Os filmes de cachorro sempre trazem aquela dose extra de emoção que aquece o coração de qualquer um. Seja drama, comédia ou aventura, os peludos roubam a cena e se tornam personagens inesquecíveis. Não é atoa que várias produções estreladas por cachorros fazem sucesso até hoje, conquistando gerações com histórias emocionantes e uma atuação canina de perder o fôlego.
Mas você já se perguntou qual a raça dos cachorros mais famosos do cinema? Com certeza esse é um fator que faz toda a diferença na atuação digna de Oscar. O Patas da Casa vai te contar quais são as 7 raças de cachorro que marcaram presença nos filmes mais icônicos do cinema. Confira!
1) O Akita Inu é a estrela do emocionante filme de cachorro "Sempre ao Seu Lado"
“Sempre ao seu lado” é, sem dúvidas, um dos filmes de cachorro mais emocionantes e marcantes do cinema. O filme conta a jornada do cão da raça Akita chamado Hachiko e retrata uma história de lealdade entre um cachorro e seu tutor. Melhores amigos, eles mantinham uma relação muito próxima, a ponto de Hachiko todos os dias acompanhar o dono até a estação de trem em que ele pegava o transporte para o trabalho, e ficar lá esperando ele voltar. Infelizmente o pior acontece quando o homem sofre uma uma hemorragia cerebral em outra cidade e morre, nunca mais voltando para o encontro com seu adorável cão. Mas Hachiko não desistiu de esperar o dono! O cãozinho permanece por anos na estação e se recusava a voltar para casa.
Apesar de toda a tristeza que envolve a narrativa, “Sempre ao seu lado” é um dos filmes de cachorro mais famosos e parte disso é porque é baseado em fatos reais. A história só demonstra o quanto o Akita é uma das raças de cachorro mais leais e companheiras. Muito inteligente, eles também gostam de agradar o tutor, por isso se empenham para aprender truques e comandos ensinados a ele. Se você está em busca de um filme de cachorro emocionante de arrancar lágrimas, a história do leal Hachiko é a escolha perfeita.
2) O São Bernardo é o protagonista do clássico "Beethoven"
Se você está em busca de filmes de cachorro clássicos, Beethoven é uma excelente opção. Esse foi um dos filmes de cachorro que mais fez sucesso nos anos 1990, o que acabou rendendo 8 produções para a saga. O filme conta a história de um cão da raça São Bernardo que foi adotado pela família Newton e apelidado carinhosamente de Beethoven. No entanto, o que eles não esperavam era que o peludo se tornaria um cachorro gigante e bagunceiro no futuro. A família acabou se apaixonando pela personalidade gentil e carinhosa do peludo, apesar do talento especial de se meter nas mais diversas confusões.
Ainda que Beethoven demonstra ser um cão bem agitado e bagunceiro, o São Bernardo não costuma ter esse temperamento fora das telinhas. Na verdade, essa é uma das raças de cachorro mais preguiçosas e tranquilas que existem. Além disso, é um cachorro muito obediente e possui facilidade em aprender truques.
3) O Labrador ganhou o coração do mundo no filme de cachorro "Marley e Eu"
“Marley e Eu” é, sem dúvida, um dos filmes de cachorro mais populares de todos os tempos. Quase todo mundo já ouviu falar dessa emocionante história, que conta as aventuras de Marley, um Labrador que passa a fazer parte da família de um jovem casal, acompanhando momentos marcantes como o casamento, as primeiras viagens e o nascimento dos filhos. Marley e Eu fez o mundo se apaixonar pela raça Labrador. É impossível não rir das confusões que Marley se mete e não se emocionar com a amizade entre pet e tutor que esse filme de cachorro retrata.
Uma das grandes curiosidades de “Marley e Eu” é que Marley foi estrelado por vários cachorros. No total, foram usados nas gravações 22 cachorros diferentes da raça labrador, sempre acompanhados de adestradores. Vale dizer que o Labrador é uma das raças de cachorros mais inteligentes, e a obediência é um traço natural da raça.
4) Uma Cocker Spaniel e um vira-lata estrelam "A Dama e o Vagabundo"
“A Dama e o Vagabundo” é um clássico da Disney que retrata a história de amor improvável entre dois cães de realidades diferentes. A Dama é uma cadela da raça Cocker Spaniel que cresceu em um lar seguro e confortável ao lado da sua família, enquanto o Vagabundo é um cachorro sem raça definida (SRD) que cresceu nas ruas sozinho. Eles acabam se apaixonando quando Dama foge de casa e vive muitas aventuras perigosas e divertidas ao lado de Vagabundo.
Além da clássica animação, em 2020 foi lançada uma versão live-action da história. As cenas desse filme de cachorro foram gravadas com dois cães reais e os animais passaram por treinamentos durante três meses antes do início das gravações.
5) "Os 101 Dálmatas" é um dos filmes de cachorro mais clássicos do cinema
Os "101 Dálmatas" é um dos filmes com cachorro que todo mundo já assistiu alguma vez na vida. Esse clássico da Disney estreou em 1996, mas até hoje continua cativando o coração dos telespectadores com sua trama envolvente. Como o próprio nome já diz, esse filme é estrelado por cachorros da raça Dálmata, aquele que possui várias manchinhas pretas espalhadas pelo corpo.
Ele conta a história de Pongo e Perdita, dois cães da raça Dálmata que são sequestrados por uma mulher que está roubando filhotes de cachorro para fazer um casaco de pele. A dupla, no entanto, consegue escapar da emboscada e levar com eles os 99 filhotes que haviam sido raptados. Para a produção do filme, foram usados mais de 300 cachorros da raça.
6) Um Border Collie brilhou no premiado "Anatomia de uma Queda"
Se você é cinéfilo e está por dentro das últimas estreias e premiações do cinema, com certeza já ouviu falar em “Anatomia de uma Queda”. Esse é um filmes de cachorro que ninguém pode perder. Lançado em 2023, foi indicado a 5 categorias no Oscar e uma parte importante da trama envolve o Border Collie Snoop, que atua como cão-guia de um menino com deficiência visual de 11 anos. Quando ele e o cão saem para um passeio próximo ao chalé da família, Snoop acaba encontrando o pai do garoto morto na neve. Uma longa investigação começa para definir se a causa da morte foi um acidente, um suicídio ou um assassinato, e o peludo acaba tendo uma grande participação na solução do caso.
O Border Collie que interpretou o Snoop no filme se chama Messi e precisou passar por um treinamento intensivo que durou cerca de 2 meses. Os produtores afirmaram que foi preciso muita repetição de comandos e paciência, mas como essa é uma das raças de cachorro mais inteligentes do mundo, tudo saiu como planejado.
7) "Benji" conta a história de um vira-lata
Se você está em busca de bons filmes de cachorro, a Netflix possui uma joia perdida: Benji. O filme conta a história de um simpático cachorro vira-lata que vive nas ruas. Ele é aquele tipo de vira-lata que hoje é conhecido como “fiapo de manga”, devido à pelagem bagunçada.
Apesar de morar na rua, Benji é alimentado e cuidado pela população, mas o cãozinho nutre uma relação especial por dois irmãos que brincam com ele contra a vontade dos pais. Quando esse casal de irmãos é sequestrado, Benji acaba se tornando o herói da cidade, pois é o único que consegue resgatar as duas crianças. A primeira versão de Benji foi ao ar em 1974 e o remake da Netflix foi lançado em 2018.
Bônus: filmes de cachorro ganham toque de brasilidade com "Caramelo", o vira-lata mais amado do país
Um filme de cachorro que tem a cara do Brasil está prestes a ser lançado pela Netflix. Ele se chama "Caramelo", uma homenagem ao vira-lata mais famoso do país. O filme conta a história de Amendoim, um vira-lata caramelo que conquistou o coração do Pedro, um chef de cozinha interpretado pelo ator Rafael Vitti. Na história, Pedro tem o sonho de abrir o próprio restaurante, mas a vida acaba tomando um outro rumo totalmente diferente quando ele recebe diagnóstico inesperado.
Em meio a incertezas e momentos de vulnerabilidade, Pedro encontra Amendoim nas ruas. Junto com esse cachorro de rua, eles embarcam em uma jornada repleta de desafios e descobertas. O filme ainda não possui data de estreia prevista, mas com certeza todos os brasileiros estão ansiosos para assistir o cãozinho que representa mais o Brasil do que o Futebol.
Amendoim, o cãozinho da história, antes de assumir o cargo de ator, era na verdade um cachorro de rua. Ele foi resgatado por uma produtora, adotado e treinado para atuar nesse longa que promete ser um dos filmes de cachorro mais emocionantes do cinema brasileiro.