Cuidados dos animais

7 perguntas que nunca foram respondidas sobre o banho em gato até agora - a última vai mudar a sua opinião sobre o assunto

Publicado - 16 Setembro 2024 - 13h43

Atualizado - 16 Setembro 2024 - 17h03

O banho em gato é um assunto que desperta muitas dúvidas e divide opiniões. Tem quem ache que pode dar banho em gato de vez em quando, mas isso não é verdade. Inclusive, esse tipo de cuidado costuma ser bastante contraindicado no dia a dia, e só deve ser aderido em situações específicas.

Ainda assim, por ser um assunto delicado, existem perguntas que rondam os tutores que nunca foram respondidas. Por isso, o Patas da Casa responde abaixo se pode dar banho em gato filhote, o que os bichanos pensam disso e muito mais. Confira e se surpreenda!

1) O que meu gato pensa quando dou banho nele?

A maioria dos gatos detesta quando é forçada a tomar banho ou ter qualquer tipo de contato físico com a água. Isso acontece porque o banho para gatos realmente não é necessário, retirando o cheiro natural dos bichanos e fazendo com que eles fiquem bastante estressados.

Imagem Quiz:Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Mas, apesar de ser comum ver um gato estressado nessa situação, podem haver exceções. Existem algumas raças de gato que gostam de água, como o Maine Coon, que podem não se incomodar tanto com isso.

2) Pode dar banho em gato só com água?

É melhor não. Os bichanos realizam a própria limpeza com a língua de gato diariamente, então pode-se dizer que estes animais tomam banho sozinho. Se a ideia é dar um banho em gato só com água, esse contato com o molhado e desconhecido vai servir apenas para irritar o seu amigo, por isso é bom evitar.

3) Dá para dar banho em gato sem água?

Sim! Na verdade, o gato se lambendo já está tomando banho, de certa forma. Mas, em casos de doenças dermatológicas e outros problemas de saúde onde existe a recomendação do banho em gato, é possível, sim, dar banho sem água e sem molhar o animal.

O banho a seco para gatos é uma possibilidade, principalmente se o bichano sente aversão a água. Ele é feito com shampoos específicos que têm uma textura cremosa ou com aspecto de spray, ajudando a limpar os gatinhos sem molhá-los.

gato dentro da banheira depois do banho
O banho para gatos é muito estressante

4) Depois do banho em gato, os bichanos ficam felizes?

Dificilmente você vai ter um gato feliz depois de tomar banho. Na verdade, os felinos enxergam o banho com um efeito reverso: ao invés de limpar, é como se, para eles, o banho os sujasse. Isso porque os produtos usados durante o banho retiram o cheiro natural dos gatos. É por esse motivo que muitas vezes depois do banho, os bichanos costumam tentar se limpar com a língua.

5) Como dar banho em gato sem morrer?

Nos casos em que pode dar banho em gato filhote ou adulto, é importante que todo o processo seja orientado por um médico veterinário de confiança. Além de utilizar produtos específicos para a condição do pet, o especialista vai passar dicas de como fazer isso da maneira menos estressante possível para o seu amigo.

O primeiro passo de como dar banho em gato é molhando o corpo do animal com bastante cautela e sutileza. Nunca se deve começar a dar banho pela cabeça e nem molhar todo o corpo do animal de uma vez só, ou isso pode assustá-lo. Sempre faça com calma e, de preferência, com o auxílio de reforço positivo, como petiscos para gatos.

6) Precisa secar os gatos depois do banho?

Sim. Depois de dar banho nos gatos, é indispensável que o tutor seque muito bem os pelos do bichano. A umidade pode favorecer a proliferação de fungos no corpo do animal, e por isso você deve garantir que o gatinho esteja bem seco. Você pode fazer isso usando uma toalha seca macia.

Se o seu gatinho não ficar muito incomodado com o barulho de secador de cabelo, outra possibilidade é usar o acessório para secar os pelos do gato. Mas lembre-se sempre de usar o secador na temperatura fria, para não queimar a pele do pet.

7) Por que meu gato chora na hora do banho?

Não é muito comum ver um gato chorando, até porque esses peludos costumam disfarçar muito bem o que sentem. Por isso, se seu gato chora quando você dá banho nele, saiba que é porque ele não se sente bem e quer que você saiba disso.

Muitos felinos se sentem “encurralados” na hora do banho. Embora alguns possam ter um comportamento mais agressivo; outros adotam uma postura mais sensível. É importante ter um cuidado especial, pois os banhos dados de maneira errada no pet podem até deixar o gato traumatizado.

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cuidados

Gato idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade, além de dicas dos melhores cuidados

Você já se perguntou com quantos anos o gato fica idoso? A partir dos 7 anos, o animal se torna maduro e começa a apresentar os prim...

Cuidados

Quanto tempo vive um gato? Veterinária explica como a alimentação pode aumentar a expectativa de vida do seu pet!

Você sabia que a alimentação pode ter uma influência enorme em quanto tempo vive um gato? É por meio da ração e de tudo que o animal...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas