O latido de cachorro é uma das principais formas de comunicação da espécie. Ele permite que os peludos expressem seus sentimentos e necessidades, seja para avisar sobre a chegada de visitas, barulhos suspeitos ou simplesmente para chamar atenção dos tutores. No entanto, algumas raças se destacam nos latidos e podem ser mais barulhentas. Se você está em busca de um companheiro que adora ‘conversar’ (ou se quer evitá-los), confira as 10 raças de cachorro que sempre têm algo a dizer.
1) Pinscher
Dono de uma personalidade fortíssima, o Pinscher é aquele cãozinho que sempre tem algo para falar. São destemidos, corajosos e valentes, mas também extremamente leais à família e possuem um forte instinto de proteção. Não é à toa que está entre as raças de cachorro mais protetoras que existem. Devido a essa natureza, o Pinscher está sempre em alerta e late bastante quando percebe qualquer movimentação ao redor ou se sente ameaçado. O latido de cachorro Pinscher costuma ser estridente e mais frequente.
2) Chihuahua
Você já ouviu falar que quanto menor o cão, mais barulhento ele é? Não dá para afirmar se isso é totalmente verdade, mas o Chihuahua, considerado o menor cachorro do mundo, não economiza no barulho. A qualquer sinal de ameaça ou movimentação incomum, eles tendem a latir para informar aos tutores que algo está acontecendo. Ou seja, os latidos de cachorro Chihuahua servem como alerta para os tutores, pois eles são cães destemidos e protetores que fazem de tudo para proteger a família.
3) Dachshund
Leal, corajoso e cheio de personalidade, o Dachshund é outra raça que se destaca quando o assunto são latidos. Isso porque eles têm um instinto protetor super desenvolvido, então estão sempre em alerta e de olho em tudo que está acontecendo ao redor. Para eles, a família é uma das coisas mais importantes que existem, então vão fazer de tudo para proteger a casa e aqueles que amam.
4) Schnauzer
O Schnauzer é com certeza uma das raças de cachorro mais barulhentas que existem, e isso não é à toa. A raça foi criada para proteger e vigiar o território, então se aproveitam da latida de cachorro para alertar sobre qualquer coisa que esteja acontecendo. A boa notícia é que o Schnauzer é um cãozinho muito inteligente, então esse comportamento pode ser controlado com adestramento, que preferencialmente deve começar nos primeiros meses de vida.
5) Yorkshire
Embora pequenos e fofos, o Yorkshire tem a personalidade forte e não economiza nos latidos. Eles são cães alegres e determinados. Apesar do senso de independência, costumam ser bastante protetores com a família. Então é muito comum você encontrar esse cachorro latindo para alertar os tutores.
6) Beagle
Considerada uma das raças de cachorro mais bagunceiras, o Beagle também é bem barulhento no dia a dia. São cães ativos, cheios de energia e que adoram estar na companhia do tutor. Então quando são ‘deixados’ de lado, podem expressar esse descontentamento pelo latido e até comportamentos destrutivos. Para evitar isso, é indicado manter o Beagle entretido e relaxado, com bastante passeios e brinquedos divertidos no dia a dia.
7) Lulu da Pomerânia
O Lulu da Pomerânia é uma das raças de cachorro pequeno que se destacam quando o assunto são os latidos. Eles são alegres, extrovertidos, carinhosos, mas também sabem ser teimosos. Não gostam de ser contrariados, e como são um pouco desconfiados, tendem a resistir à interação com pessoas e animais desconhecidos. Então eles encontraram nessa forma de comunicação um meio de se impor e proteger seu território.
8) Basset Hound
O Basset Hound carrega o título de uma das raças de cachorro mais preguiçosas que existem, mas eles também sabem ser bem barulhentos quando querem. Isso porque ele é um excelente cachorro farejador, então a qualquer sinal de um cheirinho interessante e diferente no ambiente, eles não hesitam em avisar os tutores com bastante latidos.
9) Bloodhound
Assim como o Basset Hound, o Bloodhound é um cão com uma excelente capacidade de farejar. Por isso, apesar de serem independentes e tranquilos, eles podem latir intensamente encontram algo que desperta interesse ou incômodo. Vale dizer que eles também eram muito usados como cães farejadores, então essa é uma herança da época em que esses peludos agiam como caçadores. Os latidos são usados como uma forma de alertar os tutores sobre algo que está acontecendo no ambiente.
10) Pastor Alemão
O Pastor Alemão é um cachorro dócil, leal, inteligente e super apegado aos tutores. Além disso, são cães territorialistas e protetores, e por isso são muito utilizados como cães de guarda. Por esse motivo, o Pastor Alemão nasceu com talento natural para proteger sua família, e usa a comunicação para afastar qualquer ameaça que coloque a vida de quem ele ama em risco. Isso porque ele tem aqueles latidos de cachorro bravo que deixa qualquer um amedrontado (até os latidos do filhote da raça são potentes e marcantes).