Filhotes de cachorro são criaturinhas incrivelmente fofas que encantam qualquer pessoa! Mas, assim que nascem, esses animais também são muito dependentes dos cuidados maternos, e por isso não podem ir para uma nova casa de imediato. Na verdade, separar precocemente um filhote de cachorro do resto da ninhada e da mãe é algo que pode prejudicar bastante o desenvolvimento do pet, e por isso não é algo recomendado.
Então qual é o intervalo mais seguro para fazer essa separação? E o que pode acontecer com os filhotes ao separá-los da família dele antes do tempo indicado? A seguir, confira todos os detalhes para não causar nenhum trauma desnecessário no seu pet!
Quando pode separar o filhote de cachorro da ninhada e da mãe?
O número de filhotes que um cachorro pode ter costuma variar bastante, principalmente de acordo com o porte do animal. Enquanto cadelas pequenas podem ter de 1 a 4 filhotes por ninhada, as de médio porte podem ter até 5 ou 6 filhotes. Já cadelas grandes normalmente dão luz a um número ainda maior, que varia entre 6 e 10 filhotes de cachorros por ninhada.
Como a maioria dos tutores dificilmente ficam com todos os filhotes para si, saber o tempo certo de separar a ninhada de cachorro da mãe é fundamental para tornar esse momento menos doloroso tanto para a própria mãe, quanto para os filhotes.
O ideal é que o filhote de cachorro seja separado da ninhada por volta de 60 dias de vida. Antes disso, o animal ainda vai depender muito da mãe, principalmente por causa da amamentação, que é a principal fonte de nutrientes dos filhotes até os 40 dias de vida. Então é só a partir do segundo mês de idade que o pet está pronto para conhecer sua nova casa!
4 coisas que podem acontecer se você separar o filhote de cachorro antes do tempo
Nem todo mundo leva a sério o intervalo recomendado para separar os filhotes da ninhada de cachorro. No entanto, acredite: isso pode ser muito prejudicial para o seu amigo de quatro patas, a curto e longo prazo. Ao fazer essa separação forçada antes de 60 dias de vida, o desenvolvimento neurológico e comportamental dos cães pode ser bem prejudicado.
Veja abaixo 4 situações que são comuns em cães que são separados da mãe e dos irmãos antes do tempo:
1) Trauma psicológico
Uma das principais consequências de separar o filhote de cachorro tão precocemente é o trauma que isso pode causar no animal. Ele fica desamparado, se sente abandonado e pode virar um cachorro com medo de tudo até mesmo na vida adulta. Afinal, é um trauma difícil de esquecer, né?! O cãozinho não vai conseguir se sentir seguro em lugar nenhum, já que o que ele conhecia como espaço seguro — o colo da mãe — simplesmente sumiu de uma hora para outra, enquanto ele ainda dependia muito desse e de outros cuidados.
2) Dificuldade de socialização
Quando o filhote de cachorro é separado antes do tempo da ninhada e da mãe, ele pode acabar tendo uma dificuldade muito grande de socialização. Isso acontece porque os primeiros traquejos sociais do pet acontecem de forma natural entre o filhote e os irmãos. Sem essa experiência inicial, o cãozinho acaba ficando com essa habilidade ‘prejudicada’.
Além disso, devido ao trauma da separação, pode ser que o filhote de cachorro se torne menos receptivo ao contato com outras pessoas e animais de estimação simplesmente por uma questão de desconfiança. Como ele sente que foi abandonado, não vai ter essa ‘segurança’ de confiar em qualquer um, o que também pode refletir no seu comportamento social.
3) Distúrbios de comportamento
As primeiras semanas de vida de um cachorro filhote são marcadas por muitas mudanças! Os cães ainda estão se desenvolvendo, inclusive neurologicamente. Durante essa fase, os filhotes de cachorros são expostos a vários estímulos físicos e emocionais que vão ajudar a estabelecer o sistema nervoso central deles — e o contato com a mãe e os irmãos têm um papel muito importante nisso.
Se for separado muito antes do tempo da mãe e dos irmãos, o filhote de cachorro acaba ficando mais suscetível a alguns distúrbios comportamentais. Ou seja, além da dificuldade de socialização, é comum que você veja o cachorro ansioso, com medo ou até com uma postura mais agressiva.
4) Problemas de saúde
A separação precoce da ninhada de cachorro também pode ser péssima para a saúde do seu amigo de quatro patas. O leite materno é a principal fonte de nutrientes para os filhotes, principalmente por causa de uma substância chamada colostro, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico canino nessa fase inicial.
Se o cãozinho deixar de se alimentar do leite materno antes do tempo certo, ele acaba ficando com a saúde debilitada. Além disso, o estresse da separação precoce também pode deixar a imunidade do cachorro ainda mais fragilizada, abrindo portas para doenças perigosas e outros problemas de saúde.