Chegar em casa e encontrar o xixi de cachorro espalhado pela sala está longe de ser uma situação agradável. Mas sabia que, além de tentar corrigir o comportamento do seu amigo, também é importante observar o aspecto da urina nessas horas? Acredite: o xixi de cachorro pode revelar muito mais sobre a saúde do seu cãozinho do que você imagina. Um cachorro com urina escura ou muito amarelada, por exemplo, requer atenção.
Para saber as principais curiosidades sobre a urina dos cães e aprender como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá e outros lugares da casa, o Patas da Casa preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Dá só uma olhada!
Como o xixi de cachorro é formado?
Na anatomia canina, o sistema urinário é formado por rins, bexiga, ureteres e uretra. Tudo começa pelos rins, órgãos localizados na região sublombar que têm a função de filtrar o sangue e eliminar resíduos nocivos ao organismo pela urina.
A urina de cachorro é composta de ureia, que nada mais é do que a degradação de substâncias como proteínas, nitrogênio, fósforo, amônio, creatinina e ácido úrico. Essas substâncias precisam ser eliminadas para manter o equilíbrio do corpo e preservar os demais órgãos e suas funções.
Os ureteres são os tubos que ligam os rins à bexiga e fazem o transporte do xixi. A bexiga é onde a urina fica armazenada até ser expelida. Já a uretra é o tubo por onde o xixi de cachorro passa na hora de ser eliminado.
Aprenda a identificar quando a urina de cachorro está saudável
O xixi de um cachorro saudável é aquele que não apresenta um odor forte e tem aspecto límpido. A urina deve ter uma coloração amarelo claro e não deve vir acompanhada de sangue nem outros sedimentos. Qualquer alteração mínima já requer certa atenção, pois pode indicar que o animal está com problemas de saúde.
Ao fazer xixi, cachorro pode recorrer aos tapetes higiênicos, jornais ou bandejas sanitárias. Na hora de fazer a limpeza do espaço, não deixe de verificar como está o aspecto da urina. Caso seu amigo seja do tipo que só faz as necessidades na rua, a sugestão é tentar ensiná-lo a usar o banheiro em casa de vez em quando. Assim é possível fazer um acompanhamento mais seguro, já que na rua nem sempre é possível observar esses detalhes com atenção.
Fazer o cachorro beber mais água é muito importante. Quando o animal não bebe água suficiente no dia a dia, são altas as chances de você ter um cachorro com urina muito amarela e forte odor. Nos casos mais “graves”, pode até indicar uma desidratação do animal.
Alterações no xixi de cachorro - seja na coloração ou no cheiro - precisam de atenção
A cor do xixi de cachorro pode indicar uma série de doenças e problemas de saúde. Por isso, sempre que for trocar os tapetes higiênicos, é bom dar uma conferida no aspecto do resíduo para ter certeza de que está tudo bem com o seu aumigo.
A urina do cachorro muito amarela normalmente está relacionada com a baixa ingestão de líquidos. No entanto, também pode indicar outras situações mais preocupantes, como desidratação ou infecção urinária. Nesse último caso, além da urina escura, é possível perceber um forte cheiro, cachorro fazendo xixi no lugar errado e dor ou dificuldade ao urinar. O cachorro com urina muito amarela também pode ser comum em cães que seguram o xixi por muito tempo.
Outras alterações que precisam de atenção são o xixi de cachorro laranja, rosa/vermelho, marrom ou com sangue. Cada um desses casos pode significar um problema diferente, por isso fique atento às possibilidades abaixo:
- Xixi de cachorro laranja: pode indicar problemas no fígado ou na vesícula biliar, alterações no sangue e desidratação extrema.
- Xixi de cachorro rosa ou vermelho: sugere a presença de doenças ou infecções no trato urinário, pedras na bexiga, hemorragias ou tumores.
- Xixi de cachorro marrom: indica graves problemas no organismo do animal, como alterações hepáticas e renais graves, infecções generalizadas ou destruição das hemácias. É necessário consultar um veterinário imediatamente.
- Xixi de cachorro com sangue: pode ser um indicativo de diferentes quadros, como cistite, tumores, intoxicação, problemas de coagulação, doença do carrapato, traumas e cálculo renal.
Também é necessário ter atenção com a formiga no xixi de cachorro. Esse geralmente é um forte indicativo de diabetes devido a presença de glicose na urina. Não é uma situação normal, e só ocorre quando há aumento da glicose no sangue. Isso chama a atenção das formigas, que se sentem instigadas pelo açúcar, e deve ligar o alerta do tutor.
Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo?
Diferente dos gatos, que usam a caixinha de areia para fazer suas necessidades fisiológicas por instinto, os cães precisam ser ensinados onde é o banheiro de cachorro. Sendo assim, cabe aos tutores direcionar qual é o espaço adequado para os pets se aliviarem. Isso exige um treinamento. Para te ajudar, é só seguir o passo a passo abaixo:
Passo 1: Escolha o local que vai ser o banheiro do cachorro. Ele deve ser distante de onde o animal dorme e come, e não pode ser muito barulhento para garantir a privacidade do pet.
Passo 2: Determine o material que será usado para recolher o xixi de cachorro. O tapete higiênico lavável ou descartável é o mais indicado, mas as bandejas sanitárias (semelhantes à caixa de areia) também são boas opções. Os jornais não são aconselháveis porque podem causar alergias e sujeiras.
Passo 3: Estabeleça uma rotina para o pet e observe os horários que ele sente vontade de fazer xixi. Cachorro quando está “apertado” para ir ao banheiro começa a farejar o local, anda em círculos e mostra muita inquietação.
Passo 4: Crie um comando para a ação - como “banheiro” - e direcione o animal para o lugar certo nessas horas. Sempre que ele acertar o comando, recompense-o com petiscos, carinhos e elogios.
Passo 5: Caso o cão não acerte, não o castigue, mas alerte de forma amigável sobre o seu erro, apontando onde é o banheiro certo. Além disso, é importante saber como limpar xixi de cachorro, pois o cheiro impregnado no local pode fazer com que ele repita o comportamento “errado”.
Vale destacar que todo o processo é muito mais fácil se o cão aprender ainda filhote. Porém, nada impede que o tutor aprenda como ensinar um cachorro adulto ou idoso a fazer as necessidades no lugar certo.
O que significa o xixi de cachorro no lugar errado?
Quando o cachorro faz xixi no lugar errado pode ser sinal de diferentes situações. Às vezes é uma tentativa de marcação de território, principalmente se ele convive com outros cães. Também pode ser um caso de ansiedade de separação, problemas de saúde ou simplesmente a necessidade de chamar a atenção. Há casos em que o treinamento não foi bem sucedido por algum motivo, e é necessário repetir todo o processo de adestramento de cães.
Dependendo do animal, o cachorro urina ao ver o dono porque fica muito excitado - e outras situações igualmente excitantes também podem fazê-lo fazer um pouco de xixi “fora do lugar”. É sempre bom avaliar o comportamento do animal como um todo, condições de saúde e idade dele, que é outro fator que costuma influenciar nisso. Cachorros idosos, por exemplo, podem sofrer com incontinência urinária e perdem o controle da bexiga com frequência.
Como tirar cheiro de xixi de cachorro de casa?
Muitas pessoas se perguntam como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente onde vivem, já que esse pode ser um cheiro bem forte e desagradável. Hoje, existem produtos que são específicos para isso e que podem ser encontrados com facilidade no mercado pet. É o caso do desinfetante para cachorro. Porém, lembramos que é fundamental ficar atento aos componentes presentes, pois alguns podem ser prejudiciais para pets e outros - como o cloro ou lixívia - chamam a atenção do animal para fazer xixi em lugares inapropriados.
Outra possibilidade é fazer uma mistura caseira para eliminar o cheiro de urina de cachorro. Você vai precisar de: 1 litro de água, ½ copo de vinagre branco de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, ¼ de copo de álcool e 1 colher de sopa de amaciante para roupas. Basta misturar tudo muito bem, colocar a solução em um borrifador e aplicar no local onde o cachorro fez xixi.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes