O banho em gato é um assunto que desperta muitas dúvidas e divide opiniões. Tem quem ache que pode dar banho em gato de vez em quando, mas isso não é verdade. Inclusive, esse tipo de cuidado costuma ser bastante contraindicado no dia a dia, e só deve ser aderido em situações específicas.
Ainda assim, por ser um assunto delicado, existem perguntas que rondam os tutores que nunca foram respondidas. Por isso, o Patas da Casa responde abaixo se pode dar banho em gato filhote, o que os bichanos pensam disso e muito mais. Confira e se surpreenda!
1) O que meu gato pensa quando dou banho nele?
A maioria dos gatos detesta quando é forçada a tomar banho ou ter qualquer tipo de contato físico com a água. Isso acontece porque o banho para gatos realmente não é necessário, retirando o cheiro natural dos bichanos e fazendo com que eles fiquem bastante estressados.
Mas, apesar de ser comum ver um gato estressado nessa situação, podem haver exceções. Existem algumas raças de gato que gostam de água, como o Maine Coon, que podem não se incomodar tanto com isso.
2) Pode dar banho em gato só com água?
É melhor não. Os bichanos realizam a própria limpeza com a língua de gato diariamente, então pode-se dizer que estes animais tomam banho sozinho. Se a ideia é dar um banho em gato só com água, esse contato com o molhado e desconhecido vai servir apenas para irritar o seu amigo, por isso é bom evitar.
3) Dá para dar banho em gato sem água?
Sim! Na verdade, o gato se lambendo já está tomando banho, de certa forma. Mas, em casos de doenças dermatológicas e outros problemas de saúde onde existe a recomendação do banho em gato, é possível, sim, dar banho sem água e sem molhar o animal.
O banho a seco para gatos é uma possibilidade, principalmente se o bichano sente aversão a água. Ele é feito com shampoos específicos que têm uma textura cremosa ou com aspecto de spray, ajudando a limpar os gatinhos sem molhá-los.
4) Depois do banho em gato, os bichanos ficam felizes?
Dificilmente você vai ter um gato feliz depois de tomar banho. Na verdade, os felinos enxergam o banho com um efeito reverso: ao invés de limpar, é como se, para eles, o banho os sujasse. Isso porque os produtos usados durante o banho retiram o cheiro natural dos gatos. É por esse motivo que muitas vezes depois do banho, os bichanos costumam tentar se limpar com a língua.
5) Como dar banho em gato sem morrer?
Nos casos em que pode dar banho em gato filhote ou adulto, é importante que todo o processo seja orientado por um médico veterinário de confiança. Além de utilizar produtos específicos para a condição do pet, o especialista vai passar dicas de como fazer isso da maneira menos estressante possível para o seu amigo.
O primeiro passo de como dar banho em gato é molhando o corpo do animal com bastante cautela e sutileza. Nunca se deve começar a dar banho pela cabeça e nem molhar todo o corpo do animal de uma vez só, ou isso pode assustá-lo. Sempre faça com calma e, de preferência, com o auxílio de reforço positivo, como petiscos para gatos.
6) Precisa secar os gatos depois do banho?
Sim. Depois de dar banho nos gatos, é indispensável que o tutor seque muito bem os pelos do bichano. A umidade pode favorecer a proliferação de fungos no corpo do animal, e por isso você deve garantir que o gatinho esteja bem seco. Você pode fazer isso usando uma toalha seca macia.
Se o seu gatinho não ficar muito incomodado com o barulho de secador de cabelo, outra possibilidade é usar o acessório para secar os pelos do gato. Mas lembre-se sempre de usar o secador na temperatura fria, para não queimar a pele do pet.
7) Por que meu gato chora na hora do banho?
Não é muito comum ver um gato chorando, até porque esses peludos costumam disfarçar muito bem o que sentem. Por isso, se seu gato chora quando você dá banho nele, saiba que é porque ele não se sente bem e quer que você saiba disso.
Muitos felinos se sentem “encurralados” na hora do banho. Embora alguns possam ter um comportamento mais agressivo; outros adotam uma postura mais sensível. É importante ter um cuidado especial, pois os banhos dados de maneira errada no pet podem até deixar o gato traumatizado.