O Bernese Mountain Dog é um cachorro grande no tamanho e na capacidade de fazer qualquer um se apaixonar por ele. Também conhecido no Brasil como “Boiadeiro de Berna” ou “Boiadeiro Bernês”, a raça leva esse nome como uma homenagem às suas raízes: o animal é originário de Berna, cidade da Suíça. Basicamente, ele era muito usado como cão de pastoreio e para auxiliar nos trabalhos mais pesados em fazendas localizadas nos alpes suíços. Centenas de anos depois, o Bernese se tornou um cão de companhia muito amigável e fiel à sua família, podendo viver tranquilamente em apartamentos - mesmo com seus quase 70 centímetros de altura e pesando cerca de 50 quilos. O cachorro Bernese possui várias características que você precisa saber antes de buscar um gigante da raça para amar. Veja algumas que separamos:
1) Bernese Mountain: um cão obediente e disciplinado
O Bernese Mountain é muito confiante, determinado e curioso - e isso se deve à sua origem: os cães de pastoreio são muito disciplinados e, como era de se esperar, essa é uma característica marcante na raça. Para começar, ele é o típico cão que gosta de agradar seus donos. Por isso, você não terá dificuldades na hora de educar um cachorro Bernese: muito obediente e focado, ele se adapta rápido às mudanças e logo entende o que pode ou não fazer em casa - mas isso isso não dispensa a correta socialização nos primeiros meses de vida do Bernese filhote, ok?! A inteligência do cachorro Bernese também se manifesta na hora de memorizar vários truques, que com certeza vão ajudar a melhorar a comunicação entre vocês.
2) O Bernese é ideal para famílias grandes
A raça de cachorro Bernese é conhecida por ser muito sociável. Ou seja, gosta de ficar perto da família o tempo todo e vai receber as visitas muito bem. O Bernese é um grande amigo das crianças e costuma ser muito carinhoso e calmo com elas. Ele também não tem problema em conviver com outros animais, inclusive de outras espécies. O Bernese Mountain é pura tranquilidade!
3) O Bernese precisa gastar energia diariamente
Apesar de ser muito calmo, o Bernese Mountain demanda um bom gasto de energia todos os dias (não é pra menos, olha o tamanho dele). A raça se dá muito bem em casas com quintais, onde vai poder brincar à vontade, mas os passeios também são importantes para fortalecer a musculatura e ossos, algo que vai garantir uma velhice mais saudável.
4) Bernese Mountain tem a pelagem impecável, mas que precisa de cuidados
Não dá pra negar: o pelo do Bernese Mountain é o que mais chama a atenção ao ver um cão da raça. Todo Bernese tem a pelagem tricolor, formada pelas cores branca, preta e dourada. Uma característica em todos os animais da raça é a mancha branca que começa no topo da cabeça e segue até o peito. A origem suíça explica a pelagem muito densa, que se desenvolveu justamente para sobreviver em temperaturas mais baixas. Em climas tropicais, o pelo do cachorro Bernese precisa de cuidados muito especiais. Isso porque a densidade pode favorecer o surgimento de fungos e outros problemas de pele. O tutor também observará muita queda de pelo, o que torna indispensável a escovação diária.
5) Cachorro Bernese tem tendência de desenvolver câncer
Por ser um cachorro de porte grande, a expectativa de vida do Bernese Mountain Dog varia de 8 a 10 anos. No entanto, a raça tem tendência de desenvolver alguns problemas de saúde, como displasias na anca e cotovelos, além de problemas oculares. Infelizmente, o Bernese pode desenvolver câncer ao longo da vida: uma pesquisa publicada no Journal of Veterinary Internal Medicine afirma que o sarcoma histiocítico, um raro tipo de câncer que afeta as articulações, atinge até 25% da população da raça. Os cientistas identificaram que o Bernese tem 225 vezes mais chance de desenvolver a doença do que outras raças de cães. Antes de buscar um Bernese filhote, portanto, é importante se preparar para os cuidados que o animal vai demandar ao longo da vida.
Redação: Luana Lopes