Quem olha para o focinho de gato não imagina quantas curiosidades interessantes esse órgão esconde. Apesar de ser pequenininho, o focinho é importantíssimo para a comunicação do animal e está relacionado com um dos principais sentidos do felino: o olfato.
Mas se você acha que ele só serve para farejar, está muito enganado. Além dessa característica, o focinho desempenha uma série de funções importantes na vida do animal, capaz de surpreender qualquer um. Continue a leitura para descobrir 5 curiosidades impressionantes sobre o focinho de gato.
1) O focinho de gato funciona como se fosse a ‘impressão digital’ do felino
Uma das curiosidades mais interessantes sobre o focinho de gato é que cada bichano apresenta um nariz com padrão diferente. Assim como a impressão digital dos humanos, o nariz possui um desenho único em cada felino. Ou seja, o focinho de gato funciona como se fosse uma ‘impressão digital’, com linhas e marcas exclusivas.
Inclusive, devido a essa característica, hoje já existem aplicativos para localizar o gato através do focinho. No entanto, a maneira mais segura de identificar os felinos permanentemente é por meio do microchip para gatos.
2) O focinho de gato possui mais células olfativas do que o nariz humano
Não é nenhuma novidade que os gatos e cachorros conseguem farejar muito bem. Basta abrir o pacote de um sachê para gatos que, em questão de segundos, eles aparecem do seu lado. Essa característica fantástica só é possível porque os bichanos apresentam muito mais células olfativas que os humanos.
Enquanto os humanos possuem cerca de 5 milhões de células responsáveis pelo olfato, os gatos possuem mais de 200 milhões. Isso permite que esses animais consigam identificar cheiros a quilômetros de distância, algo que é muito importante na vida de um gato selvagem, permitindo que eles farejem suas presas na natureza.
3) O nariz de gato é gelado
Você já deve ter reparado que o nariz de gato é bem geladinho, mas o que talvez você não saiba é que existe uma explicação para isso. Como o focinho de gato é uma região cheia de glândulas, elas acabam produzindo secreções que cobrem o órgão. Essa secreção é mais geladinha e apresenta diferentes funções, como ajudar o gatinho a captar cheiros e regular a temperatura corporal deles.
No entanto, apesar de ser uma característica natural da espécie, o nariz de gato também pode ficar seco. Quando isso acontece, pode ser um indicativo de um gato com febre, algo que merece a atenção dos tutores. Se ele estiver apresentando outros sintomas, como respiração ofegante e orelhas e patas vermelhas, o melhor a fazer é levar o gatinho para uma consulta com o veterinário.
4) Os felinos se orientam através do focinho de gato
O olfato felino é um dos sentidos mais importantes na vida de um gato. É o focinho que permite ao animal explorar e se orientar no mundo. Através do olfato, eles conseguem encontrar o caminho de volta para casa, procurar comida e até identificar o sexo de outro felino.
Essa capacidade só é possível porque os gatinhos possuem orifícios internos e externos que ajudam nessa captação dos odores. Além do nariz, a boca do gato possui um órgão chamado vomeronasal que contribui para que os bichanos consigam captar cheiros. Isso só demonstra o quanto o focinho de gato é um órgão bem mais complexo do que você imagina.
5) A cor do nariz de gato nem sempre combina com a pelagem do animal
Você já deve ter notado que as almofadinhas da pata de gato costumam ser da mesma cor da pelagem do pet. No entanto, quando nos referimos ao focinho de gato, essa padronização de cor não se aplica. A coloração do nariz de gato é determinada pela genética do animal, e embora muitos gatos tenham um nariz que combine com a cor do pelo, isso nem sempre acontece. Ou seja, você pode ter um gato branco com focinho preto e vice-versa.