Passear com cachorro é um dos momentos favoritos do seu pet! O passeio é fundamental para que o pet gaste sua energia, se exercite, faça suas necessidades, socialize com outros animais e desbrave o mundo. Porém, as vantagens não se restringem apenas aos cães. Os tutores também se beneficiam bastante desse momento, principalmente no campo da saúde mental. Estudos comprovam que os poucos minutos que uma pessoa gasta caminhando com seu cachorro na rua podem fazer um bem enorme. Veja os detalhes!
Passear com cachorro ajuda a escapar do estresse diário
O dia a dia pode ser bastante estressante, com muitos afazeres no trabalho, problemas financeiros e trabalhos em casa. O momento de passear com o cachorro acaba sendo um alívio no meio da correria. Afinal, essa é uma hora certa da sua agenda onde você deixa as preocupações de lado para dar atenção ao cão. Se você se sente mais leve quando passeia com o pet, saiba que não está sozinho.
Uma pesquisa da Purina analisou o impacto dos cães na saúde mental dos donos. Eles chegaram ao resultado de que 82% dos entrevistados afirmaram que passear com cachorro os ajuda a escapar das pressões da vida diária. Além disso, eles sentem uma melhora significativa em sua saúde mental.
Felicidade compartilhada entre cão e dono é benefício revigorante do passeio
Passear com cachorro não apenas diminui o estresse, como também aumenta a sensação de relaxamento. Um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, chamado “Eu levo meu cachorro para passear porque isso me faz feliz”, investigou a relação de 38 pessoas de 12 famílias na Inglaterra com seus cães. Os pesquisadores entrevistaram os participantes e os acompanharam durante os passeios com o pet.
Os cientistas também notaram que boa parte dos entrevistados descreveu o passeio com cachorro como algo “relaxante”. Além disso, muitos deles ressaltaram como se sentiam mais felizes e revigorados ao ver a alegria estampada no rosto do animal. A conclusão é que esse momento proporciona uma sensação de “prazer” e “felicidade compartilhada”, onde os tutores e cães se sentem mais alegres por causa do passeio.
Passear com cachorro também traz benefícios para saúde física do dono
O estudo da International Journal of Environmental notou que as necessidades dos donos estavam entrelaçadas com as do cão. Isso quer dizer que os passeios tinham como foco proporcionar o melhor para o pet, mas os donos também acabam se beneficiando. Os participantes relataram que a caminhada se torna mais divertida por causa da presença do cão. Alguns deles chegaram a falar que passear com cachorro “não parece um exercício” por ser tão legal. Além disso, entrevistados falaram que passear com cão traz mais motivação e legitimidade para o exercício do que apenas caminhar sozinho na rua. Todos esses fatores fazem com que os tutores aumentem ainda mais a prática de exercícios.
O impacto ainda é percebido na saúde física, de acordo com as pesquisas do Instituto Purina: 79% dos entrevistados concordaram que se tornaram mais ativos ao ar livre como resultado dos passeios com os cães. Além disso, 53% dos donos de cachorro disseram que fazem mais de oito caminhadas por semana graças ao pet.
O tutor aumenta sua socialização durante o passeio com cachorro
Passear com cachorro te faz inevitavelmente ver outras pessoas na rua. Mesmo que você não fale com ninguém, ainda assim pratica a socialização. Afinal, sempre acabamos dando um “bom dia”, pedindo licença ou falando um “obrigado”. Essas pequenas interações ajudam a melhorar a vida social, principalmente de pessoas que moram sozinha ou não saem tanto de casa. Segundo a pesquisa do Journal of Environmental, passear com um cachorro encoraja o contato social com outros indivíduos e os cães foram reconhecidos pelos entrevistados como um “quebra-gelo” essencial, favorecendo diversos tipos de interação.
Passear com cachorro: uma forma de estreitar vínculo com cão
Por fim, mas não menos importante, os passeios são uma ótima forma de aumentar o vínculo com o animal de estimação. Qualquer interação com o pet já ajuda a estreitar os laços, mas o passeio ainda tem a vantagem de ser um momento onde os dois estão apenas juntinhos e fazendo algo divertido.
Os cachorros adoram passear, então inevitavelmente começam a associar o dono com essa situação tão especial. Os entrevistados sentiram que o ato de passear com cachorro fortaleceu o relacionamento e a conexão com o cão. Um dos participantes chegou a afirmar que trata-se de uma relação “simbiótica”, pois “uma coisa vive da outra, e melhora”.