Por trás de um gato mordendo, existem muitos motivos. A mordida de gato pode ser sinal de estresse, raiva ou até mesmo afeto! Por isso, uma mordidinha ou outra não necessariamente é sinal de preocupação, já que o animal pode estar apenas demonstrando algum sentimento. Porém, independente do motivo, é importante ficar alerta se o comportamento se torna frequente. Por mais que às vezes os bichanos achem a prática inofensiva, isso pode se tornar um problema já que o animal pode começar a morder qualquer pessoa que vê pela frente e destruir os móveis da casa, causando prejuízos.
Por isso, é muito importante que o tutor corte o mal pela raiz para impedir que esse comportamento se torne comum. Afinal, na maioria das vezes o motivo do por que os gatos mordem tanto está relacionado à forma que o tutor responde a essa atitude. Se você tem um bichano que está abocanhando tudo que vê pela frente deve estar se perguntando: como fazer o gato parar de morder?
Por que os gatos mordem? Entenda o que está levando seu pet a ter esse comportamento
O primeiro passo para aprender como fazer o gato parar de morder é entender a sua motivação. Afinal, por que os gatos mordem? A verdade é que existem inúmeros motivos para isso. O motivo mais comum da mordida de gato é estresse ou ansiedade. O gato fica estressado por diversas razões, até mesmo pela mudança de ração. Além disso, o gato entediado pode ficar ansioso com muita facilidade. Quando filhote, é comum ver o gato mordendo durante a troca de dentes. Outra explicação é que o gato é mais arisco e não gosta de ser tocado. Por outro lado, é super normal ver o gato mordendo durante brincadeiras e ao receber carinho. Nesse caso, ele está apenas mostrando que está gostando. Por fim, até mesmo certas doenças têm o gato mordendo como sintoma.
Entender por que os gatos mordem te ajuda a definir qual é a causa do problema e cuidar para que ele seja resolvido. Se for uma doença, por exemplo, é importante ir ao veterinário. Caso seja estresse ou ansiedade, tente reverter o que está deixando o pet dessa forma. Porém, independentemente do motivo do seu pet, é importante controlá-lo. O gato mordendo em excesso é perigoso, pois o animal pode normalizar essa atitude e começar a morder cada vez mais forte, machucando pessoas e destruindo móveis. O Patas da Casa preparou um passo a passo a seguir para você resolver esse problema de uma vez por todas. Confira!
Passo 1: Ao ver que vai receber uma mordida de gato, tenha firmeza e mostre sua desaprovação
Depois de compreender o que está incentivando a mordida de gato, o que fazer? Agora é hora de mostrar para ele que esse comportamento não é legal. Para isso, o tutor deve ter firmeza na voz e mostrar autoridade. Não grite com o animal e muito menos bata ou seja agressivo. Ao ver o gato mordendo, diga “não” com muita seriedade. Se você fizer isso toda vez que perceber o gato mordendo (tanto pessoas como objetos), ele logo vai compreender que essa atitude está errada.
Passo 2: Não brinque com o gato mordendo, apenas o ignore
Durante as brincadeiras, é muito comum que os gatinhos, principalmente filhotes, deem mordidinhas. É até fofo, porque o dente do gato filhote é pequeno e nem machuca. Porém, se você quer aprender como fazer o gato parar de morder, precisará deixar essa fofura de lado. Se quando o gato começa a morder durante as brincadeiras você brinca de volta, ele com certeza vai achar que o comportamento dele é legal. Portanto, ao receber mordida de gato na hora de brincar, por menos perigosa que ela seja, pare a brincadeira na hora. Diga “não” e ignore o bichano. Dessa forma, ele vai entender que você não está se divertindo com aquilo e ele perdeu sua recompensa, no caso a brincadeira.
Passo 3: Não retire a mão durante a mordida do gato, permaneça imóvel
Ao receber uma mordida de gato, seja ela de forma inocente ou agressiva, o tutor costuma afastar a mão instintivamente. Porém, para aprender como fazer gato parar de morder, você terá que controlar esse instinto. Quando o bichano tenta morder e você afasta a mão dá a sensação para ele de que você é uma presa que está fugindo. Então, o pet vai gostar daquilo e ver tudo como uma brincadeira de “caça às mãos”. Por outro lado, se você mantiver sua mão imóvel quando ele começar a morder, o gatinho vai achar aquilo chato e logo vai parar.
Passo 4: A melhor forma de como fazer gato parar de morder é oferecendo brinquedos próprios para isso
Gatos são animais com instintos muito apurados. Um desses instintos é morder. A mordida de gato é natural para eles e não adianta tentar impedir esse comportamento de uma hora pra outra. Mas então, como fazer para gato parar de morder tudo e todos? Simples: redirecione as mordidas para outro objeto. Existem diversas opções de brinquedos para gato morder. Os mordedores servem exatamente para serem abocanhados pelos bichanos, com materiais resistentes e que não fazem mal ao animal. Ao disponibilizá-los, pode ter certeza que ele terá menos interesse em morder você ou os móveis da sua casa.
Sempre que vir o gato mordendo algo que não deve, faça todos os passos acima de como fazer o gato parar de morder e ofereça o brinquedo a ele. Fique um tempo ali, incentivando-o a usar. Toda vez que ele deixar de morder alguém e morder o brinquedinho, dê petiscos, elogie ou faça carinho. Com essa associação positiva, o pet verá que ganha muito mais se morder os brinquedos do que pessoas e outros objetos.
Redação: Maria Luísa Pimenta