho desses alimentos, como frango, peixes e até fígado.
O médico veterinário Lucas Oliveira, formado pela Universidade de São Paulo (USP), explicou a importância desse macronutriente para o bem estar felino: “A proteína participa da formação dos músculos, DNA, anticorpos, enzimas e pelos, mas nos gatos, ela tem um papel ainda mais importante, pois representa sua principal fonte de combustível, de energia”.
12) O cheiro de outros animais também é um dos cheiros que os gatos adoram
O gato caçador adora passar o tempo indo atrás de pássaros, roedores e até baratas. Inclusive, você já se perguntou por que os gatos levam presentes inusitados para seus donos? Esse comportamento felino é uma forma do gatinho demonstrar que você é importante para ele. Os bichanos são curiosos por natureza, e o cheirinho de possíveis presas, e até de cachorros e outros gatos, pode chamar sua atenção.
Qual é o cheiro que os gatos não gostam?
Agora que você já sabe os principais aromas que enlouquecem os gatinhos, é hora de se perguntar qual é o cheiro que os gatos não gostam. A areia de gato suja é o maior exemplo de cheiro que os felinos detestam, inclusive, esse é um dos motivos para o gato fazer xixi no lugar errado.
Embora muitos gatinhos adorem o cheirinho de plantas como a lavanda e o alecrim, é preciso ter em mente que cada animal é único, tem suas próprias preferências, e por isso alguns podem não ser tão fãs dessas plantinhas. Um cheiro que gato não gosta caseiro que ainda pode fazer mal para sua saúde é o de produtos químicos - que, além de tudo, podem desencadear reações alérgicas no animal. Por isso, tenha muita atenção na hora higienizar o ambiente, optando sempre por produtos sem aromas ou suaves.