O banho em cachorro é um dos cuidados básicos com a rotina dos nossos amigos peludos. Além de auxiliar na higiene destes animais, os banhos ajudam a manter os cães cheirosos e com uma aparência mais fresca. Por isso, é comum que muitos tutores se perguntem se, durante os dias mais quentes, o banho em cachorro diminui o calor e melhora a qualidade de vida dos dogs mesmo com as altas temperaturas do verão.
Se essa é uma dúvida sua, chegou a hora das respostas. O Patas da Casa te conta tudo sobre como dar banho em cachorro no calor e qual é a frequência certa de banhos durante a estação mais quente do ano. Vem com a gente!
Banho em cachorros pode ser frequente por causa do calor?
No verão, é comum ver um cachorro com calor e questionar se a quantidade de banhos deve mudar nessa época para amenizar isso. A resposta é não. Como as trocas de calor nestes animais acontecem principalmente por meio das almofadinhas das patas e da língua, não é necessário um banho em cachorro pra refrescar o calor, porque na prática não fará muita diferença para o pet.
Até existem animais que gostam de se molhar nos dias quentes, mas não necessariamente precisam de um banho com shampoo e sabonete por conta disso. Caso ele se molhe, não esqueça de secar muito bem o animal depois para evitar fungos em cachorro.
Diferente dos humanos, os cães não podem se banhar todos os dias, pois isso remove a oleosidade natural da pele e favorece problemas dermatológicos. Então, mesmo durante o verão, fica um lembrete: não se pode dar banho em cachorro diariamente. É necessário haver um intervalo de tempo entre um banho e outro para que a derme do seu pet continue protegida.
A frequência certa de banho em cachorro deve ser a cada 10 ou 15 dias para animais de pelo curto; e a cada 7 ou 10 dias para animais de pelo longo. Dependendo das características físicas e de saúde de cada pet, esse intervalo pode ser maior ou menor.
Como dar banho em cachorro no verão?
Para quem é pai de pet de primeira viagem, saber como dar banho em cachorro parece desafiador, mas não tem muito mistério. O primeiro passo é fazer uma associação positiva do momento com brinquedos, petiscos e muito carinho envolvido. Além disso, o tutor deve estar atento com os produtos usados, que devem ser específicos para pets. Existem vários tipos de shampoo para cachorro e sabonetes indicados para esses animais. Se estiver com dúvidas, basta pedir sugestões de um médico veterinário de confiança.
Quanto à temperatura da água, algumas pessoas se perguntam se é possível dar banho em cachorro em água fria no calor. No entanto, lembramos que a água gelada pode causar hipotermia e alterações bruscas na temperatura corporal do animal, por isso deve ser evitada. O ideal é optar por uma água morninha!
Após dar banho em cachorro, outro cuidado essencial é a secagem do peludo. Você pode fazer isso retirando o excesso de água com a toalha e depois usando um secador de cabelo sobre os pelos. O vento deve ser frio para não queimar a pele do animal.
Pode dar banho em filhote de cachorro?
Até mesmo os filhotes podem sofrer com as altas temperaturas do verão. No entanto, os banhos não são tão recomendados assim. Até pode dar banho em filhote de cachorro após três meses de vida, que é quando o organismo do animal, no geral, já está mais fortalecido. Antes disso, a pele ainda é muito sensível e corre o sério risco de o pet sofrer um choque térmico com o banho. Antes dos três meses, o mais recomendado é fazer a higiene do animal utilizando um lenço umedecido para cachorro.
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes