Já reparou que o rabo de cachorro pode se movimentar de acordo com o humor dele? Se ele estiver muito feliz e animado, por exemplo, pode ficar com o rabinho abanando. Já se estiver furioso, o rabo costuma ficar rígido. Mas e quando vemos um cachorro com rabo entre as pernas, o que será que isso significa na linguagem dos cães? A dúvida é bastante comum entre os cachorreiros, e a verdade é que, nesse caso, o rabo de cachorro pode expressar várias situações diferentes. Dá só uma olhada no que o Patas da Casa descobriu!
Entenda o que quer dizer o cachorro com rabo entre as pernas
O cachorro com rabo para baixo sempre deixa os tutores intrigados - até porque o mais comum é ver o animal animado com o rabinho mexendo de um lado para o outro. Então, o que o comportamento representa? O cachorro com rabo entre as pernas geralmente está incomodado com alguma coisa. Ele pode estar se sentindo inseguro e com medo, mas também pode adotar a postura quando leva uma bronca.
No primeiro caso, a atitude costuma aparecer em circunstâncias assustadoras para o pet: se você tem um cachorro com medo de fogos , deve notar o rabinho baixo nas festas de fim de ano. Já se o seu cachorro tem medo de chuva, o rabo entre as pernas é comum durante as trovoadas.
Já no segundo caso, não tem necessariamente a ver com uma sensação de culpa, mas sim com o cachorro entender que fez algo de errado e foi chamado a atenção por isso. Nesse sentido, a linguagem canina é marcada pelo famoso olhar de cão arrependido, postura cabisbaixa e o cachorro com rabo baixo.
Outras possibilidades para o cachorro com o rabo entre as pernas são fome, tristeza ou até uma lesão na região da cauda. Se for algum desses cenários, é importante observar se há outros sinais que indicam a necessidade de levar o cachorrinho para uma consulta veterinária. A depressão em cachorro é algo que pode começar de forma silenciosa, mas precisa de atenção, assim como um rabo quebrado.
Rabo de cachorro quebrado: como identificar?
A cauda é a extensão da coluna vertebral dos cães. Por isso, é uma região bem sensível que, se for quebrada, precisa de muita atenção. Para começar, um dos principais indícios de que o seu cãozinho quebrou o rabo é que ele não consegue mais ficar apontado para cima como antes. Ou seja, vira um cachorro com rabo para baixo em tempo integral, como se a cauda não pudesse fazer mais nenhum outro movimento.
Além disso, vale observar o comportamento geral do animal. Se ele era ativo e se tornou mais apático é porque tem algo de errado. Se for um problema específico na cauda, preste atenção se o cachorro demonstra algum tipo de dor ou desconforto no local. Ao levá-lo ao veterinário, o profissional deve solicitar um exame de raio-x e indicar o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de talas e gesso.
Movimento do rabo de cachorro pode indicar diferentes sentimentos
Para o cachorro, rabo é uma das suas principais formas de comunicação. O movimento que ele realiza com a cauda expressa desde sentimentos positivos, como euforia e animação, até sentimentos negativos, como medo ou agressividade. No entanto, assim como outras formas de linguagem corporal canina, é importante ficar atento na postura do animal como um todo para saber exatamente o que o seu amigão quer dizer com determinado comportamento. Por isso, além do rabo de cachorro, sempre preste atenção também ao movimento das orelhas, olhar, vocalização e postura do pet.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes