A casa dos tutores é o lugar em que os gatos passam mais tempo no dia a dia, especialmente se o bichano não tem aquele péssimo (e perigoso) hábito de dar voltinhas na rua. Então é claro que esse ambiente precisa proporcionar tudo que os gatinhos precisam para se sentirem confortáveis, felizes e entretidos. Afinal, não basta apenas alimentar e brincar uma vez ou outra com o pet, é preciso criar um espaço cat friendly que estimule os instintos naturais do bichano de explorar, caçar, escalar, se esconder e vários outros.
A boa notícia é que não é nada difícil transformar a casa em um ambiente atrativo para os felinos. Com algumas mudanças simples, você pode criar um verdadeiro playground para gatos em casa. Isso vai garantir mais diversão, conforto e bem-estar para o animal. Desde arranhadores até prateleiras suspensas, essas pequenas alterações vão proporcionar um ambiente mais dinâmico e feliz para o seu gatinho. Veja como deixar o ambiente cat friendly com algumas dicas de enriquecimento ambiental para gatos:
1) Arranhador para gato
Um dos acessórios que TODO felino ama é o arranhador para gatos! Quando viviam soltos na natureza como gatos selvagens, os bichanos arranhavam troncos e árvores para afiar as garrinhas, mas vivendo dentro de um ambiente doméstico, eles não possuem essa opção. Os arranhadores servem então como uma forma de estimular esse instinto básico do felino de arranhar. Além disso, o ato de arranhar também tem relação com o instinto de marcação territorial do bichano. Isso porque os gatinhos possuem em suas patas glândulas odoríferas que liberam feromônios, que nada mais são do que substâncias químicas responsáveis por transmitir ‘mensagens’ para outros gatos.
Os arranhadores podem ser encontrados em diversos modelos nos pet shops, como os tradicionais, os de parede, os verticais e até de papelão. Então opções é o que não faltam! É importante lembrar que unhas grandes podem causar feridas no próprio bichano ou em outras pessoas, então eles também são perfeitos para evitar esse tipo de problema. De quebra, ter um arranhador em casa ainda evita que os gatos destruam móveis com as garrinhas afiadas.
2) Cama suspensa para gatos
Antes de serem domesticados, os gatos precisavam se virar na natureza para sobreviver e escapar de predadores. Uma das táticas que eles usavam para se proteger de possíveis perigos era dormir em lugares altos, como no topo de árvores, pois dessa forma, eles conseguiriam observar todo o ambiente e precipitar um ataque. Hoje, apesar de serem domesticados, os gatinhos ainda se sentem mais à vontade e seguros em lugares altos. Por essa razão, a cama suspensa para gatos é uma excelente opção para tornar o ambiente ainda mais confortável e relaxante para o bichano.
3) Nichos e prateleiras
Como dito anteriormente, os gatinhos adoram ficar nas alturas. Esse é um instinto que os felinos mantêm até hoje, então é importante que os tutores proporcionem um ambiente que permita que eles satisfaçam esse desejo. Uma dica para fazer isso de maneira segura é investir em nichos e prateleiras para gatos nas paredes de casa. Com esses acessórios, o gatinho vai poder subir, pular e explorar novos lugares, o que estimula tanto o corpo quanto a mente felina.
4) Brinquedos interativos para gatos
Existem vários brinquedos interativos para gatos que são o maior sucesso entre os felinos. Os mais famosos - e que são adorados pelos bichanos - são a varinha para gatos e os ratinhos de corda, que estimulam o instinto de caça do felino. No entanto, também existem outros brinquedos super divertidos que estimulam a cognição felina, como é o caso do tapete interativo e o quebra-cabeça para gatos. A bolinha para gato com guizo, apesar de ser um brinquedo mais simples, também é um sucesso entre os felinos.
5) Tocas e esconderijos
Você já deve ter percebido que os gatos adoram procurar cantinhos para se esconder. Esse é um instinto felino que também se manteve após a domesticação, já que, quando viviam na natureza, eles precisavam se esconder para fugir de predadores. É por isso que eles não podem ver um cantinho fechado que eles se refugiam. Afinal, eles se sentem mais seguros, relaxados e menos estressados nesses locais.
Mas como reproduzir esse tipo de comportamento dentro de casa? Uma dica é investir em uma toca para gato, uma espécie de ‘casinha’ fechada que proporciona exatamente essa sensação de segurança para o animal. No entanto, existe outra dica mais simples, econômica e que com certeza o seu gatinho vai amar: as caixas de papelão. Os gatos adoram se esconder dentro de caixas e vão ficar muito felizes e satisfeitos com ela.
6) Fonte de água para gatos
A fonte de água para gatos é um acessório que não pode faltar na casa de um bichano. Ela é como se fosse um bebedouro normal, mas com a diferença de possuir um fluxo de água que atrai a atenção do animal e estimula a hidratação felina. Mas por que os gatos gostam tanto desse acessório? Acontece que a fonte possui um sistema de circulação de água que simula a queda de água da natureza, o que acaba estimulando o instinto natural dos bichanos. Além disso, a fonte de água ainda mantém a água fresca por mais tempo.
7) Catnip para gatos
Você já ouviu falar no catnip para gatos? Conhecido também como erva de gato, essa plantinha natural da família do hortelã proporciona uma série de benefícios para os bichanos. Essa ervinha age no sistema nervoso central dos gatos, que é responsável pelas reações felinas. Ao entrar em contato com o catnip, o gatinho pode ficar mais agitado, empolgado e estimulado a caçar e brincar. Esse produto pode ser comprado separadamente para ser colocado em cima do arranhador, da toquinha ou de algum cantinho que o gato gosta de ficar, mas também podem ser encontrados em brinquedos que já contém catnip.