Se você nunca teve um bichinho de estimação antes, mas sempre teve vontade, saiba que existem raças de cachorro que são ótimas opções para pais de pet de primeira viagem. Além de terem uma personalidade tranquila e obediente, alguns cães são considerados de ‘baixa manutenção’ e não exigem tantos cuidados quanto outros peludos.
Mas que cães são esses? Veja abaixo uma lista com 12 raças de cachorro que podem deixar o seu dia a dia muito mais feliz e não vão exigir tanto esforço.
1) Yorkshire Terrier
Para quem está decidido a se aventurar no universo canino pela primeira vez, o cachorro Yorkshire Terrier é uma das melhores companhias. Esse cão pequeno e peludo é independente, corajoso e fácil de lidar no dia a dia, pois adora um chamego e a companhia dos humanos.
Com uma natureza protetora, a raça Yorkshire precisa ser socializada desde filhote. Isso vai ajudar a amenizar a desconfiança com estranhos e evitar problemas como latidos excessivos quando alguém se aproxima. Outro cuidado deve ser com os pelos do pet, que precisam ser escovados regularmente.
Mas, por ser um cão que não cresce muito, esse é um ótimo cachorro de apartamento. Ele se adapta bem a qualquer espaço, tem um temperamento super afetuoso com os donos e por isso é uma das melhores raças de cachorro para quem nunca teve um pet antes.
2) Bichon Frisé
O Bichon Frisé é outro cachorro pequeno que é fácil de se apaixonar. Ele mede entre 23 e 30 cm de altura, e pode pesar de 3 a 6 kg. Portanto, é um cão que vive bem em qualquer espaço, inclusive em apartamentos menores.
Com uma aparência felpuda e pelos cacheados, a aparência do cachorro Bichon Frisé lembra bastante um Poodle. A boa notícia é que ele não solta muito pelo — mas ainda assim precisa de uma tosa específica de vez em quando, além de outros cuidados com a sua higiene.
Em questão de temperamento, a raça Bichon é cheia de qualidades! São cães com certa independência, mas que costumam ser super carinhosos e amam receber atenção. Brincalhão e gentil, esse pet tende a se dar bem com crianças, idosos e todo tipo de gente.
3) Golden Retriever
O cachorro Golden Retriever é um dos mais populares do mundo, e é fácil entender o motivo. Esses peludos não são grandes só no tamanho: eles também têm um coração enorme e são incrivelmente dóceis, inteligentes, leais e donos de uma alegria contagiante.
Essa é uma das melhores raças de cachorro tanto para tutores mais experientes quanto para iniciantes, pois são cães super obedientes, com uma grande vontade de agradar os tutores. Eles até precisam de um certo espaço, mas se adaptam bem a apartamentos, por exemplo.
Um dos principais cuidados deve ser passear com cachorro da raça Golden. Por ser muito ativo, ele precisa gastar energia diariamente e deve ser estimulado também dentro de casa com enriquecimento ambiental. Além disso, socialização e adestramento são outros pontos importantes!
4) Cavalier King Charles Spaniel
Dócil e amoroso, o Cavalier King Charles Spaniel é uma das raças de cachorro mais tranquilas de conviver, principalmente se você nunca teve um pet antes. De porte pequeno, bem peludinho e com longas orelhas caídas ao lado do rosto, esse cão é encantador em muitos aspectos.
Para começar, ele é o tipo de doguinho que nunca vai sair do seu lado! Extremamente fiel, o cachorro Cavalier King adora seguir os donos para todo lado e são ótimos cães de companhia por isso. Eles, inclusive, são uma ótima opção de raça para famílias com crianças ou pessoas idosas.
Gentil e com um temperamento bastante calmo, o Cavalier King Charles Spaniel não gasta muita energia. Níveis moderados de exercício são suficientes para suprir as necessidades do pet. No entanto, lembre-se que ele gosta de receber atenção no dia a dia.
5) Poodle
Os cães da raça Poodle são outra ótima opção para quem está prestes a ser pai de pet pela primeira vez. Você sabia que esse é o segundo cachorro mais inteligente do mundo? Ele fica logo atrás do Border Collie, e por isso é um cão muito fácil de treinar e extremamente obediente.
A diferença é que os Border Collie são muito ativos e precisam de tutores que acompanham seu ritmo, enquanto o cachorro Poodle tem uma personalidade mais adaptável e tranquila (embora também precisem gastar bastante energia no dia a dia).
A melhor parte é que existe um tamanho de Poodle para todos os gostos! Tem cachorro miniatura, pequeno, médio e gigante. Independentemente do porte, você não vai ter trabalho em adestrar esses pets. O Poodle também tem uma personalidade carinhosa e muito ligada à família humana.
6) Shiba Inu
Uma das raças de cachorro mais fofas é o Shiba Inu. Esse cachorro que parece raposa lembra bastante uma versão menor do Akita Inu, e eles até compartilham alguns traços de personalidade, como a independência e coragem.
Porém, o Shiba é um cãozinho muito mais maleável e de fácil convivência do que o Akita. Esse pequeno cachorro japonês tende a ser muito amoroso com os donos, além de ser gentil e ter uma boa relação com crianças.
Ele também é um ótimo candidato ao adestramento canino, pois gosta de ser estimulado fisicamente e mentalmente. Além disso, tem muita energia para gastar. O cachorro Shiba Inu com certeza vai te conquistar e não vai exigir tantos cuidados específicos.
7) Boston Terrier
É bem difícil resistir ao charme da raça Boston Terrier. Com um temperamento super amigável e tranquilo, esses doguinhos são uma ótima escolha para quem nunca teve um cão e está a procura de uma raça de cachorro fácil de cuidar.
O Boston Terrier é companheiro e amoroso. É um cachorro que não cresce muito e que vive bem em qualquer lugar, desde que tenha alguém por perto para lhe dar atenção nas horas vagas.
Ele até consegue ficar sozinho por algum tempo e não tem tendência a desenvolver ansiedade de separação, como outras raças. Para completar, não é tão energético — mas é importante dar uma atenção especial à saúde do pet, que pode ser um pouco mais frágil.
8) Labrador
A raça de cachorro Labrador é daquelas que conquistam qualquer pessoa facilmente, até mesmo quem nunca teve um cãozinho antes. Conhecidos por sua enorme lealdade e entusiasmo, esses dogs fazem a gente entender porque os cachorros são considerados os melhores amigos do homem.
Apesar de ser um cachorro grande e bem energético, o Labrador tem um temperamento tranquilo. Ele é esperto, obediente e muito educado. Não é à toa que a raça comumente é usada para alguns trabalhos que exigem paciência e gentileza, como cão-de-guia e cão-terapeuta.
Quando falamos do Labrador, cachorro também gosta de agradar. Por isso, treiná-lo não é uma tarefa difícil, e eles adoram ser estimulados dessa maneira (mas também precisam de passeios e exercícios). Essa é uma das raças de cachorro mais carinhosas e meigas!
9) Shih Tzu
Uma das raças de cachorro que mais fazem sucesso é o Shih Tzu. Não é por menos: esses pequenos peludos são sinônimo de tranquilidade, companheirismo e independência. Ou seja, são ótimos para quem nunca conviveu com um pet.
O cachorro Shih Tzu pode até parecer frágil, mas ele consegue se virar muito bem sozinho. Ele ama estar perto dos seus humanos, mas não vê problema em passar algum tempo desacompanhado também (o que é ótimo para quem trabalha fora e leva uma rotina mais corrida).
Além disso, ele também não demanda tantos exercícios físicos. O Shih Tzu pode até levar fama de preguiçoso por causa disso, mas a verdade é que ele é realmente muito tranquilo, carinhoso e fácil de lidar.
10) Maltês
Outro cachorro pequeno que pode ser um grande cãopanheiro de qualquer tutor é o Maltês. Conhecido por ser um cão peludo e branquinho, esse pet tem uma eterna aparência de filhote e transforma qualquer lugar em seu lar.
A maior atenção deve ser com os pelos do cachorro Maltês, que crescem bastante e precisam ser tosados de tempos em tempos. Porém, de resto, a convivência com esse doguinho é só alegria.
O Maltês é ágil, esperto e ativo. Ele adora brincar com os donos, além de ser protetor com quem ama. Por isso, adestramento e socialização não podem faltar — mas costumam ser processos bem tranquilos, principalmente se forem feitos com associações positivas.
11) Lulu da Pomerânia
O Spitz Alemão anão, popularmente conhecido como Lulu da Pomerânia, é um cachorrinho que tem vários fãs e admiradores por todo o mundo. Ele tem uma aparência super fofa e felpuda, é uma raça que fica sempre pequenina e ainda tem uma personalidade adorável.
Esse cãozinho tem um lado protetor aguçado que mostra que tamanho não é documento, mas isso tudo é uma grande prova de amor por seus donos. A raça Spitz Alemão não hesita em demonstrar o quanto gosta da sua família, e sempre quer estar no colo dos donos.
Carinhoso por natureza, o cachorro Lulu é delicado e doce. Ele exige poucos exercícios físicos na rotina, mas precisa receber atenção. Não é o tipo de cachorro para se ter se você pretende passar o dia fora, por exemplo, mas não deixa de ser um ótimo aumigo.
12) Boiadeiro de Berna
Se você pensou que um cachorro gigante como o Boiadeiro de Berna não pode ser uma boa opção para quem nunca teve um cãozinho antes, está muito enganado! Essa, na verdade, é uma das melhores raças de cachorro, mesmo que exija um pouco mais de espaço em casa.
O Bernese Mountain, como também é chamado, é super adaptável e não é um dos cães mais energéticos do mundo. Ele também é inteligente e pode ser facilmente treinado, aprendendo rapidamente comandos e truques, o que facilita e muito a convivência com ele.
Além disso, a raça Boiadeiro de Berna costuma ser bastante carinhosa e cria um forte vínculo com a família humana. Portanto, pode ser uma boa companhia para você que está em busca de um pet para chamar de seu.
Bônus: além das raças de cachorro, o vira-lata também é uma ótima opção!
Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Eles podem não pertencer a raças de cachorro específicas e nem terem pedigree, mas são cães únicos e que costumam ser companhias perfeitas para qualquer família, inclusive tutores menos experientes.
O cachorro vira-lata geralmente é uma caixinha de surpresas. Como não se sabe quais raças originaram o pet, ele pode ter diferentes características físicas e comportamentais. Mas, apesar disso, o que se sabe é que o vira-lata costuma ser muito amoroso e apegado com humanos.
O adestramento e socialização de cães são fundamentais para treinar a obediência do pet e acostumá-lo a se acostumar com outras pessoas. A felicidade é garantida com esses pets e pode valer a pena abrir as portas de casa para um vira-latinha!