O sonho de todo pai de pet é que o filhote de cachorro pudesse ficar pequeno para sempre, sem nunca envelhecer. No entanto, não é isso que acontece. Os filhotinhos, na verdade, crescem muito mais rápido do que a gente gostaria e, quando a gente menos espera, eles já estão adultos, prontos para desbravar (ainda mais) o mundo.
Mas você sabia que o processo de amadurecimento de um cachorro filhote não é igual para todos os cãezinhos? Enquanto alguns atingem a maturidade antes mesmo de completar um ano de vida, outros se tornam adultos bem depois. Para entender como isso acontece, é só continuar a leitura!
Até quando um cachorro é considerado filhote?
O filhote de cachorro se torna adulto entre 10 e 24 meses de vida. Esse período varia de acordo com a raça e o porte do animal, sendo que um cachorro pequeno, como o Pinscher, costuma amadurecer mais rápido do que um cachorro grande, como o Pastor Alemão.
De uma maneira geral, a lógica é a seguinte:
- Cachorro pequeno: é considerado filhote até 10 a 12 meses;
- Cachorro médio: é considerado filhote até 12 a 15 meses;
- Cachorro grande: é considerado filhote até 16 a 24 meses.
Ao mesmo tempo, é importante ter em mente que algumas raças podem fugir dessa regra. Por isso, é fundamental que os filhotes de cachorro cresçam acompanhados por um médico veterinário de confiança. Isso vai ajudar a saber se o cãozinho está crescendo dentro do tempo esperado ou não.
As diferentes fases do desenvolvimento de um cachorro filhote
Filhotes de cachorros passam por diferentes estágios de desenvolvimento. Logo no primeiro mês, por exemplo, o cãozinho ainda é muito frágil e dependente dos cuidados da mãe. Ele leva pelo menos duas semanas para abrir os olhos pela primeira vez, e deve se alimentar exclusivamente do leite materno nos primeiros 30 dias de vida.
É por meio da amamentação que eles encontrarão o colostro, substância importante para aumentar a imunidade do cachorro filhote e mantê-lo protegido de problemas. Pouco depois, entre 30 e 45 dias, o cãozinho já pode começar a se alimentar com a papinha para, então, começar a dieta com alimentos sólidos (ou seja, a ração para filhote de cachorro).
Nos primeiros seis meses de vida, o comportamento do cãozinho é marcado por muita curiosidade e vários aprendizados. Depois de tomar todas as vacinas para cachorro obrigatórias, o pet está pronto para passear e socializar. Além disso, essa é uma ótima fase para apostar no adestramento de cães, treinando a obediência do seu amigo e melhorando a sua comunicação com ele.
Transição do filhote de cachorro para adulto é marcada por muitas mudanças
O que determina se um filhote de cachorro ainda é filhote ou não é, principalmente, o amadurecimento sexual do pet. Ou seja, se o cãozinho já está pronto para o cruzamento é porque ele está iniciando a vida adulta. Além disso, o desenvolvimento total do corpo também é um ponto importante: geralmente, o filhote de cachorro deixa de ser um filhote quando ele atinge a sua estatura final.
Como alguns cachorros amadurecem mais rápido do que outros, é a partir do sétimo mês de vida que já pode acontecer o primeiro cio, como é o caso de cadelas pequenas. No entanto, alguns cães demoram bem mais tempo do que isso, tendo o primeiro cio com quase dois anos de idade.
Outras mudanças também são observadas no comportamento do animal quando um cãozinho entra para a fase adulta. Enquanto um filhote de cachorro é super curioso, ativo e até um pouco levado, o cão adulto costuma ser um pouco mais tranquilo. Ele ainda vai ter energia de sobra para brincar e explorar o ambiente, mas geralmente tem um temperamento mais equilibrado.