Oferecer uma comida de gato é fundamental para a saúde e bem-estar do pet. Mas você sabe o que deve ser levado em conta para escolher as melhores refeições para alimentação animal? Uma dieta equilibrada e completa pode garantir que seu felino cresça com saúde e bem-estar. Por isso, é importante se atentar para que todos os nutrientes necessários estejam fazendo parte da alimentação do gato. O Patas da Casa reuniu 5 dicas para escolher a melhor comida para gatos e te ajudar nessa missão. Confira abaixo!
1) Do que o gato se alimenta? leve em consideração a cadeia alimentar dos felinos
Na hora de escolher a alimentação, é preciso levar em conta a cadeia alimentar do gato. Os felinos são carnívoros obrigatórios e a proteína animal é a principal fonte de energia na dieta deles. Por isso, é importante não deixar a carne de fora da alimentação do gato. Salmão, truta, atum, peixe branco frango, peru e carne bovina são algumas das proteínas mais encontradas e que normalmente compõem as rações.
2) Alimentação de gatos: teste diferentes texturas de ração
Uma das dicas mais importantes para escolher a comida de gato é testar várias opções. Os bichanos são animais muito rigorosos na hora de se alimentar. Por isso, é normal que o gato não se adapte a algum tipo específico de ração. Seja com a comida úmida ou com a ração seca, é importante testar várias opções de alimento completo. Em outros casos, o gato pode seguir uma dieta "híbrida", ou seja, alternando entre o sachê de gato e a ração seca.
3) Gato: alimentação deve ser escolhida de acordo com a idade do felino
A ração de gatos possui um indicativo de idade. É muito importante que a fase da vida do animal seja respeitada na hora de comprar o alimento. Cada comida de gato terá os nutrientes necessários para a idade dele, seja filhote, adulto ou idoso. Quando um animal come uma ração ou sachê para gatos que não é para sua idade, ele acaba não aproveitando realmente os nutrientes daquele alimento. O ideal é conversar com o médico veterinário de confiança para que a dieta do bichano seja escolhida não só de acordo com a idade, mas também com as outras particularidades do animal. Um felino que possua algum problema de saúde pode precisar de uma ração medicamentosa, por exemplo.
4) Alimentação: gatos possuem organismo sensível a alguns alimentos
Algumas coisas não podem fazer parte da alimentação do gato em hipótese alguma. Saber quais são os alimentos proibidos para gatos é uma forma de cuidar do seu pet. As comidas tóxicas podem agredir brutalmente o organismo dos animais, podendo até mesmo levá-los à morte. Na dúvida, é sempre bom pesquisar quais os legumes e frutas para gatos liberadas. Alguns desses alimentos proibidos são:
- alho
- cebola
- cogumelos
- abacate
- tomate
- leite de vaca
- café
- uva
5) Alimentação do gato: ração úmida mantém a hidratação e previne doenças renais
Cuidar da hidratação correta do seu pet é fundamental não apenas para não deixar o gato desidratado, como também para prevenir as doenças renais, muito comuns na espécie justamente pelo hábito de beber pouca água. Além de deixar várias fontes de água à disposição pela casa, a alimentação também pode ajudar nessa missão: a ração úmida tem uma concentração bem alta de água em sua composição e pode inclusive substituir refeições, desde que seja um alimento completo.
Redação: Hyago Bandeira