Lidar com um cachorro ciumento nunca é fácil. O pet que sente ciúmes do dono pode apresentar comportamentos que atrapalham a convivência. Normalmente, a causa do cachorro com ciúmes é alguma mudança na rotina, como novos animais e pessoas dentro de casa. Por isso, não é tão incomum que os cães fiquem um pouco enciumados com a presença de crianças recém chegadas. Mas como acabar com ciúmes de cachorro?
O Patas da Casa conversou com a médica veterinária e comportamentalista Renata Bloomfield. Ela explicou o que pode levar ao ciúmes em cães, como reconhecer se o pet está enciumado ou fazendo um papel de guarda da criança e o que fazer para contornar esse problema. Confira a matéria a seguir e entenda de uma vez por todas como lidar com o cachorro com ciúmes de crianças!
Cachorro ciumento: por que alguns cães sentem ciúmes de bebês ou crianças em casa?
Para saber como acabar com ciúmes de cachorro com bebês e crianças, o primeiro passo é entender o que está levando o pet a ter esse comportamento. Na maioria das vezes, os cães recebem bem a chegada de bebês e crianças, mas em determinadas situações o animal pode estranhar a nova dinâmica da casa. "Tem cães que têm uma rotina até a chegada do bebê e, quando essa criança chega em casa, a rotina muda de repente. Por exemplo: o animal não entra mais no cômodo, não passeia mais, não participa mais do dia a dia da família…", explica a veterinária Renata Bloomfield. Ela ressalta que, muitas vezes, achamos que temos um cachorro ciumento e possessivo, mas na verdade ele apenas está curioso por não ter muito acesso ao bebê. Nesse caso, o cão sabe que tem um ser novo dentro de casa que ele desconhece e apenas quer conhecê-lo.
Como reconhecer um cachorro com ciúmes?
É muito importante ficar atento ao comportamento do pet para saber o que realmente está se passando com ele. Renata explica que o primeiro ponto a se observar é se o animal está com ciúmes ou se ele está fazendo a guarda do bebê. Os dois casos merecem atenção. "Se você vê que o cachorro não deixa as pessoas ou outros animais chegarem perto do bebê, isso pode ser um problema, mas não necessariamente ciúmes", afirma. Um cachorro ciumento pode ter diferentes tipos de comportamento. Alguns ficam mais barulhentos e começam a latir, choramingar e até mesmo a rosnar para o dono como uma tentativa de chamar atenção. Já outros podem se tornar mais agressivos.
Veterinária dá dicas de como lidar com cachorro com ciúmes de bebê. Veja o vídeo!
Faça uma apresentação segura entre o pet e o recém-nascido
Acredita-se que o cachorro sente a gravidez da dona antes mesmo da própria observar os primeiros sinais por conta da liberação de hormônios. A chegada de um bebê, no entanto, precisa de uma adaptação quando se tem pets em casa. Os tutores podem, por exemplo, incluir o cachorro nos preparativos da chegada do bebê, como ter acesso ao quarto e já sentir o cheiro das roupas. "Tem que fazer com que o animal se sinta parte da mudança, e não simplesmente falar que ele não pode mais entrar naquele cômodo", esclarece Renata.
O manejo correto na hora de apresentar o cachorro ao bebê vai fazer toda a diferença. O olfato canino é o instrumento que os cães usam para conhecer outras pessoas e animais. Por isso, o tutor pode permitir que o animal cheire o bebê aos poucos, sempre com supervisão.
Como acabar com o ciúmes e fazer o cão se acostumar com bebês e crianças em casa?
Se você planeja ter um bebê um dia, pode começar esse processo de acostumar o cachorro com crianças desde a adoção do pet. "Ensinar os comandos básicos a ele e levá-lo para parquinhos que tenham crianças", recomenda Renata. Dessa forma, você acostuma o animal ao barulho de crianças e a chegada do bebê não vai ser uma mudança tão brusca. Veja alguns cuidados importantes:
- Não isolar o animal
- Garantir que não faltem tenha brinquedos interativos para o cachorro em casa
- Guardar um tempo do dia para ficar com o pet (inclusive perto da criança)
- Permitir que o animal cheire os itens do bebê antes da sua chegada
- Não repreender o animal de forma agressiva.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes