O Natal é repleto de momentos inesquecíveis e especiais, mas quem tem um cachorro ou gato em casa sabe que as festividades natalinas precisam ser adaptadas para preservar o bem-estar dos pets. Essa época, marcada por decorações, reuniões familiares e comidas deliciosas, traz uma série de desafios perigosos. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados para que nada disso se torne um problemão natalino. Para isso, separamos 6 dicas essenciais para que o seu Natal com os pets (seja um cachorro ou gato) seja aproveitado da melhor forma possível!
1) Atenção aos enfeites natalinos
Ver a casa toda decorada com luzes, enfeites e a clássica árvore faz parte da magia do Natal. Mas apesar de serem lindos, todos esses enfeites podem ser um perigo para os cachorros e gatos. Curiosos como são, eles não resistem à tentação de brincar com esses itens, o que pode acabar causando um acidente, como o cachorro engolindo alguma decoração ou os gatos derrubando a árvore.
Por isso, é importante montar uma árvore de Natal à prova de gatos e tomar alguns cuidados com a decoração. A dica é optar por uma árvore pequena, deixá-la longe do alcance do animal e com enfeites que não ofereçam riscos ao pet (além de deixar a base bem presa para não cair com facilidade). Enfeites de vidro ou de plástico, por exemplo, podem cair e quebrar. Por isso, o indicado é escolher decorações de isopor ou tecido. Quanto ao pisca-pisca, é melhor pendurá-lo em algum lugar que o animal não vá alcançar, pois o fio pode sufocar ou até causar um choque elétrico.
2) Cuidado com a ceia de Natal
Para muita gente, a melhor parte do Natal são as comidas da ceia. Tender, peru, salpicão, farofa, rabanada e panetone são alguns exemplos de alimentos típicos dessa data. Apesar de serem deliciosos, é preciso ter muito cuidado com a ceia, pois essas comidas não podem ser oferecidas de jeito nenhum aos cachorros e gatos. Por serem gordurosas e muito temperadas, elas podem afetar o sistema gastrointestinal dos pets. Além disso, algumas comidas podem até deixar o gato e cachorro intoxicados, como é o caso do chocolate e das uvas-passas.
Para evitar que isso aconteça, o mais recomendado é oferecer a própria ração para cachorro e o sachê para gatos. Eles são nutritivos, balanceados e seguros para a saúde do pet. Mas, se você quiser agradar o pet durante a comemoração, você pode oferecer um petisco para cachorro e gato, afinal, eles também merecem algo diferente.
3) As visitas podem deixar o pet incomodado
Natal é época de se reunir com a família e os amigos que amamos. Mas você já se perguntou como os cães e gatos se sentem com tanta gente dentro de casa? Tanto o cachorro e o gato são animais que prezam pela rotina e tranquilidade, então o movimento intenso de pessoas no ambiente pode ser estressante para eles. Como ninguém quer um gato ou cachorro estressado em casa, é fundamental que os tutores controlem essa situação.
É dever do tutor e dono da casa orientar as visitas a respeitarem o espaço do animal, especialmente as crianças. Apesar de serem fofíssimos, eles podem não se sentir à vontade sendo tocados por tanta gente, então evite a todo custo que isso aconteça durante as comemorações. Além disso, também é importante ter atenção ao barulho. A audição canina e felina são extremamente sensíveis, então nada de gritaria ou músicas muito altas durante a festa.
4) Prepare um cantinho confortável para o pet
Receber tanta gente em casa é algo que pode deixar o cachorro ou gato com medo, ansioso ou estressado. Eles podem se sentir inseguros e desconfortáveis em um ambiente cheio de gente, especialmente os felinos. Uma dica para evitar esses sentimentos no pet é preparando um cantinho especial só para ele.
Para isso, você deve escolher um cômodo mais tranquilo, onde não tenha muitas pessoas circulando. Coloque no local tudo que o animal precisa para que ele fique mais relaxado, como a caminha, o comedouro e bebedouro, e claro, os brinquedos. Assim, ele vai poder se refugiar quando se sentir desconfortável ou cansado.
5) Inclua seus pets na celebração natalina
Incluir os pets nas festas de Natal é super recomendado. Afinal, os cães e gatos também fazem parte da família e merecem se divertir e aproveitar esse momento. Uma das formas de incluir seu gato nas festas de Natal é apostando em roupinhas temáticas, e o mesmo serve para os cães. Você também pode preparar um bolo para cachorro ou gato com ingredientes que não façam mal à saúde deles. Assim, ele também vai poder comer algo diferente e delicioso durante a comemoração.
Você também pode aproveitar esse momento para instruir as visitas a brincar com cachorro e gato. Afinal, com a casa cheia, são mais pessoas para entreter os animais. Além de deixar os pets felizes, isso vai fazer com que eles se sintam parte da comemoração. Contudo, é importante respeitar o espaço daqueles pets que não estão muito afim de interagir.
Mas atenção! Se você estiver indo passar o Natal na casa de outra pessoa, não é recomendável levar um gato, pois eles não lidam muito bem com mudanças. Como resultado, você terá um gato estressado e agressivo, então é melhor deixar ele em casa.
6) Presenteie seu cachorro ou gato no Natal
Presentear as pessoas que amamos é algo muito comum durante a festa de Natal. Mas por que não fazer isso também com os cães e gatos? Assim como os humanos, eles adoram receber presentes, seja uma roupinha, um brinquedo divertido ou uma caminha nova. Uma dica de presente para o Natal são os brinquedos interativos para cachorro e gato. Além deles estimularem o desenvolvimento cognitivo dos pets, esse presente ainda pode servir de distração durante a comemoração.