Gato

Aprenda nesse passo a passo como fazer o gato parar de morder

Publicado - 08 Julho 2022 - 16h44

Atualizado - 21 Maio 2024 - 16h54

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Por trás de um gato mordendo, existem muitos motivos. A mordida de gato pode ser sinal de estresse, raiva ou até mesmo afeto! Por isso, uma mordidinha ou outra não necessariamente é sinal de preocupação, já que o animal pode estar apenas demonstrando algum sentimento. Porém, independente do motivo, é importante ficar alerta se o comportamento se torna frequente. Por mais que às vezes os bichanos achem a prática inofensiva, isso pode se tornar um problema já que o animal pode começar a morder qualquer pessoa que vê pela frente e destruir os móveis da casa, causando prejuízos.

Por isso, é muito importante que o tutor corte o mal pela raiz para impedir que esse comportamento se torne comum. Afinal, na maioria das vezes o motivo do por que os gatos mordem tanto está relacionado à forma que o tutor responde a essa atitude. Se você tem um bichano que está abocanhando tudo que vê pela frente deve estar se perguntando: como fazer o gato parar de morder?

Por que os gatos mordem? Entenda o que está levando seu pet a ter esse comportamento

O primeiro passo para aprender como fazer o gato parar de morder é entender a sua motivação. Afinal, por que os gatos mordem? A verdade é que existem inúmeros motivos para isso. O motivo mais comum da mordida de gato é estresse ou ansiedade. O gato fica estressado por diversas razões, até mesmo pela mudança de ração. Além disso, o gato entediado pode ficar ansioso com muita facilidade. Quando filhote, é comum ver o gato mordendo durante a troca de dentes. Outra explicação é que o gato é mais arisco e não gosta de ser tocado. Por outro lado, é super normal ver o gato mordendo durante brincadeiras e ao receber carinho. Nesse caso, ele está apenas mostrando que está gostando. Por fim, até mesmo certas doenças têm o gato mordendo como sintoma. 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Entender por que os gatos mordem te ajuda a definir qual é a causa do problema e cuidar para que ele seja resolvido. Se for uma doença, por exemplo, é importante ir ao veterinário. Caso seja estresse ou ansiedade, tente reverter o que está deixando o pet dessa forma. Porém, independentemente do motivo do seu pet, é importante controlá-lo. O gato mordendo em excesso é perigoso, pois o animal pode normalizar essa atitude e começar a morder cada vez mais forte, machucando pessoas e destruindo móveis. O Patas da Casa preparou um passo a passo a seguir para você resolver esse problema de uma vez por todas. Confira!

Passo 1: Ao ver que vai receber uma mordida de gato, tenha firmeza e mostre sua desaprovação 

Gato mordendo dedo
Não deixe que o gato mordendo ache que você está gostando

Depois de compreender o que está incentivando a mordida de gato, o que fazer? Agora é hora de mostrar para ele que esse comportamento não é legal. Para isso, o tutor deve ter firmeza na voz e mostrar autoridade. Não grite com o animal e muito menos bata ou seja agressivo. Ao ver o gato mordendo, diga “não” com muita seriedade. Se você fizer isso toda vez que perceber o gato mordendo (tanto pessoas como objetos), ele logo vai compreender que essa atitude está errada.

Passo 2: Não brinque com o gato mordendo, apenas o ignore

 

Gato no colo de tutora
Ao ignorar o gato mordendo você faz com que ele desista da atitude

Durante as brincadeiras, é muito comum que os gatinhos, principalmente filhotes, deem mordidinhas. É até fofo, porque o dente do gato filhote é pequeno e nem machuca. Porém, se você quer aprender como fazer o gato parar de morder, precisará deixar essa fofura de lado. Se quando o gato começa a morder durante as brincadeiras você brinca de volta, ele com certeza vai achar que o comportamento dele é legal. Portanto, ao receber mordida de gato na hora de brincar, por menos perigosa que ela seja, pare a brincadeira na hora. Diga “não” e ignore o bichano. Dessa forma, ele vai entender que você não está se divertindo com aquilo e ele perdeu sua recompensa, no caso a brincadeira. 

Passo 3: Não retire a mão durante a mordida do gato, permaneça imóvel

 

Mão esticando boca de gato laranja
Por mais que o instinto seja fugir da mordida de gato, deixe-o cansar

Ao receber uma mordida de gato, seja ela de forma inocente ou agressiva, o tutor costuma afastar a mão instintivamente. Porém, para aprender como fazer gato parar de morder, você terá que controlar esse instinto. Quando o bichano tenta morder e você afasta a mão dá a sensação para ele de que você é uma presa que está fugindo. Então, o pet vai gostar daquilo e ver tudo como uma brincadeira de “caça às mãos”. Por outro lado, se você mantiver sua mão imóvel quando ele começar a morder, o gatinho vai achar aquilo chato e logo vai parar.

Passo 4: A melhor forma de como fazer gato parar de morder é oferecendo brinquedos próprios para isso 

 

Gato cinza e branco deitado no chão perto de bolinha rosa
Os mordedores para gatos fazem toda a diferença no processo

Gatos são animais com instintos muito apurados. Um desses instintos é morder. A mordida de gato é natural para eles e não adianta tentar impedir esse comportamento de uma hora pra outra. Mas então, como fazer para gato parar de morder tudo e todos? Simples: redirecione as mordidas para outro objeto. Existem diversas opções de brinquedos para gato morder. Os mordedores servem exatamente para serem abocanhados pelos bichanos, com materiais resistentes e que não fazem mal ao animal. Ao disponibilizá-los, pode ter certeza que ele terá menos interesse em morder você ou os móveis da sua casa. 

Sempre que vir o gato mordendo algo que não deve, faça todos os passos acima de como fazer o gato parar de morder e ofereça o brinquedo a ele. Fique um tempo ali, incentivando-o a usar. Toda vez que ele deixar de morder alguém e morder o brinquedinho, dê petiscos, elogie ou faça carinho. Com essa associação positiva, o pet verá que ganha muito mais se morder os brinquedos do que pessoas e outros objetos.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Adote um animal

Essas são as 8 raças de gato mais raras do mundo – e algumas custam uma fortuna!

Embora levem a fama de reservados e independentes, os gatos são verdadeiros companheiros dos humanos e estão sempre cheios de amor p...

Gato

Veterinário lista as 6 doenças de gato mais graves que existem — e explica como proteger seu pet

Algumas doenças de gato representam um verdadeiro perigo para a saúde dos bichanos. Elas comprometem bastante a qualidade de vida do...

Comportamento

O que há de diferente nos gatos bicolores? Conheça as particularidades dessa pelagem e raças comuns

O gato bicolor é aquele gatinho que apresenta mais de duas cores simultaneamente. Esse é o caso, por exemplo, dos frajolas, que são ...

Cachorro

7 sinais de que seu cachorro está estressado – e pode ser culpa sua!

Muitas situações do dia a dia podem deixar um cachorro estressado - e às vezes uma parcela disso é culpa do tutor. Falta de atenção,...

Adote um animal

O cachorro mais bonito do mundo foi revelado pela Ciência — e ele não é como você esperava

A ciência finalmente revelou qual é o cachorro mais bonito do mundo, e o resultado pode ser intrigante para muitas pessoas. Para che...

Adote um animal

Essas são as 8 raças de gato mais raras do mundo – e algumas custam uma fortuna!

Embora levem a fama de reservados e independentes, os gatos são verdadeiros companheiros dos humanos e estão sempre cheios de amor p...

Gato

Veterinário lista as 6 doenças de gato mais graves que existem — e explica como proteger seu pet

Algumas doenças de gato representam um verdadeiro perigo para a saúde dos bichanos. Elas comprometem bastante a qualidade de vida do...

Comportamento

O que há de diferente nos gatos bicolores? Conheça as particularidades dessa pelagem e raças comuns

O gato bicolor é aquele gatinho que apresenta mais de duas cores simultaneamente. Esse é o caso, por exemplo, dos frajolas, que são ...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?