Todo tutor detesta encontrar lama no fundo da caixa de areia para gatos quando vai limpar o acessório. O que era para se ler uma limpeza simples e rápida se torna uma verdadeira dor de cabeça, já que muitas vezes é preciso lavar a caixinha. Isso acontece porque a areia para gato não está conseguindo reter bem o xixi. Como consequência, ele se acumula no objeto e vai formando esse líquido enlameado, o que favorece o mau cheiro e até pode fazer o gato se recusar a usar o banheirinho. Mas afinal, como acabar de vez com a lama no fundo da caixa de areia? Existe um pequeno detalhe muito ignorado pelos tutores que é o verdadeiro responsável pela retenção do xixi. Confira!
O que retém o xixi na caixa de areia para gatos?
As melhores areias para gato são aquelas que formam torrões quando entram em contato com o xixi. Elas são muito mais práticas na hora de limpar, evita a sujeira e aumenta a durabilidade do produto. Portanto, o que retém o xixi de gato é a capacidade da areia de formar torrões. Quanto mais firmes eles forem, menor a probabilidade da urina formar lama no fundo da caixa de areia.
Qual areia para gato forma os torrões mais firmes?
Nem todos os tipos de areia para gato formam torrões. As versões em sílica e granulado de madeira, por exemplo, não fazem isso. Por outro lado, existem aquelas que até formam torrões, mas possuem baixa qualidade e não conseguem reter tão bem o xixi. Assim, as massinhas formadas são muito frágeis e a lama continua sendo um problema. Mas afinal, qual areia para gato forma os torrões mais firmes? Existem algumas boas opções no mercado, como a de bentonita, um tipo de argila. Porém, uma das mais indicadas é areia para gatos biodegradável, principalmente as feitas com mandioca e milho.
Por que a areia de mandioca para gatos retém o xixi tão bem?
A areia biodegradável para gatos é preparada com uma composição 100% natural. As mais comuns são as que levam mandioca ou milho em sua composição. Esse tipo de areia apresenta uma ótima capacidade de absorção, o que facilita a formação de torrões bem firmes e que não se esfarelam. Além dessa habilidade natural, a espessura do grão também contribui para isso. A areia média ou a areia fina para gatos são as que conseguem formar os melhores torrões de xixi. Elas absorvem a urina e se aglutinam com mais facilidade. Além disso, a areia fina para gatos também é muito mais confortável para o bichano pisar.
Conheça outros benefícios da areia de mandioca para gatos!
A areia de mandioca para gatos não têm apenas a vantagem de formar ótimos torrões e evitar a lama no fundo da caixa. Um de seus principais benefícios é sua rapidez na decomposição. Ao contrário dos outros tipos, a areia para gatos biodegradável se desintegra em muito menos tempo, algo vantajoso para o meio ambiente. Além disso, seu descarte também é ecológico.
A areia de mandioca para gatos pode ser jogada diretamente no vaso sanitário, pois tem uma boa capacidade de dissolução na água. Ela não entope e promove um descarte sustentável para o meio ambiente. Como é feita de ambientes 100% naturais, a areia de mandioca para gatos também não tem risco de causar alergias no pet. Por fim, esse tipo também proporciona uma boa neutralização dos odores, evitando o mau cheiro de xixi e cocô de gato pela casa.
Posso fazer areia para gato usando farinha de mandioca?
Com tantos benefícios, a areia para gato de mandioca tem feito cada vez mais sucesso entre os gateiros. Por ser feita 100% com produtos naturais, é comum que surja a dúvida: pode fazer areia de gato com a farinha de mandioca do supermercado? A resposta é não! O fato desse produto ser feito com produtos naturais não quer dizer que não há um tratamento. A areia de mandioca para gatos passa por uma purificação antes de ser embalada e vendida nos pet shops.
Além disso, ela é formulada especialmente para que os torrões saiam bem firmes. A farinha de mandioca caseira não vai conseguir se aglutinar tão bem com o xixi, podendo levar até mesmo à temida lama no fundo da caixa de areia para gatos. Vale ressaltar também que a areia feita com farinha de supermercado pode acabar favorecendo o surgimento de fungos e bactérias após passar o dia inteiro exposta na caixinha. Isso pode levar a diversos problemas de saúde, como dermatite no gato, além da poeira levantada prejudicar o sistema respiratório. Portanto, sempre prefira comprar a areia de mandioca para gatos feita especialmente para os bichanos.
Como preparar a caixa de areia para gatos? Veja dicas!
A areia de mandioca para gatos já ajuda bastante na limpeza por formar os torrões firmes e não ficar esfarelando. Porém, é preciso ter outros cuidados para deixar o ambiente o mais limpo possível. Afinal, nem o tutor nem o gato gostam de ver a caixa de areia suja. O recomendado é colocar areia para gatos dentro da caixa até formar uma camada de 5cm.
Menos que isso não é o suficiente para que o pet se sinta à vontade, enquanto mais do que isso pode fazer uma grande bagunça conforme o bichano se movimenta dentro do utensílio. Já quanto ao tamanho, é sempre bom comprar uma caixa de areia grande. O ideal é que ele consiga dar uma volta completa em torno de si mesmo dentro da caixa sem dificuldades.
Como limpar a caixa de areia para gatos?
No caso da areia de mandioca para gatos, recomenda-se remover os torrões aproximadamente duas vezes por dia para garantir a manutenção da limpeza. Eles devem ser descartados diretamente no vaso sanitário ou no lixo orgânico. Ao perceber que a camada de areia está diminuindo, acrescente mais produto até formar novamente 5cm de altura. Não há necessidade de remover a areia que já está dentro da caixa, basta complementar. É por isso que a areia de mandioca para gatos costuma durar por muito tempo e ajuda a evitar o desperdício.