Cuidar de cachorro

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu cachorro

Publicado - 22 Novembro 2024 - 10h15

Atualizado - 22 Novembro 2024 - 10h58

Conquistar o amor de um cachorro não é muito difícil, mas exige certos cuidados. Nem todo cão vai se apaixonar pelo dono logo de cara, principalmente se for um animal que já passou por traumas e têm maior dificuldade de confiar em pessoas novas. Além disso, mesmo que você já tenha conquistado a confiança dele, é sempre interessante saber como fortalecer ainda mais o vínculo entre vocês. A seguir, confira 9 dicas de como fazer isso!

1) Passear com o cachorro é uma ótima maneira de se aproximar dele

Para os cães, uma das horas mais aguardadas do dia é a hora do passeio. É nesse momento que o pet tem todos os seus sentidos estimulados, e de uma maneira super divertida! Além disso, essa é uma ótima oportunidade para ele explorar novos lugares e conhecer novas pessoas — ou seja, socializar!

Mas sabia que esse também é um momento especial que o cão compartilha com o dono? Ao passear com cachorro, você mostra para o seu amigo que você é um tutor presente e que gosta de participar de um dos passatempos preferidos dele. Ele vai adorar se aventurar com você do lado!

Imagem Quiz:Seu cachorro está com ansiedade de separação?

Seu cachorro está com ansiedade de separação?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2) Brincadeiras interativas também ajudam a estreitar os laços com um cãozinho

Passar um tempo de qualidade com o seu cãozinho não deve se resumir somente a passeios, hein?! Na verdade, quando vocês estiverem juntinhos dentro de casa, também é importante apostar em brincadeiras e brinquedos interativos. Algumas opções que ajudam bastante a melhorar o vínculo com o pet são: jogar bolinha para cachorro, brincar de cabo de guerra, esconde-esconde, caça ao tesouro e muito mais.

3) O adestramento é outra ótima ideia para melhorar a ligação de vocês

Adestrar um cachorro pode ser algo super divertido, principalmente se você pensar que essa é uma forma de fortalecer ainda mais o vínculo que você tem com o seu aumigo. O adestramento, além de treinar a obediência do animal, ajuda a melhorar a comunicação entre cães e humanos. Por isso, uma dica é separar um tempinho durante a semana para ensinar o cachorro a dar a pata, sentar, deitar e outros truques fáceis.

4) Elogios e petiscos conquistam qualquer cachorro

Tanto durante os treinamentos quanto durante as brincadeiras, os reforços positivos sempre ajudam e fazem com que o cãozinho se sinta confortável, feliz e amado. Então além de elogiar bastante o seu cãopanheiro, você pode — e deve — usar os petiscos para cachorro a seu favor! Essa pequena atitude já vai fazer o animal te enxergar com outros olhos, e a relação de vocês vai se tornar cada vez mais próxima.

5) Troca de olhares com cachorro aumenta o vínculo com humanos

Uma pesquisa liderada por Wei Ren, da Academia Chinesa de Ciências, descobriu que o vínculo que os cães compartilham com seus tutores também se manifesta por meio da troca de olhares. Na verdade, o cérebro do cachorro ‘sincroniza’ com o dos humanos neste momento, e isso ajudaria, inclusive, a fortalecer o nosso relacionamento com os pets. Portanto, sempre olhe para o seu cãozinho com meu amor e carinho — ele provavelmente vai te retribuir da mesma forma.

cachorro olhando nos olhos da dona
Olhar o cachorro nos olhos cria uma conexão única com o pet

6) Fazer carinho no cachorro vai deixá-lo super feliz

Todo cachorro gosta de carinho! As carícias parecem um tipo de massagem super relaxante para os pets, eliminando qualquer resquício de estresse e ansiedade, e deixando o cão bem calminho. Por isso, se você quer se conectar ainda mais com seu peludo, é bom incluir algumas sessões de afago na rotina.

Mas lembre-se: você deve saber como e onde fazer carinho em cachorro do jeito certo. Os melhores lugares são a orelha, a barriguinha e o pescoço. O topo da cabeça também é um lugar que eles gostam, naquele espaço entre os olhos. O movimento deve ser sempre sutil, sem apertos e na direção do crescimento dos pelos.

7) Apostar em uma ração de qualidade ganha os cães pela boca

Os petiscos são o ponto fraco dos cães,  mas você sabia que a qualidade da ração que você escolhe também pode ter uma importância danada na relação que vocês constroem? Isso porque ao investir em uma ração para cachorros de boa qualidade, você proporciona nutrientes melhores e que saciam mais a fome do animal. Assim o peludo passa a te ver como alguém que cuida bem dele e da saúde dele! A ração premium ou super premium são as mais indicadas para isso.

8) O ambiente deve ser adaptado para as necessidades do seu pet

Ter uma casa ‘pet friendly’ é fundamental se você tem um cachorro. Ou seja, você tem que pensar em todos os recursos que seu cãozinho precisa no dia a dia, e garantir o acesso a eles de maneira fácil e prática. Colocar o banheiro do cachorro em uma área privada e pouco barulhenta, por exemplo, é uma dica valiosa — além de manter os tapetinhos bem longe do comedouro e bebedouro.

Também é importante ter uma caminha para cachorro que seja confortável e aconchegante, além de deixar alguns brinquedos à disposição do pet. Esses pequenos cuidados fazem com que o pet se sinta em casa e seguro.

9) Aprender a linguagem canina faz diferença na relação com um cachorro

É totalmente possível entender o que os cães querem expressar se você souber o mínimo da linguagem canina. Observar cada parte do corpo do cachorro pode ajudar — e muito — na compreensão e comunicação entre você e seu amigo de quatro patas, fortalecendo o vínculo entre vocês. Por isso, é bom pesquisar o que o movimento das orelhas, rabo, olhar, postura corporal e latidos significam no fascinente universo dos cães.

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cuidados

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu cachorro

Conquistar o amor de um cachorro não é muito difícil, mas exige certos cuidados. Nem todo cão vai se apaixonar pelo dono logo de car...

Cachorro

Cachorro idoso: 6 brincadeiras para manter o ritmo de atividades físicas e mentais na terceira idade canina

Cuidar de um cachorro idoso não é tão difícil quanto parece. É claro que o cãozinho vai exigir mais atenção, principalmente em relaç...

Comportamento

4 livros para pessoas apaixonadas por gatos: eles vão te ensinar algumas lições e emocionar

Se você é um gateiro de verdade, sabe que a vida sempre fica melhor com um toque felino. Afinal, os gatinhos têm o poder de transfor...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cuidados

Gato idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade, além de dicas dos melhores cuidados

Você já se perguntou com quantos anos o gato fica idoso? A partir dos 7 anos, o animal se torna maduro e começa a apresentar os prim...

Cuidados

Quanto tempo vive um gato? Veterinária explica como a alimentação pode aumentar a expectativa de vida do seu pet!

Você sabia que a alimentação pode ter uma influência enorme em quanto tempo vive um gato? É por meio da ração e de tudo que o animal...

Cuidados

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu cachorro

Conquistar o amor de um cachorro não é muito difícil, mas exige certos cuidados. Nem todo cão vai se apaixonar pelo dono logo de car...

Ver todas